Dicas e Atividades

DIA MUNDIAL DA BONDADE




Parte de ser uma pessoa psicologicamente saudável é conseguir estabelecer e manter relações positivas com outros, apoiando-os e olhando por eles quando têm dificuldades e celebrando com eles quando têm sucessos. é importante partilhar tanto os momentos felizes como os momentos tristes. 


DIA MUNDIAL DA BONDADE

O dia mundial da bondade (World Kindness Day) pretende reavivar no mundo o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença.
Em 1998 teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement) e o objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”.








Atualmente, este dia celebra-se em vários países do Mundo e em alguns lugares oferecem-se flores, quer a conhecidos, quer a desconhecidos para comemorar este dia.









Em 2022 o Serviço de Psicologia e Orientação, em colaboração com o Observatório do Bem-estar, decidiu avaliar indicadores de saúde psicológica dos profissionais do agrupamento- docentes, não docentes e técnicos especializados - e perceber quais as atividades praticadas promotoras de bem-estar.


Os resultados mostraram que os adultos que praticam atividades de interação como fazer voluntariado ou ajudar os outros têm menos probabilidade de desenvolver ansiedade, depressão e stress.
Ainda, adultos que fazem voluntariado ou ajudam os outros avaliam a sua qualidade de vida como mais alta comparativamente ao que não praticam estas atividades.




Do mesmo modo, há estudos internacionais que mostram que as pessoas que se voluntariam são mais felizes do que aquelas que não o fazem e, em comparação com participantes que não fazem voluntariado, aqueles que o fazem estavam mais satisfeitos com suas vidas e avaliaram a sua saúde geral como melhor também.




Quando somos voluntários/as, doamos livremente o nosso tempo sem nenhuma expectativa de compensação. A bondade e o altruísmo levam a que muitas pessoas se preocupem com a felicidade e bem-estar dos outros, procurando ajudá-las e, muitos, acreditam que ajudar os outros é um excelente “analgésico natural do cérebro”.

Isto porque, ajudar os outros traz uma sensação de bem-estar.







Bondade gera bondade

Sabemos que um mundo mais generoso é um mundo melhor, quer seja com pequenos atos de bondade que iluminam os nosso dias ou com grades feitos para ajudar os outros.
Por vezes, sentimo-nos impotentes, como se nada do que fazemos fosse suficiente para fazer a diferença.
Mas é bom relembrarmo-nos de que até as mais pequenas ações de bondade podem realmente ter impacto:

💚sorrir


💗elogiar alguém


💜ouvir os outros sobretudo quando estão tristes


💙perguntar "Estás bem? Posso fazer algo por ti?"


💓fazer o jantar a um/a colega que anda mais cansado


💛combinar um programa fora do normal com o amigo que anda mais distante


💖estar disponível para os outros





Como ensinar as crianças e jovens a serem bondosos/as?


SEM DÚVIDA QUE EM PRIMEIRO LUGAR ☝ATRAVÉS DO EXEMPLO. AS crianças aprendem e moldam o seu comportamento pelo exemplo, por aquilo que vêm e experienciem. Por isso, se no dia-a-dia promovermos atos de bondade as nossas crianças certamente que perpetuaram estes comportamentos.


✌Falar sobre os assuntos de forma natural sobre alguns conceitos como empatia e bondade. Deixamos algumas sugestões de livros para abordar estes temas com os mais novos.









Para além de atos simples de bondade, o voluntariado consistente pode ser uma excelente oportunidade de ajudarmos quem mais precisa. Localmente há algumas instituições que aceitam voluntários. Deixamos algumas ideias: REFOOD, Cáritas Diocesana de Viseu, Obras Sociais Viseu, Ready to Help-Viseu, APCV, Liga de Amigos e Voluntariado Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Santa Casa da Misericórdia, Banco Alimentar, APPDA, Saúde em Português, etc.


🤩E tu, que ato de bondade já tiveste hoje?🥰



💙💚💛💛💜


 Memórias, impressas entre as páginas da minha mente

                        Memórias, adoçadas através dos tempos tal como o vinho

                                                Memórias, memórias, doces memórias...

Música Memories - Elvis Presley


M¨E¨M¨Ó¨R¨I¨A

nome feminino

1 função geral de conservação de experiência anterior, que se manifesta por hábitos ou por lembranças; tomada de consciência do passado como tal

2 lembrança; recordação

3 momento comemorativo

4 nome; fama.


A nossa memória funciona como um processo de arquivamento seletivo das informações e pode ser evocado quando queremos ou necessitamos. Por vezes acontece de forma consciente outras vezes de forma inconsciente.




Acredita-se que existam diferentes tipos de memórias: memória de curto prazo  e de longo prazo, memória de trabalho, episódica ou até autobiográfica. 










A memória autobiográfica refere-se às memórias que formam a nossa história de vida. Estas memórias são especificas e duradouras. Este tipo de memória tem uma função social, uma vez que permite a partilha de algo sobre nós ou sobre o nosso passado com as outras pessoas. 



Façamos das antigas memórias as grandes armas da esperança. E tiremos das doces lembranças a matéria-prima para novas histórias! Lucas Ferreira


DESAFIO

Se pudesse associar uma imagem, real ou imaginária, à sua infância qual é que seria

...Pense nessa imagem...


E se agora lhe pedíssemos para recordar um cheiro da sua infância?



