1.º Ciclo

Como te sentes hoje?

Alegre 

    

            Triste 


                        Calmo/a


                                       Com medo


                                                Zangado/a

        

As nossas emoções aparecem ao longo do dia, tanto as emoções agradáveis como a alegria e a calma, como as mais desagradáveis como a tristeza, a raiva ou a angústia. Isto faz de nos seres humanos e permite a socialização. 





A inteligência emocional é a capacidade de perceber e  reconhecer as nossas emoções e a dos outros e de gerirmos estas emoções de forma a adaptarmos as nossas respostas.  

Permite-nos usar as nossas emoções de forma mais eficiente, que por sua vez nos ajuda a desfrutar de uma melhor saúde mental e a adaptarmo-nos melhor às exigências do nosso meio. 


Quer isto dizer que para sermos saudáveis e felizes temos de estar sempre positivos? Claro que não!!
Na nossa vida há sorrisos mas também há lágrimas, por vezes muito amargas. E as emoções desagradáveis (tristeza, medo, raiva, frustração, ...) são tão importantes como as que nos fazem sentir bem e são imprescindíveis para a nossa sobrevivência.

 
Basta pensarmos em situações do nosso dia-a-dia: se alguém não quer estar ou brincar comigo certamente vou ficar triste..., 😞se sou acusado de algo que não fiz sinto-me injustiçado/a e até com raiva, ...😡 se sei que vou ter uma festa no fim de semana que há muito anseio vou ficar feliz...😍 Ora todas estas emoções são importantes para o nosso quotidiano! 💓





Para se chegar à tão ansiada e esperada capacidade de gerir as emoções (que na verdade é o que muitas vezes queremos que as nossas crianças sejam capazes de fazer) é necessário trabalhar a capacidade de reconhecimento das emoções, das nossas e dos outros, para que depois consigamos adequar as nossas respostas a casa situação. 


Reconhecer as nossas emoções e as dos outros começa por sabermos que emoções existem, perceber que em situações diferentes sinto emoções diversas e que reações o meu corpo me transmite (choro quando estou triste, sinto as mãos a tremer quando estou nervoso/a, o corpo tenso quando estou zangado/a). 



Jogo do Monstro das Cores 🌈


O jogo de hoje permite falarem sobre as emoções, porque facilita o conhecimento e reconhecimento delas. Com ou sem dado, saltando casas ou respondendo a uma todos os dias: divirtam-se, partilhem o que sentem e que estratégias usam no vosso dia-a-dia. 







Por vezes, encontrar estratégias para nos tranquilizarmos é o mais difícil e o que resulta com algumas crianças mão significa que resulta com todas, mas é importante que tenham alternativas. 

💛💜💛💜


Exercícios de respiração                     Dar uma corrida                         Falar sobre o que sente

      Ouvir música                 Desenhar                            Pintar                Sair do espaço onde está

                        Caminhar                                        Recorrer a plasticina ou bolas de esponja 






COMO TE SENTES HOJE?
😀😂😍😏😒😊😉😄




E assim chega ao fim mais um período letivo... 

É tempo de descansar, de refletir e de aproveitar as férias (e que bem vai saber ficar mais alguns dias em casa)!!

E porque a quadra pede, hoje queremos escrever e falar sobre o Natal e sobre esta época tão especial para alguns e menos para outros que a sentem de modo diferente...


O Natal é celebrado por muitas famílias de modo distinto, consoante as crenças e a religião é vivido através de costumes e tradições familiares que passam de geração em geração. Por um lado vivemos a alegria da época, por outro, o frenesim da compra dos presentes e a azafama da preparação da ceia...
Somos bombardeados com o consumismo e excessivo desperdício e cada vez mais importa lembrar o verdadeiro espírito natalício. 

É tempo de PARTILHA, de UNIÃO, de ALEGRIA, de AMOR e de MAGIA...
É isso que queremos realçar..


Porque o melhor da vida não se compra.. 
O melhor da vida é a presença que podemos dar uns aos outros!



