sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

PENSOR - O Medo dos Trabalhos de Casa







Como enfrentar o medo  - Imitando o Senhor dos Macacos

De pé, com as pernas afastadas, gira o pé direito para fora e dobra o joelho; levanta os braços e, dobrando os cotovelos, junta as mãos acima da cabeça. 

Esta é a posição de Humanuman, o Senhor dos Macacos, personificação da sabedoria e da força, famosa pelo seu inabalável empenho em terminar os deveres que lhe são atribuídos!! 

Conta-se a este respeito que um dia lhe foi pedido que procurasse uma erva medicinal no cimo de uma montanha. Como não conseguia encontrá-la e a noite se aproximava, pegou na montanha e levou-a para casa. 

Fica na posição de Humanuman e vira a tua atenção para dentro. Não te deixes distrair, mesmo que a montanha que carregas pese como chumbo ou a noite caia ou uma batalhe estale junto ao teu pé direito. Permanece concentrado na tua respiração, calma e tranquila, sem que nada consiga perturbar-te: nem o teu programa preferido na televisão, nem o cheirinho delicioso da tarte de maçã que está no forno nem os gritos de entusiamos dos teus amigos a jogar à bola no pátio. Após vinte longas respirações, terás produzido uma boa dose de determinação, portanto podes sair da posição e ir fazer os trabalhos de casa.


A História do Alberto e do carteiro da página 87


Aos pais: 

O medo é uma emoção normal e natural, no entanto é muitas vezes identificada como uma emoção desagradável. A verdade é que o medo tem uma função muito importante no nosso dia-a-dia: o medo protege-nos e mantém-nos alerta. 
É importante que os pais saibam que alguns medos são normais, passageiros e, por norma, não representam um problema maior sobretudo em crianças mais pequenas que não distinguem com clareza a fantasia da realidade e para elas o monstro que temem é real. 

Comece por perceber o porquê de não querer fazer os trabalhos de casa (ou outro medo que demonstre), dê espaço à criança para explicar aquilo que sente sem exacerbar ou diminuir a gravidade do que está acontecer. Ajude na realização e organização das tarefas da escola, dando progressivamente mais autonomia. Pensem, em conjunto, em pequenos prémios pelo esforço ou realização dos trabalhos de casa, por exemplo dar oportunidade de escolher a ementa do jantar, verem um filme juntos, jogarem um jogo de tabuleiro em família, fazerem um doce ou cozinhado, ou um teatro de fantoches. 

E, muito importante, elogie e mostre que estará sempre disponível para a ouvir e a ajudar! 

 

(Publicação com base no livro "Que Medo: Guia para fabricar coragem e enfrentar qualquer monstro" de Bárbara Frandino).

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