😍😏😊Que emoções estas recordações lhe trazem?😀😰😋😌

... o maior património é o mundo dos afetos...

(in cartaz da atividade)

O ser humano tem a excelente capacidade de reter na memória acontecimentos ou situações que são  gravadas através dos sentidos: através da nossa visão, do nosso olfato, audição, paladar e até do tato. 

À semelhança do que sugerimos há umas linhas acima, pedimos aos nossos Educadores - Professores, Assistentes Operacionais, Pais e Mães que, no dia do Agrupamento, escolhessem uma imagem que as remetesse para a a Infância



A medo, com receio da atividade, todos foram surpreendidos.. Pela atividade ou pela capacidade de recordarem algo que parecia estar escondido e bem guardado. Alguns sorriram, outros soltaram gargalhadas, houve quem manifestasse saudade e tranquilidade. No final, registavam no painel uma frase ou reflexão. 

 

...A felicidade de viver, brincar e criar memórias que ficam para sempre...

(in cartaz da atividade)

A verdade é que, na nossa memória, aquilo que recordamos da nossa infância aparece-nos em imagens, em emoções ou em sensações e sempre relacionadas com os outros, com as relações que estabelecemos com os outros (ou com a falta destas). 

Os avós, o cheiro dos cozinhados da mãe, os verões em família... ou uma infância mais solitária. 


...Memórias de uma bela infância propagam-se pela vida fora...

(in cartaz da atividade)


Somos seres sociais!

O nosso dia a dia, a nossa rotina e até no descanso e lazer cruzamo-nos com os outros e estabelecemos ligações com pessoas conhecidas ou até então desconhecidas. 



...Não percas tempo com futilidades. Aproveita todos os momentos únicos. Diz! Faz! Tudo o que te faça feliz...



Assim, as nossas memórias, parte de nós, não são exceção e alimentam-se da relação com os outros, do convívio, da presença.

...VERÃO. FELICIDADE. FAMÍLIA. ALEGRIA. Bons momentos de descanso e de boas energias...

                                           (in cartaz da atividade)

... o Presente é o PRESENTE que a vida nos dá!...

(in cartaz da atividade)

Aproveite estas férias para criar novas memórias


Passar tempo com que mais gosta 


Desfrutar 




Somos anjos de uma asa só, 

precisamos de abraçar os outros para ter a segunda asa. 

Fernando Elias, IX Fórum Viseu Educa julho 2023


Boas Férias!!


Olá 2022/2023 !

Estamos de regresso à escola. 

        Voltaram as rotinas e a azáfama do nosso dia-a-dia. 


    Mas se para alguns voltar à escola é um momento de felicidade e de tranquilidade, para outros representa um desafio à organização e regulação do stress. 




Para que este ano seja de sucesso, para que te sintas bem e consigas alcançar aquilo que desejas hoje deixamos-te algumas dicas. Estas dicas vão ajudar-te a seres mais organizado/a e a motivar-te para a escola! Vamos lá?


1. DEFINE O TEU MOTIVO E OS TEUS OBJETIVOS

Para aprender e para estudar é preciso MOTIVAÇÃO! Para esta motivação precisamos de um motivo, pois ninguém faz nada sem um motivo. Se enviares uma mensagem para um amigo é porque tens um motivo, se fores jogar à bola tens um motivo e... se estás aqui na escola é porque tens um motivo. 




O motivo surge porque queremos algo, porque queremos alcançar algo. 




Motivação vem de motivo

que vem do Latim MOTIVUS ---- "o que impele, o que move". 


E tu, qual é o teu motivo para vir à escola?


Perante o teu motivo é importante definires objetivos

Em primeiro lugar podes começar por pensar em aspetos que correram bem no ano letivo anterior e aspetos que poderiam ter sido melhores. É importante refletires acerca dos aspetos que dependem de ti e sobre quais tens a capacidade para melhorar. 

Para te ajudar a definir os objetivos toma nota de alguns pontos importantes: 

SMART:









2. GERE O TEU ESPAÇO E TEMPO DE ESTUDO  


Um dos fatores que contribui para teres sucesso é a forma como estudas mas também onde estudas e como organizas o teu estudo. Nem sempre o local que escolhemos para estudar é o melhor, pois há muitas coisas que nos rodeiam que podem prejudicar o nosso estudo. 

Nesse caso como deve ser, então, o local de estudo??

😎  Deve ser um espaço tranquilo.


😄 Com pouco barulho (sem televisão ou computador) para te ajudar a concentrar melhor e a ficares mais tempo a estudar.

😍 A mesa deve permitir que possas ter em cima dela tudo o que necessitas para estudar. 

😁 Deves estar sentado numa cadeira confortável, com encosto.

😉 Ter uma estante onde possas organizar os livros e cadernos ajuda-te a procurar e encontrar mais facilmente o que precisas. 


😊 O espaço deve ser bem iluminado, de preferência por luz natural. À noite verifica se a luz artificial desse sitio é suficiente, para que não tenhas de forçar muito os olhos. 

😀 Não deve ser um local nem muito frio nem muito quente para que isso não te desconcentre. 










Achas que consegues encontrar um local com estas características em tua casa?













tempo de estudo

O que por vezes acontece é que distribuímos mal o tempo pelas coisas que temos de fazer. Gerir o nosso tempo significa definir, organizar e cumprir tarefas no tempo que é estabelecido. Por isso, é importante organizar um horário que inclua as tuas aulas, refeições, atividades desportivas, tempo de estudo e o tempo de não fazer nada!