Gastamos demasiado tempo em compras e em preparações, não esquecendo o dinheiro que se investe nesta época! Será que podemos fazer um sorteio na família e dar apenas uma prenda a cada um? 😀
E na preparação do jantar e almoço de Natal? Será que podemos convidar os mais novos para a cozinha e cozinharmos memórias futuras? É tempo da Família, da presença e da partilha.
É sempre tempo de iniciar novas tradições, mais tranquilas, divertidas e igualmente mágicas!🎄

Outras sugestão é a escrita duma carta...
Uma carta que em conjunto podem podem escrever à família alargada e aos amigos, com o intuito de promover relações positivas, experiências e novas memórias. Uma carta onde dizem o quanto as pessoas são importantes para vós, o que mais gostam nelas, e na qual lembram momentos divertidos que já passaram juntos.😜 Uma carta que é única em cada família...💓 No fim, podem terminar com uma sugestão de encontro ou atividade entre todos (com as devidas precauções - claro está! - a que a pandemia ainda nos obriga). Pois o nosso tempo é o melhor presente que podemos dar a alguém... 
🎄
O Amigo Secreto Natalício também pode ser uma boa forma de reduzir os presentes e de dar umas boas gargalhadas😄 A sugestão é criar o amigo secreto natalício entre os membros da família pequena ou alargada. Já é uma prática cada vez mais recorrente no contexto laboral, entre colegas de trabalho, porque não experimentarmos adotar em família? O conceito seria cada pessoa, à sorte, retiraria o nome de outro membro a quem teria de dar um presente.🎄Resultaria que cada pessoa receba apensas um presente mas também oferece apenas um. Para o sorteio pode ser definido um valor próximo e até se pode criar uma lista de desejos do que cada um gostaria de receber.🎅 Mais fácil de acertar, certo😉?
Para isto pode-se recorrer ao tradicional sorteio com papéis com o nome da cada elemento da família ou recorrer-se a sites ou aplicações para o fazer. 
Experimentem! 
Vão ver que no próximo ano ninguém vai querer outra coisa 😅



O Calendário da Família permite ter um dia diferente até ao início das aulas. Permite passar tempo de qualidade em família, criar memórias divertirem-se juntos! 😍Este calendário faz sentido ser feito e usado nesta época, mas também ao longo do ano. Pois, são dicas, atividades e ideias que deverias por em prática sempre. Criem o vosso Calendário da Família ⛄🎄 

 


Para a animação, lembrem-se de ouvir uma boa música de Natal🎶a vossa música de Natal 
As boas memórias associam-se ao que guardamos nos nossos sentidos, sejam cheiros, sons ou sabores...

Ao som da música EMBRULHEM A FAMÍLIA NUM GRANDE ABRAÇO 💓

SEJAM PRESENTES

FESTAFELIZES!

A equipa do Serviço de Psicologia e Orientação


Algumas sugestões do calendário da Família foram retiradas do Projeto Adélia, da CPCJ https://www.cnpdpcj.gov.pt/adelia-apoio-a-parentalidade-positiva





Afinal a tecnologia é boa ou má?

A tecnologia é usada por todos nós todos os dias. Esta publicação, por exemplo, certamente estará a ler através de um computador, tablet ou telemóvel. É inevitável o seu uso, quer seja profissionalmente ou para lazer. 

A verdade é que a tecnologia veio para ficar! É claro o avanço tecnológico a que temos assistido nos últimos anos e a prova disso é compararmos o acesso a conteúdos que os nosso/as alunos/as têm ao dispor e aqueles que os seus pais e mães tiveram. Hoje, as crianças são cada vez mais cedo expostas à tecnologia e parece ser um tema que preocupa a sociedade.  



Estudos sobre o acesso e o uso da internet em todo o mundo e, em particular, em Portugal, indicam que há um aumento exponencial do acesso e uso a toda a tecnologia que permite estar online e viver as mais variadas experiências virtuais, umas mais licitas que outras, sobretudo para as crianças e jovens. 



No entanto, não nos podemos esquecer das potencialidade e oportunidades que o uso da tecnologia nos proporciona. Permitiu investigações importantes em várias áreas, permite que em segundos consigamos esclarecer uma dúvida, contactar alguém que está a kms de nós, permite aprender e ensinar. 