Sugestões para desenhares o teu horário de estudo: 
👉 Deves começar pelas atividades fixas como as aulas, as refeições e atividades extracurricular que frequentas como a natação, futebol, escuteiros, etc..

👉  De seguida deves acrescentar o tempo para os TPCs e para os tempos de estudo (não te esqueças de incluir o fim de semana).

👉  Decide a cor com que vais distinguir as atividades no horário. 

👉 Faz um horário realista, não estabeleças metas e tempos de estudo que depois não consegues cumprir. 

👉 Não te esqueças de fazer pausas e de te recompensar quando consegues cumprir. 

👉 Este horário deve estar num sítio visível

Depois de organizares bem a tua semana vais ver que vai sobrar tempo para não fazer nada!! 
Vamos experimentar?


E para tornar o teu estudo mais motivador e divertido vamos ensinar-te uma técnica que permite organizar o teu tempo de estudo, sobretudo quando precisas de estudar por períodos mais longos. 


Técnica  POMODORO

Esta técnica foi criada nos anos 1980 (é verdade, é mesmo antiga!!) por um estudante chamado Francesco Cirillo quando resolveu usar um cronómetro em forma de tomate para dividir o trabalho em sessões mais curtas. E assim nasce o nome desta técnica de divisão de tarefas: POMODORO,  que significa tomate em italiano.

A filosofia da técnica Pomodoro é simples: dividir o teu trabalho em pequenos blocos de tempo (chamados Pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez.

Trabalhas 25 minutos, relaxas 5 minutos.

Depois, pões mãos à obra para mais 25 minutos e assim sucessivamente

Quando completas quatro Pomodoros, ganhas uma pausa de 15-20 minutos!




Este conceito de blocos de 25 minutos ajuda os/as alunos/as que mais lutam com dificuldades em se concentrarem e com a Procrastinação! 

Contudo, nada te impede que, ao longo do tempo, possas preferir definir blocos de 50 ou 60 minutos com pausas de 20 minutos, ou 45 minutos com pausas de 10-15 minutos. O importante é que cries uma rotina de trabalho/estudo-pausa pois é esta rotina que vai fazer com que mantenhas o foco da forma mais eficiente possível.

No início começa com blocos de 25 minutos e vai ajustando conforme o teu ritmo de trabalho.


Podes, tal como o Francesco, recorrer a um timer de cozinha ou há alguns sites e aplicações que te alertam quando os 25 minutos terminam e começam os seguintes:

Tomato timer: https://www.toptal.com/project-managers/tomato-timer?utm_source=nomadismodigital.pt&utm_medium=referral

Focus Keeper: https://focuskeeper.co/


Experimenta e partilha com a tua família! 

Esta técnica vai, certamente, ajudar em outras tarefas aborrecidas como... arrumar o quarto!!


Mais do que todas estas dicas

dá o teu melhor
acredita em ti 









 Vamos falar sobre sexualidade?


adolescência, que a Organização Mundial de Saúde considera ser o período entre os 10 e os 19 anos, traz novos elementos, como as significativas transformações corporais com especial enfoque nas mudanças sexuais.

Traz dúvidas, mas também oportunidades de esclarecer, formar e informar os mais novos. Conversar sobre o tema não tem de ser um quebra-cabeças ou um fator de stresse para os pais e professores.

A adolescência é também uma fase de natural distanciamento dos pais, o que pode dificultar a tarefa da comunicação, nomeadamente no que toca a assuntos tão sensíveis... 

Além disso, "testa" a afetividade em relacionamentos extrafamiliares com o alargamento progressivo da rede social do/a adolescente, amizades e primeiros "namoros". Esta é, também, uma oportunidade para recorrer a novos auxiliares (livros, programas de televisão, ocorrências do dia a dia), para ajudar a discutir algumas das questões anatómicas e relacionadas com os afetos. 


sexualidade, tal como muitas outras coisas na vida, é produto da educação, de uma aprendizagem no dia-a-dia, construída através das vivências ou da elaboração dessas vivências. Mas educação sexual é mais do que informação sexual. Esta deve ser um processo que tem por finalidade substituir a ignorância pelo conhecimento, o medo pela aceitação, a intolerância pela compreensão. Naturalmente, também inclui informação sexual, mas não se restringe a ela. 


É fundamental que o/a jovem entenda que há diferenças entre rapazes e raparigas, que devemos aceitar as diferenças e respeitar os limites do outro e os nossos também...

Surgem naturalmente questões relacionadas com a parte mais sexual e erótica da sexualidade e é importante que isto não seja um assunto tabu. 



É esta a altura para abordar as questões sobre a responsabilidade inerente ao início da atividade sexual, da contraceção e das infeções sexualmente transmissíveis (IST), temas que devem ser debatidos, sem nunca esquecer de incluir a discussão sobre os afetos e como estes deverão estar no centro de qualquer relacionamento.


6 conselhos práticos para os pais 


1. Sentido de oportunidade

Todos os momentos devem ser aproveitados para promover o esclarecimento das questões relacionadas com a sexualidade! 

Surjam as conversas e dúvidas a propósito de um programa de televisão, rádio, um livro ou de uma conversa na escola. Não devemos evitar falar sobre sexualidade e assumir que, se os adolescentes não perguntam, é porque não têm dúvidas...





2. Disponibilidade

Saber ouvir é fundamental! Sem criticar ou julgar. 

É importante o/a adolescente sentir que pode confiar no adulto e que poderá repetir este processo o número de vezes necessário. Se no final de uma conversa conseguirmos transmitir ao adolescente que é normal que tenha dúvidas e percebermos que, se as tiver, se sentirá à vontade para nos abordar, então teremos criado o espaço ideal para o próprio adolescente ditar o ritmo de acesso à informação. 

Não precisamos (nem devemos!) esgotar o tema numa só conversa...

É importante perceber o que o/a adolescente quer realmente saber, e o que está por trás da sua questão ou dúvida para responder da forma mais adequada; e fazê-lo o número de vezes que for necessário.


3. Verdade e rigor científico

O/A adolescente não pode nunca sentir-se enganado. Os pais podem não contar tudo de uma só vez, mas o que contarem tem de ser verdade.

Devem tentar perceber o porquê da pergunta ou mesmo devolvê-la para tentar perceber se resulta de algo que viu, leu, sentiu, vivenciou ou experimentou, e tentar partir do que a criança/adolescente sabe.

Devem também usar a terminologia correta das coisas, mesmo que inicialmente isso crie algum desconforto. A concorrência dos media e das conversas de "amigos" como fontes de informação é grande e os pais devem estar atentos para desfazer equívocos e falsos conceitos.


4. Educação para os afetos

Os afetos deverão estar sempre no centro de todas as conversas sobre sexualidade.

Quando se reduz um tema à sua vertente física, a mensagem que se transmite ao adolescente é que os afetos têm um significado e um valor menor do que o biológico. Não existem exceções - qualquer pergunta (mesmo as que se centram nos aspetos mais biológicos) deve ter um esclarecimento na sua dupla vertente. 



5. Naturalidade

descontração e o bom humor podem ser bons aliados na hora de ultrapassar os constrangimentos que os temas possam provocar. 

Agir com naturalidade (e brincar até!) com os temas em discussão pode facilitar a comunicação. A informalidade ajuda à empatia e isso é fundamental para que os pais consigam perceber que linguagem devem usar e “até onde devem ir” naquele momento.




Para facilitar este processo, deixamos algumas sugestões de consulta para abordagem e esclarecimento do tema junto dos mais novos:

  • Guias práticos de Educação para a Sexualidade:
    • http://www.apf.pt/sites/default/files/media/2021/guia_pratico_de_edsex_-_final.pdf
    • https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/guia_adoles_ser.pdf

  • Livros:





E não se esqueçam: a educação sexual começa desde o momento em que a criança nasce, portanto não devemos esperar que surjam dúvidas e questões para abordar o tema! 

Boas leituras e bons diálogos 😃😃

6 Dicas para um regresso às aulas de sucesso!

O período das férias é acompanhado de muita alegria e entusiasmo pelas crianças e jovens, certo? Há tempo para brincar, para descansar, para desfrutar de mais tempo em família e para aliviar as rotinas do período escolar. Mas há também algumas coisas menos boas... Como a diminuição do contacto com os colegas e amigos, e até alguma monotonia que se pode sentir pela quebra da rotina escolar. 

Agora que já tivemos tempo de recarregar energias, está na hora de voltar aos livros e ao estudo! 

Hoje trazemos algumas dicas que vão ajudar os mais novos a viver o regresso à escola de forma mais leve, mais agradável, mais divertida e, acima de tudo, bem sucedida:


📚Organização e Renovação do Material Escolar

Durante a reta final das férias escolares é importante começar a preparar uma checklist de todo o material, fazendo uma seleção entre aquele que podes reaproveitar de anos anteriores, o que podes doar, o que é para deitar fora e o que terás que comprar. Compra material que te interesse e do qual gostes, para alimentares a vontade de o utilizar todos os dias! 

Este é um passo fundamental para que te sintas motivado para iniciar um novo ano!


Planear, organizar e gerir o teu tempo

Um planeador semanal ou mensal é uma excelente forma de manteres o teu tempo organizado para não deixares nada por fazer. Aponta as tuas tarefas para que seja mais fácil cumprir os objetivos para cada dia deste novo ano! 

Deixamos-te um exemplo de planeador que podes imprimir e preencher no decorrer das semanas.

Uma agenda escolar é também uma ótima opção para a gestão de todos os teus compromissos, onde poderás apontar o teu horário e todas as datas mais importantes, como as datas dos testes e das fichas que deves lembrar para que consigas estudar atempadamente! 

 

😴Horários de sono

Durante as férias é natural que os horários para dormir e acordar sejam alterados. Para que o processo de retorno à rotina seja menos desconfortável, define horários para dormir e acordar com a ajuda dos teus pais. Discutam as vossas rotinas e incluam alguma flexibilidade no fim de semana.

Manter um hábito de sono saudável, além de proporcionar bem estar físico, vai contribuir diretamente para uma melhoria na aprendizagem e na memorização dos conteúdos.

 

📝Rotinas de Estudo

A adaptação à rotina de estudo é sempre difícil. Por isso, para contornar essa dificuldade, é importante criares um horário de estudo que se adapte a ti e com o qual te sintas confortável, de modo a teres motivação para o cumprires durante todo o ano.