O meu filho passa muitas horas a jogar.. Estará dependente?

Esta questão não é simples de responder. É necessário ter em conta o número de horas que está definido a criança jogar, que alternativas tem em vez do jogo online, e, sobretudo se não altera o dia-a-dia e funcionalidade daquela criança. A questão da dependência não passa necessariamente pelo tempo em demasiada, mas sim pelas atividades que são deixadas de lado para estar online como por exemplo socializar, fazer as refeições, dormir, entre outras. 

Assim, é importante estar alerta para o rendimento escolar, para alterações do sono, da alimentação e da socialização, isto é, estarmos atentos e atentas ao desempenho e interesse pela escola,  se prefere jogar em vez de dormir, se salta refeições ou come snacks em frente aos ecrãs, se começa a preferir jogar do que estar com os amigos. 


Há quem defina regras de utilização das tecnologias de acordo com a idade. Por exemplo que a televisão só deve ser introduzida aos 3 anos; os jogos offline (por exemplo PlayStation) aos 6 anos; a Internet a partir dos 9 anos; e as redes sociais aos 12 anos, com vigilância parental (Tisseron, 2013)



Mas porque é que as tecnologias são tao atrativas? 

Pense nas tecnologias como um saco de gomas. Mas um saco de gomas que temos no bolso e que nunca se esgota. Posso comer, comer e voltar a comer mas o saco continua sempre cheio... 

As tecnologias estão ao nosso dispor e o acesso a conteúdos parece interminável. Hoje, as crianças nascem rodeadas de tecnologia e utilizam-na, diariamente, acedendo ao mundo com a ponta dos dedos.

 



Mas se por um lado as tecnologias são uma janela de oportunidades, por outro expõem crianças e famílias a uma multiplicidade de riscos. Para o uso saudável das tecnologias criámos uma lista de sugestões que poderão ajudar as famílias a moderar e adequar o seu uso:

📱 Estabeleça uma rotina. Se criamos uma rotina para tudo na nossa vida porque não incluir as tecnologias no nosso plano semanal. Em conjunto com o/a seu/sua filho/a defina o tempo que pode passar a jogar ou ver vídeos e em que momentos é oportuno isso acontecer. Evite as tecnologias antes de deitar: estudos mostram que devem ser evitadas 2 a 3 horas antes da hora de deitar,  a fim de proporcionar um sono mais tranquilo e recuperador. 


💻 Negoceie. A escola permite a socialização mas também permite que cheguem a casa e queiram o jogo ou dispositivo que o seu melhor amigo ou amiga tem. Se posso oferecer posso também negociar. Posso acordar que só receberá no aniversário, no Natal ou outra data importante ou festiva; posso acordar o tempo que vai passar em frente ao ecrã; o que terá de cumprir para o conseguir. 


🎮 Jogue primeiro. Como posso saber se um jogo, vídeo ou atividade é adequada para o meu/minha filho/a? Pois, é simples! Quando era mais pequeno provava sempre a sopa para ver se estava quente antes de a dar, certo? E verificava todos os materiais ou locais para saber se eram perigosos ou não, certo? Então experimente jogar primeiro para saber se está adequado à idade  e/ou desenvolvimento do/a seu/sua filho/a e, mais  ainda, se aquele tipo de conteúdo faz sentido para vocês enquanto família.

 

📹 Assistam em família. Se o/a seu/sua filho/a tem interesse em algum jogo, vídeo ou desenho animado pode assistir com ele/a ou assistir em família. Rapidamente e instintivamente dizemos que não gostamos ou só vês tolices. No entanto, também nós adultos obrigamo-los a assistirem a algo que não é do seu interesse. 


🎲 Convide amigos/as. Grande parte dos jogos ou vídeos são partilhados pelos/as amigos/as com quem convivem diariamente. Em alternativa à distância permita que a criança convide o/a amigo/a para sua casa para passarem o dia/tarde a jogarem ou a verem os vídeos que tanto gostam. Neste contexto, a socialização é promovida! E quem sabe não os consegue convencer a participarem num jogo de tabuleiro ou a brincarem na rua antes das tecnologias (negociar, negociar...). 