🏀Momentos de lazer e atividade física

A prática de um exercício físico ao teu gosto é uma ótima maneira de te manteres ativo e, ao mesmo tempo, desfrutares desse momento do dia! Escolhe uma modalidade desportiva que desperte o teu interesse para conseguires aliar a saúde ao lazer!
 

👪Conversa com os teus pais sobre a escola

Estás ansioso com o regresso? Tens algum receio? Quais são as tuas expectativas para este novo ano? É importante conversares com os teus pais ou com alguém da tua confiança sobre o que sentes em relação à escola e ao novo ano que se avizinha, para que eles te possam ajudar a lidar com tudo.





Agora que já conheceste os essenciais para que o ano corra pelo melhor, começa já a treinar algumas das dicas e completa a nossa checklist para que nada falte:


⬜Selecionar o material escolar do ano anterior.

⬜Fazer checklist do material escolar dividido em: material para aproveitar, material para doar e material para descartar.

⬜Comprar o material escolar novo.

⬜Imprimir um calendário escolar.

⬜Comprar/Fazer/Imprimir um planeador semanal.

⬜Imprimir um horário e preenchê-lo de acordo com as tuas tarefas.

⬜Escolher uma modalidade desportiva para praticar neste novo ano letivo.

⬜Discutir com os teus pais os horários de casa – de refeições e de sono, para que comeces desde já a habituar-te à nova rotina.

⬜Definir uma rotina de estudos que sejas capaz de cumprir durante o ano.

⬜Conversar com alguém de confiança acerca dos teus receios e expectativas relativamente a este regresso, para que não passes por nada sozinho/a.



Votos de um novo ano letivo de sucesso! Vamos a isto! 👍




As férias de verão são, frequentemente, um período do ano muito desejado. Correspondem ao momento em que podemos “recarregar baterias”! 


As férias ajudam-nos a reduzir o stress (que, como sabemos, tem um impacto negativo na nossa saúde física e psicológica), a melhorar o nosso sono e a prepararmo-nos para termos um próximo ano letivo mais produtivo. As férias podem proporcionar-nos uma sensação de bem-estar e satisfação com a vida.  



No entanto, a pandemia COVID-19 que vivemos este ano e que tanto nos afetou a todos, afetará também os planos que tínhamos para as nossas férias de Verão com toda a incerteza e imprevisibilidade que temos vivido. Há, por isso, uma necessidade de adaptação e de resiliência para lidarmos com esta mudança nas imprescindíveis férias de Verão. 

Apesar das medidas de restrição e da evolução incerta do desconfinamento, as férias podem e devem ser gozadas com tranquilidade e prazer, tentando não nos rendermos ao isolamento e ao aborrecimento de não sabermos o que fazer.

Assim sendo, propomos um conjunto de sugestões para que todas as famílias possam usufruir de um tempo de pausa e dos seus inúmeros benefícios: 

  • As férias servem para “desligar” dos problemas, mas é importante manter-se atualizado sobre questões de saúde, consultando as fontes oficiais de informação, as recomendações e as medidas de restrição em vigor.
  • Ajustar as expectativas que temos para estas férias à realidade que vivemos é essencial para não ficarmos frustrados - os planos de férias devem ser ajustados ao ritmo do desconfinamento, à situação financeira, às restrições, etc.
  • Férias são férias, independentemente de todas as condicionantes que poderemos ter. Isto é, as férias devem ser sentidas como um momento para parar as rotinas de trabalho e aulas, para fazer coisas diferentes e recarregarmos as nossas baterias, independentemente de estas serem gozadas em casa ou fora dela, e de termos menos convívios do que os que gostaríamos com os amigos e a família mais alargada.

Para os mais novos, que passam mais tempo em casa e podem acabar por cair na tentação de se renderem à TV, aos jogos eletrónicos e aos telemóveis, temos também algumas sugestões que podem ajudar a gerir de forma mais produtiva o tempo de férias. 


Porque fazer sempre a mesma atividade ao longo dos três meses de férias equivale a comeres sempre a mesma coisa todos os dias (imagina-te a comer só cereais... ao fim de uma semana estás mal disposto e enjoado!!). Ou seja: deves variar as atividades de lazer. 


As Atividades de Lazer... 


… são atividades que nos dão prazer e nas quais nos envolvemos durante o tempo que temos livre. São coisas que fazemos porque gostamos! 

… são diferentes para cada pessoa e até para nós próprios em diferentes momentos da nossa vida;

 são muito mais do que formas de “matar o tempo”, o que significa que estas atividades têm um impacto positivo na nossa saúde (física e psicológica), reduzindo o nível de stress e de ansiedade, melhorando a qualidade do nosso sono, assim como nos ajudam a recuperar de momentos de cansaço, pois fazem-nos sentir bem connosco próprios e mais completos.
 
… são uma estratégia para relaxarmos, para ultrapassarmos momentos difíceis.


Mas...
 

Por onde começar? Como é que eu sei quais são as minhas atividades de lazer? 


Começa por fazer uma lista de atividades que gostas de fazer, e inclui aquelas atividades que nunca experimentaste, mas que gostarias de realizar... 