📺 Fale sobre as tecnologias. Oferecemos o acesso às tecnologias e permitimos que as usem mas na maioria das vezes não falamos sobre isso. É importante definir, por exemplo, a função de determinado dispositivo, o número de horas de acesso, os perigos e as vantagens da sua utilização. Como pontapé de saída para a conversa sobre as tecnologias, criámos um baralho uma conversa sobre as tecnologias para jogarem em família: https://wordwall.net/pt/resource/24547174. Sugerimos, também, dois filmes que nos parecem bastante atrativos e que retratam o uso das tecnologias: pode ser um bom programa de fim-de-semana em família. 

 Big Hero 6 e Ralph vs Internet 

(imagens retiradas de https://cinecartaz.publico.pt/)


A tecnologia é uma coisa boa, 
Nós é que temos de fazer uma gestão saudável do seu uso. 



(Jogo do wordwall criado com base no "Jogo Missão 2050: Promoção do Uso Saudável das Tecnologias" da IDEIAS COM HISTÓRIA).


📱💻🤙🖁



Melhora a tua Atenção


Começámos as aulas há uma semana... Mas será que já todos estamos envolvidos na rotina? 


Quem ainda pensa nos mergulhos na praia ou na piscina? 💦    Ou nos passeios que deram durante as férias? 🚗🌍    Ou no tempo que passaram com a família a brincar horas e horas seguidas? 👧👦👧👦   Ou até, naqueles momentos que estávamos aborrecidos já sem ideias do que fazer? 😔😕😅



Quem ainda está muitas vezes... No mundo da Lua?



Apesar de termos retomado a escola há uma semana, 

é preciso algum tempo até reorganizarmos o nosso cérebro 

e o nosso corpo para se adaptar à nova rotina. 

Acontece, por vezes, estarmos no Mundo da lua e ouvirmos

o/a Professo/a a chamar pelo nosso nome 

para que estejamos atentos/as. 



Mas o que é isso da atenção?


A atenção é a nossa capacidade para selecionarmos e nos focarmos em determinada coisa, ideia ou tarefa enquanto ignoramos outras que são distrações. 


É como se fosse uma lupa que escolhe o que de mais importante e relevante está a acontecer à nossa volta. Por exemplo, a nossa atenção permite-nos ouvir o que o/a Professor/a explica em vez de escutar os meus colegas da mesa de trás que estão a conversar, ou permite que faça uma ficha em vez de me distrair com os colegas que lá foram jogam à bola. 



Mas isto nem sempre é fácil, pois não?




 Há uma boa notícia: 


🚨 A atenção também se treina! 🚨




E porque é que é importante treinar a atenção?

Porque quando nos conseguimos concentrar somos mais felizes! Conseguimos controlar melhor o nosso comportamento e aprendemos de forma mais positiva!





Se conseguirmos treinar a nossa atenção um bocadinho todos os dias, ela vai ficando cada vez melhor e mais focada. É importante este treino para que, sozinho/a, consigas melhorar o teu foco e atenção e, em momentos em que é necessário, realizes com sucesso aquilo que é proposto. 
A isto chama-se Autocontrolo, ou seja, conseguirmos controlar a nossa atenção e o nosso comportamento. 

Ficarás um ÁS da ATENÇÃO!





Dicas: 

  • Pensa numa atividade de que gostes. Pode ser por exemplo um labirinto, um jogo de diferenças, a tabuada ou até colorir um desenho. Usa um relógio, cronometro ou ampulheta para contares o tempo que demoras a realizá-la. O objetivo é que consigas realizar a tarefa bem e com atenção e que, ao longo dos dias, diminuas o tempo que demoras.

  • Tens um baralho de cartas?  Podes ir buscá-lo, pode ser Uno ou então um dos mais comuns. Durante um minuto vai virando as cartas e diz o número/símbolo do máximo de cartas que conseguires. Para aumentar o desafio podes dizer o número e a cor. No final conta o número de cartas que conseguiste virar. 


  • Faz um registo. No final do teu dia regista qual ou quais os momentos em que sentiste que estiveste mais desatento/a ou desinteressado/a. Isto vais ajudar-te a seres mais consciente do teu comportamento e até, poderes arranjar estratégias para que isso não aconteça.


  • Escolhe uma música que gostes. Ouve com muita atenção as palavras da letra e, no final escreve por exemplo quantos adjetivos, verbos e nomes ouviste. Ou que palavras começavam pela letra A, M ou P. Quanto mais treinares, mais palavras ouvirás.  


  • Inspira e Expira. Podes fazer, treinar e treinar exercícios que promovam a atenção que dás à tua respiração. Certamente já os fizeste em diferentes contextos, como na escola por exemplo. Em momentos de mais desatenção podes sempre recorrer a esses exercícios para conseguires voltar a focar-te. É fácil: inspira e expira profundamente como se cheirasses uma flor e depois apagasses uma vela. 

  • Pensamento positivo. Por vezes, quanto mais pensamos em estar atentos/as e concentrados/as, quanto mais nos preocupamos menos concentrados/as estamos. Escolhe uma frase que gostes e que digas a ti próprio/a sempre que estiveres distraído/a, com o tempo começas a habituar-te. Por exemplo: Em vez de falar com o Francisco, vou é ler o que o Professor/a pediu; Apesar de estar do lado da janela, vou olhar e escutar o/a Professor/a; Foca-te, tu consegues!. 



Desafia-te! 

Vai aumentando a dificuldade das tarefas! 
Tenta ser sempre melhor do que no dia anterior!


Há, ainda, algumas coisas que podes fazer para potenciar a tua atenção. Para isso tens de te lembrar que há coisas do nosso dia-a-dia importantes como:


🍛 Alimentação - é importante manteres uma alimentação saudável e equilibrada. Se estiveres muito tempo sem comer o cansaço aumenta e a resistência diminui e, por isso, a tua atenção e concentração diminuiu. 

😴 Hábitos de Sono - Deves dormir pelo menos 8 horas por noite, para estares cheio/a de força e energia. É importante manteres uma rotina de sono, isto é deitares-te e levantares-te sempre à mesma hora.

🏃 Atividade Física - Ter uma atividade física também é importante. Pode ser um desporto (o que mais gostares) ou andar a pé ou de bicicleta. 

📚T.PC. / Estudo - Para realizares os trabalhos de casa também é importante escolheres bem o local. Escolhe um sítio com uma cadeira confortável, bem iluminado, com pouco barulho, e leva para a secretária tudo aquilo que necessitas para que não tenhas de te levantar. 

📏Tarefas - Há algumas tarefas que podes realizar de forma autónoma e que ajudam a melhorar o foco e a atenção. Por exemplo: sopa de letras, palavras cruzadas, descobrir diferenças, sudoku, labirintos, e tantos outros. 



Pede ajuda aos teus pais e/ ou Professor/a. 
Lembra-te que podes SEMPRE contar com eles. 

Partilha estas dicas com os teus colegas e...

...muito importante: DIVERTE-TE!!!





💛💚💜💙💚💛



O que mais gostas em ti? 

                Que qualidades tens? 

                                O que te torna único e especial? 


Se para nós adultos são questões difíceis de responder, as crianças quando questionadas tendem a responder coisas que gostam de fazer, a encolher os ombros ou, até em alguns casos, dizer não sei.

Para as crianças, por vezes, é difícil encontrar qualidades que veem em si enquanto pessoa e no relacionamento com os outros, definirem algo em que são bons ou elogiarem-se. Esta reflexão leva-nos ao conceito de autoestima e, por isso, hoje dedicamos o blogue (de forma descomplicada) a esse tema. Uma autoestima saudável contribui para o sucesso na aprendizagem, permite enfrentar e lidar com situações e resolver problemas, fundamenta a responsabilidade da criança, promove a responsabilidade e possibilita relacionamentos sociais positivos (Alcántara, 2000).