Hoje trazemos algo que pode ajudar! Uma check-list de ideias para atividades de lazer, para que possas experimentar durante as tuas férias:

𛲠Cozinhar uma receita nova para a família;

𑂽Reorganizar ou decorar um espaço de casa; 

𛲠Fazer um desenho e partilhá-lo com alguém; 

𛲠Cantar uma música em voz alta à tua escolha; 
𛲠Procurar uma coreografia no Youtube e apresentá-la aos teus amigos através de um vídeo; 
𛲠Plantar uma semente e cuidar dela; 
𛲠Fazer uma caminhada; 
𛲠Acordar cedo para ver o nascer do sol; 
𛲠Apreciar o pôr do sol; 
𛲠Restabelecer contacto com alguém de quem gostas; 
𛲠Jogar um jogo de tabuleiro com a tua família; 
𛲠Telefonar a alguém com quem já não falas há muito tempo; 
𛲠Fazer um puzzle de 1000 peças; 
𛲠Aprender a tocar um instrumento; 
𛲠Ir andar de bicicleta com os teus amigos/vizinhos; 
𛲠Criar desenhos para os cadernos do próximo ano letivo, personalizando-os ao teu gosto; 

𛲠Ler um livro ao teu gosto.

 


Não te esqueças de um fator muito importante durante as férias:

o Autocuidado e o Bem-Estar. 


Estarmos de férias também é sinónimo de termos mais tempo para nós próprios, para cuidarmos de nós física e emocionalmente, todos os dias... Para isso podemos: 

  1. Olhar para todas as atividades que nos fazem sentir bem, relaxados e felizes e procurarmos realizar algumas delas, aproveitando o facto de não termos tantos compromissos profissionais/escolares; 
  2. Agora que temos mais tempo, podemos investir mais nas nossas relações com familiares e amigos; 
  3. Falarmos sobre como nos sentimos com alguém que nos seja próximo e com quem podemos partilhar os nossos sentimentos irá proporcionar uma sensação de leveza maior do que se guardarmos tudo para nós; 
  4. Fazer escolhas saudáveis, escolhendo alimentos saudáveis e realizando atividade física regular, procurando manter os bons hábitos de alimentação e de sono. Deste modo, iremos sentir que estamos a nutrir e a cuidar do nosso corpo e, em simultâneo, da nossa mente! 
Não te esqueças! Aproveita as férias para fazeres coisas divertidas, prazerosas e para chegares a setembro cheio de vontade de aprender e de voltar à Escola!




Boas férias!!!





  O poder do amor


Não, não vamos falar do dia dos namorados nem daquelas coisas cor-de-rosa que tanto agradam a algumas pessoas. Vamos falar de coisas importantes: do poder do afeto, do toque, do contacto, enfim, do amor!


    Há milhares, senão milhões, de psicólogos no mundo! E uma característica que temos em comum é que somos muito curiosos: gostamos de saber mais sobre o ser humano e de perceber como é que algumas coisas funcionam. 

    Há uma equipa de psicólogos-também-muito-curiosos que se tem dedicado a perceber a importância das relações sociais na saúde e na redução do stress. O psicólogo James Coan e os seus colegas fizeram várias experiências com pessoas de diferentes idades e culturas (é preciso muita imaginação para "inventar" experiências que não ponham em risco a saúde e o bem-estar das pessoas) e descobriram coisas muito giras:

    - as relações afetivas têm um grande poder na redução das emoções negativas- por exemplo, quando chegas a casa chateado com o teu colega e a tua mãe te dá um abraço sentes-te logo mais calmo, certo?

    - o nosso cérebro está preparado para estarmos sempre em contacto com outras pessoas e quando isso não acontece ele precisa de mais energia e recursos para lidar com as dificuldades- basta pensarmos nos efeitos que o isolamento devido ao coronavírus tem tido nas pessoas. É muito complicado estarmos longe dos nossos amigos e familiares mesmo que seja só por 10 ou 14 dias.


    E a uma das coisas mais fantásticas que eles descobriram é que o simples gesto de dar as mãos reduz muito a ansiedade e o stress. Apenas por dar as mãos a alguém que gosta de nós conseguimos acalmar o nosso corpo, ficar mais otimistas e isso aumenta o nosso bem-estar. Quem é que não gosta de dar as mãos ao pai, à mãe, ao irmão, ao amigo, à/ao namorada/o??

    Então aceita a nossa dica de hoje: faz uma surpresa aos teus pais, aos teus irmãos e familiares que vivem contigo e dá-lhes a mão por uns minutos. Dá-lhes um abraço apertadinho. Encosta a tua cabeça no ombro da tua avó ou do teu pai. 


   Vais ver o quanto é bom para todos. Observa o efeito destes pequenos gestos nos outros e em ti! Eles têm superpoderes!!



Os hobbies ou passatempos são uma perda de tempo?


A palavra hobby (passatempo em português) representa um conjunto de atividades muitas vezes vistas como perda de tempo. 

Os hobbies são atividades de lazer que se executam nos tempos livres porque temos um interesse particular numa atividade e que levam à descontração e ao relaxamento, contribuindo para a perceção subjetiva de bem-estar, isto é, para nos sentirmos bem. 


Os estudos mostram que ter um hobby leva-nos a sentir emoções positivas, estimula a criatividade, ajuda-nos a aprender coisas novas e a desenvolver as nossas competências. Algumas vezes pode ainda favorecer a criação de laços interpessoais e o aperfeiçoamento das inteligências múltiplas. No fundo, a prática de um hobby cria oportunidades de crescimento, supre necessidades ou metas de vida, proporcionando, assim, satisfação, saúde e bem-estar psicológicos. 

Mas isso é mesmo assim, mesmo nos mais jovens?