A autoestima é uma atitude sobre o eu e está relacionada com as crenças pessoais sobre competências, habilidades, relações sociais, e os resultados futuros (Heatherton & Wyland, 2003).


Muitos autores acreditam que a autoestima não é inata e, por isso, pode e deve ser trabalhada e incentivada. A autoestima pode ser afetada quando passamos de uma fase da vida para outra e as mudanças físicas, emocionais e mentais da infância e adolescência podem, muitas vezes, anunciar um período de grande incerteza e vulnerabilidade. 


Assim, hoje trazemos-vos 4 atividades que contribuem para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, competências-chave para o desenvolvimento e melhoria do autoconhecimento e regulação emocional, essenciais para a promoção de competências socioemoionais, e melhorias a longo prazo a nível pessoal e social. 
 

Mas antes, queremos fazer queremos distinguir dois conceitos que, por vezes, geram confusão: 

Autoconfiança 
reflete a minha capacidade de fazer bem alguma coisa (domínio FAZER)


Autoestima
reflete o sentimento que tenho pela pessoa que sou (domínio do SER). 

👇👇👇

A criança pode ter elevada autoconfiança em andar de bicicleta, mas ter uma baixa autoestima que faz com que, por exemplo, queira desistir de andar de bicicleta se cair em frente aos amigos. 



Sabes qual é a pessoa que deves tratar melhor? És tu!!


 CARTA PARA TI 
1. Escreve uma carta para ti, onde escreves porque gostas de ti, o que te caracteriza e porque és tão especial. 
2. Junta um desenho poderoso que representa como te vês ou como alguém de quem gostes muito te vê. 
3. Guarda a carta e sempre que estiveres triste ou desanimado lê-a. Certamente vais sentir-te melhor. Claro que sempre que te apetecer podes ler a tua carta! 




Dica extra: Podes pedir aos teus pais que coloquem a carta no correio, para que a recebas meses mais tarde. Vais adorar recebê-la!


SOU O MEU MAIOR FÃ

1. Tu és a pessoa que mais força e apoio te pode dar. Quando te elogias, esse elogio é 100 vezes mais poderoso do que quando vindo de alguém. Durante 15 dias faz dois elogios sinceros a ti próprio todos os dias. 
2. Cada dia desenha uma estrela e pinta-a. Coloca num sítio especial para ti: pode ser no teu caderno, num mural no teu quarto ou no teu diário. 
3. Para te habituares aqui ficam sugestões:




O QUE FALHAR ME PODE ENSINAR

1. Perante uma situação em que tenhas falhado, errado ou não tenhas conseguido fazer qualquer coisa, descreve o que aprendeste, o que farias de forma diferente e como podes transformar o que aconteceu numa experiência positiva. 





Dica Extra: Podes utilizar esta técnica quando o resultado é negativo, mas também quando é positivo. 



EU SOU SUPER

1. Todos os dias, durante 2 minutos, tu és super!! Coloca-te na posição de super-herói (como na imagem) e respira profundamente. 
2. Aumenta o tempo para 3 minutos após a primeira semana. 


Quando mudamos a postura, mudamos a forma como pensamos e sentimos. Usa esta técnica antes da escola ou antes de desafios para ganhares foco e confiança.





Publicação com base no Livro "Eu sou Super: Pequenos Exercícios para uma grande Autoestima" de Joana Laranjeiro



❤❤❤❤











Como enfrentar o medo  - Imitando o Senhor dos Macacos

De pé, com as pernas afastadas, gira o pé direito para fora e dobra o joelho; levanta os braços e, dobrando os cotovelos, junta as mãos acima da cabeça. 

Esta é a posição de Humanuman, o Senhor dos Macacos, personificação da sabedoria e da força, famosa pelo seu inabalável empenho em terminar os deveres que lhe são atribuídos!! 

Conta-se a este respeito que um dia lhe foi pedido que procurasse uma erva medicinal no cimo de uma montanha. Como não conseguia encontrá-la e a noite se aproximava, pegou na montanha e levou-a para casa. 