Para encontrar resposta a esta pergunta e a muitas outras, em 2018, o Observatório de Bem-Estar do Concelho de Viseu, dinamizado por um grupo de psicólogos escolares Viseenses, realizou um estudo junto de 1715 alunos do 3.º ao 12.º anos, tendo concluído que 65.1% tem algum tipo de hobby. Os hobbies referidos vão desde a prática de diferentes desportos (andar de bicicleta, de patins ou de skate, jogar futebol, ténis ou badminton) às artes marciais (aikido, kendo, jiu-jitsu) e ao Yoga, passando por atividades de voluntariado, pelo desenho, canto, dança, escrita, leitura, tocar um instrumento musical ou apenas ouvir música. 

Nesse mesmo estudo concluiu-se que os alunos com hobbies, independentemente do que fazem e de quanto tempo por semana lhes dedicam, têm diferenças significativas relativamente aos que não praticam: sentem emoções positivas mais frequentemente, consomem menos medicação e apresentam menos sintomas psicossomáticos, ou seja, têm melhor bem-estar emocional e melhor saúde em geral. No fundo, estes dados reforçam o que já sabiamos: os hobbies contribuem para melhorar o equilíbrio emocional e trazer bem-estar e felicidade, tendo um papel muito importante na promoção da saúde mental e no desenvolvimento de competências das nossas crianças e jovens. 

Ou seja, os hobbies são tudo menos uma perda de tempo. 

E tu, tens algum hobby? Se não tens, o que estás à espera? Pensa em coisas que gostas de fazer (exclui coisas como ver séries ou jogar jogos eletrónicos, pois não são hobbies!!) e experimenta. Certamente vais encontrar alguma que gostes!! 

Numa publicação anterior deixámos aqui um jogo que te pode ajudar a escolher um hobby: gira a roleta e vê o que te calha!!

Diverte-te e depois diz-nos como te sentiste.



Jogos desafiantes: um escape-room em casa!


Mais uma semana que termina. Mais uma semana que começa. 
Mas agora com um novo desafio: as aulas acabaram e ainda não podemos fazer a nossa vida normal fora de casa. Pois é, o vírus anda por aí, feliz e contente por haver mais pessoas pouco cautelosas, e os números de infetados não são tranquilizadores. Temos de aprender a (con)viver com o vírus sob pena de os números não pararem de crescer. Então, como fazer? Temos de FICAR EM CASA o máximo que conseguirmos! Não há outra solução. Mas ficar em casa não é sinónimo de grande aborrecimento. Temos de ser criativos. 

Hoje trazemos mais uma proposta desafiante e divertida. Se calhar nunca ouviste falar: uma Escape room (a tradução à letra diz que se trata de um jogo em que tens de sair de um quarto). É um jogo de desafio, em que se mistura a aventura e o raciocínio, podendo ser real ou eletrónico.  Há empresas especializadas em criar Escape rooms com temas variados em que as pessoas (habitualmente em grupo) têm um dado período de tempo para encontrar a solução para os desafios, o que lhes permite ter a chave da sala e sair. Mas isso fica caro e implica sair de casa. Então, porque não fazer uma em casa? Não é difícil, vais ver.

A ideia é encontrar uma maneira de escapar de um lugar misterioso, como um quarto, uma casa, uma prisão, etc., utilizando todo tipo de objetos que encontrar. Normalmente há uma história introdutória explicando o acontecimento e, um enredo a seguir através de diversos tipos de pistas/dicas para efetuar a fuga, além de dispositivos dos mais variados tamanhos e cores, para abrir armários ou portas, inclusive a de saída.
Na internet encontram-se muitas ideias giras para fazeres a tua Escape room em casa mas deixamo-te aqui um site que está carregadinho de boas ideias, já com dois documentos em PDF de desafios ajustados a idades diferentes:

Não te esqueças de experimentar e depois deixares aqui o teu comentário. Queremos saber o que fizeste!
Diverte-te!


Jogos com palavras e sem tecnologias




Mais um sábado, mais um dia de confinamento, e volta a ser preciso conciliar a imensa energia dos mais novos com as tarefas domésticas e algum descanso dos mais velhos. Calculo que a imaginação já se tenha esgotado e os recursos para ocupar os mais novos sejam os mesmos: computador, televisão ou consolas. Todos sabemos, e também já aqui o dissemos, que passar tanto tempo em écrans é o equivalente para o cérebro a treinar apenas um músculo. E a situação é ainda mais grave quando falamos dos mais novos, com os cérebros em plena fase de desenvolvimento de áreas tão importantes como a atenção, a memória, o raciocínio, o planeamento, a tomada de decisão, a gestão de tempo, etc., etc. .
E neste momento já estão a pensar: "Pronto, já chega de conversa e diz lá o que podemos fazer!!". Nada de écrans esta tarde! Aceitas o desafio? Então aqui vão duas sugestões de jogos de palavras que entretêm e divertem pequenos e grandes, novos e velhos. Vais divertir-te à brava e ainda ajudas o teu cérebro a trabalhar melhor!! Só vantagens!! 