Fica na posição de Humanuman e vira a tua atenção para dentro. Não te deixes distrair, mesmo que a montanha que carregas pese como chumbo ou a noite caia ou uma batalhe estale junto ao teu pé direito. Permanece concentrado na tua respiração, calma e tranquila, sem que nada consiga perturbar-te: nem o teu programa preferido na televisão, nem o cheirinho delicioso da tarte de maçã que está no forno nem os gritos de entusiamos dos teus amigos a jogar à bola no pátio. Após vinte longas respirações, terás produzido uma boa dose de determinação, portanto podes sair da posição e ir fazer os trabalhos de casa.


A História do Alberto e do carteiro da página 87


Aos pais: 

O medo é uma emoção normal e natural, no entanto é muitas vezes identificada como uma emoção desagradável. A verdade é que o medo tem uma função muito importante no nosso dia-a-dia: o medo protege-nos e mantém-nos alerta. 
É importante que os pais saibam que alguns medos são normais, passageiros e, por norma, não representam um problema maior sobretudo em crianças mais pequenas que não distinguem com clareza a fantasia da realidade e para elas o monstro que temem é real. 

Comece por perceber o porquê de não querer fazer os trabalhos de casa (ou outro medo que demonstre), dê espaço à criança para explicar aquilo que sente sem exacerbar ou diminuir a gravidade do que está acontecer. Ajude na realização e organização das tarefas da escola, dando progressivamente mais autonomia. Pensem, em conjunto, em pequenos prémios pelo esforço ou realização dos trabalhos de casa, por exemplo dar oportunidade de escolher a ementa do jantar, verem um filme juntos, jogarem um jogo de tabuleiro em família, fazerem um doce ou cozinhado, ou um teatro de fantoches. 

E, muito importante, elogie e mostre que estará sempre disponível para a ouvir e a ajudar! 

 

(Publicação com base no livro "Que Medo: Guia para fabricar coragem e enfrentar qualquer monstro" de Bárbara Frandino).


⭐⭐⭐


A Receita da Felicidade






Faz uma lista ou desenha pessoais, locais, atividades, comida ou outras coisas que te façam sentir feliz.
Consulta-a todos os dias ao acordar, para saberes aquilo que tens de fazer ao longo do teu dia para te sentires feliz! 


A felicidade é um sentimento positivo. 

Faz-te sorrir e sentir que o Mundo é magnífico!



🐟🐬🐠


Viagem pelo fundo do mar - Os Amigos do Mar


Agora que já estás de férias e que, com este calor, só nos apetece mergulhar numa piscina, no rio ou no mar, temos um convite para te fazer:

Vem connosco nesta viagem pelo fundo do mar. Os Amigos do Mar estão à nossa espera e vão-te ajudar a relaxar e a sentires-te melhor!

Convida todas as pessoas que estiverem contigo para visitarem estes novos amigos! Que divertido que é!




Video elaborado pela equipa de psicólogos escolares do concelho de Viseu, no âmbito do Observatório do Bem-estar do Concelho de Viseu. Com a colaboração das intérpretes de LGP: Alexandra Santiago e Rita Gonçalves.



✌✌✌


Uma nova vida para as caixas de sapatos 

Alguma vez imaginaste aproveitar as caixas de sapatos de forma diferente? 
Por vezes deitamos estas caixas ao lixo ou ficam a ocupar espaço em nossa casa. Mas podem ser aproveitadas de várias formas, incluindo a construção de brinquedos!! 

O desafio de hoje é muito simples: procurar em casa uma caixa de sapatos!! 
Ahhh e dar asas à imaginação e à criatividade!!

Deixamos-te alguns exemplos de brinquedos construídos com caixas de sapatos. Pede ajuda aos teus familiares e divirtam-se!























🐘🐙🐞


Quem gosta de animais? 

Hoje, com ajuda dos animais, vamos conhecer algumas emoções. 
É normal sentirmos raiva, tristeza ou medo, sobretudo neste momento em que nos pedem para fazermos algo que nunca tínhamos feito: estar o dia todo em casa, assistir às aulas à distância e fazer os trabalhos sozinhos. 

Mas também é normal sentirmos alegria.. e que bom que é!!

Este vídeo vai ajudar-te a perceber o que acontece ao nosso corpo quando sentimos estas emoções e o que podemos fazer. 


Sê feliz! Vai ficar tudo bem!!




💜💛💙


O Monstro das Cores
Feliz dia da Criança!!

Hoje, para começarmos a semana animados, trazemos-te um vídeo muito colorido. O monstro das cores acordou muito confuso, mas uma amiga vai ajudá-lo a organizar as suas emoções. 

Porque as emoções funcionam melhor quando estão organizadas... 

Em casa, podes criar os teus frascos das emoções. Escolhe 5 frascos para cada uma das emoções que o monstro te mostrou: Alegria, Tristeza, Raiva , Medo e Calma. Em cada frasco podes escrever ou desenhar situações que te façam sentir assim.


Aceitas o desafio?



❤❤❤

Ser gentil torna o mundo mais colorido

Certamente, durante esta quarentena, já ouviste “juntos vamos conseguir vencer” ou “ todos unidos somos mais fortes" ou até "nesta altura é importante a solidariedade e ajudarmos-mos quem mais precisa". Pois, é tudo verdade!

E há uma forma muito simples de fazermos isso: ser gentil!

Ser gentil é sorrir, é ter ações boas para com os outros, é ser amável. Ser gentil aumenta a nossa felicidade e a dos outros.

Mas como é que isto se faz?

Bem, é fácil e grátis. Podemos começar na nossa família. Em casa, podemos sorrir mais, elogiar a mãe: "O jantar estava delicioso”, agradecer a ajuda do pai: "Obrigada pai, a tua ajuda foi mesmo importante para mim", dizer aos irmãos o quanto gostas de brincar com eles: “Adoro brincar contigo”, pedir para ligar aos teus amigos e reconhecer que é bom tê-los como amigos: "Gosto de ser teu amigo!". 

Podemos preparar surpresas à nossa família: um desenho para lhes oferecer, preparar um delicioso pequeno almoço aos pais e/ou abraçá-los mais. 

Podemos acenar ao vizinho que vai a passar na rua, dizer bom dia ou boa tarde, por favor e obrigada!

Esta semana desafiamos-te a seres mais gentil! Vamos começar pela nossa nossa família e amigos!

Vamos tornar o mundo mais colorido!!



🎈🎉🎈


Mandalas

Para colorir 


Onde estão os lápis de cor? 

Vai buscá-los, pois vamos precisar!!


A atividade que te propomos hoje envolve cor, silêncio e concentração... 

Apresentamos-te as mandalas, estes desenhos, para que possas colorir com as cores que quiseres e mais gostares. Podes, até, colocar uma música relaxante enquanto pintas. 

Há um site / aplicação em que podes colorir diretamente no computador, tablet ou telemóvel sem teres de imprimir. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.color.mandala&hl=pt_PT


Podes, ainda, criar as tuas próprias mandalas. Usa régua e compasso ou apenas um marcador.

Boas pinturas!!


😀😁😀

Somos Astronautas


Hoje convidamos-te a partir numa viagem pela tua imaginação...
Vamos ser ASTRONAUTAS e viajar até um planeta nunca antes conhecido. 
Estás preparado/a?

Atreves-te a viajar connosco?




🌞🌞🌞


Labirintos

Quem não gosta de labirintos?
Temos para ti alguns exemplos de labirintos que podes fazer nos teus tempos livres ou entre as tuas  aulas. Vão-te ajudar a estares mais concentrado!! Para além disso, são muito divertidos! 
Podes imprimir, seguir com o teu dedo no ecrã ou procurar em casa revistas com labirintos. 
Há alguns sites com labirintos que podes fazer online, como por exemplo: https://www.jogosgratisparacriancas.com/labirintos/index.php

Diverte-te! 



 
🌈🌈🌈

Olá! 

Este separador é dedicado aos mais novos.

Aqui encontram dicas e atividades para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. 



Para começar apresentamos-vos os Animais do Mar.
Estes novos Amigos vão-te ajudar a acalmar, a relaxar e a sentires-te melhor! 

Experimenta! Vais ver que é divertido!!!



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