1- Jogo do stop

O velhinho jogo de palavras com as versões que tu quiseres e ao teu gosto. Muito simples: precisas de pelo menos um parceiro de jogo, uma folha de papel e um lápis para cada jogador e 'bora lá!
Começas por criar categorias (nomes de pessoas, nomes de animais, nomes de países, alimentos, marcas, comida, objetos, ...). As que tu e os teus colegas de jogo quiserem. Colocam cada uma no topo da folha, separadas com linhas verticais, formando colunas. Depois um dos jogadores diz o alfabeto em voz baixa e outro diz Stop!. A letra em que estava é a letra pela qual têm de começar todas as palavras de cada categoria. Por exemplo, se calhou a letra M e tens nomes, animais, países, comida e objetos, podes escrever "Maria, Macaco, Madagascar, Massa e Mesa". 
O primeiro jogador a preencher todas as categorias diz Stop! e todos param de escrever. Depois verificam o que escreveram e atribuem pontos. Por cada palavra certa ganha 10 pontos. Se dois jogadores escreverem a mesma palavra ganham só 5 pontos. No fim somam os pontos e iniciam nova ronda com outro jogador a dizer o alfabeto em voz baixa. Se quiseres podes usar esta folha que aqui te deixamos ou fazeres uma ao teu gosto, com as tuas categorias. Diverte-te!!



2- Jogo de memória com alfabeto

Este jogo não é para fracos! Precisas de ter o teu cérebro a trabalhar no máximo!! Acredita, é um bom desafio. E o melhor é que podes jogar em qualquer lado, com o número de jogadores que quiseres. 
É muito simples: um jogador começa e diz: 
- "Ontem fui passear a Viseu e vi um Ananás". 
O jogador seguinte tem de repetir esta frase e acrescentar uma palavra começada pela letra seguinte do alfabeto, por exemplo: 
- "Ontem fui passear a Viseu e vi um Ananás e um Barco". 
O próximo repete e acrescenta mais uma palavra com a letra seguinte: 
-"Ontem fui passear a Viseu e vi um Ananás, um Barco e um Camião". 
E assim sucessivamente. Quem se esquecer de alguma coisa ou disser uma palavra começada pela letra errada perde e sai do jogo. Podem terminar aí, e voltar ao início, ou continuar até ficar apenas um jogador que será coroado com a coroa da Memória Excecional!! 

Vá, sai do sofá, larga o computador ou o telemóvel e experimenta. Amanhã ou depois volta aqui e deixa-nos uma mensagem sobre o que achaste destes jogos. Se conheceres outros jogos divertidos e animados deixa-nos a dica!


Bom fim de semana!

E o que é que eu vou fazer hoje???

Mais um dia em casa. E já estamos sem ideias!!!
Estamos, ainda, confinados ao nosso espaço em casa e já se esgotaram as ideias de brincadeira.


Os mais novos começam a ficar irritadiços e aborrecidos sem nada para fazer. Os mais velhos, cansados da rotina da semana, só pedem uma tarde de calma e descanso.
O que fazer para entreter os mais novos e deixar os pais descansar???

Simples!!

Hoje propomos uma atividade divertida, simples e que vai garantir algumas horas de diversão, para uns, e de sossego para outros.
Quem é que se lembra do velhinho "Quantos queres"?? Afinal, é bem mais velho do que a memória nos permite saber, mas mantém a atualidade. Só precisas de uma folha de papel, de alguns lápis de cor ou marcadores e criatividade.

Começa por seguir o video para fazeres o quantos-queres. Depois pinta cada uma das oito partes com cores diferentes e atrás de cada uma delas coloca uma tarefa. Ou uma pergunta. Ou um desafio. Ficam aqui algumas ideias:
1- Desenha um castelo mágico com um dragão azul às pintas amarelas
2- Planta um feijão num vaso ou num copo de iogurte
3- Arruma a tua gaveta das meias (ou das camisolas) por cores
4- Escreve palavras que comecem pelas letras do teu nome (não vale repetir palavras!)
5- Inventa uma coreografia para a canção "Atirei o pau ao gato"
6- Escreve uma nova letra para a música "Parabéns a você"
7- Escreve um bilhete simpático, com palavras bonitas, para cada pessoa da tua família e coloca-os nas suas almofadas
8- Faz uma boa ação a cada pessoa que vive em tua casa (ex.: pôr a mesa sem a mãe pedir, arrumar a roupa do pai, brincar com o mano mais novo, ...).

Depois pensas num número, mexes o quantos-queres esse número de vezes, escolhes uma cor e vês o que te calha. A seguir tens de fazer o que te calhou! 
Podes brincar sozinho ou com os teus irmãos/primos/amigos. Mesmo que eles estejam noutra casa: podes fazer por telefone ou videochamada! Vai ser uma animação em várias casas!

A seguir faz outro quantos-queres com ideias diferentes para fazeres com a tua família. 
Lembra-te: é importante divertires-te mas também contribuíres para que os outros tenham uma tarde ao seu gosto (mais divertida ou mais tranquila).



Insiste e não desiste! 


Vale a pena insistir nesta ideia: o exercício físico é muito importante para todos, independentemente da idade


Sabias que há, em Viseu, uma investigação que concluiu coisas muito importantes sobre os efeitos da atividade física nos jovens? 
Os dados desse estudo, realizado pelo Observatório do Bem-estar dos alunos de Viseu, em 2018, dizem que os alunos que praticam desporto têm mais frequentemente emoções positivas do que os que não praticamOs efeitos são também visíveis na redução de sintomatologia psicossomática (dores de cabeça, dores nas costas, dificuldades em adormecer, ...). Esses alunos dormem maissentem-se melhor na Escola e estão mais satisfeitos consigo próprios. Além disso, o bem-estar aumenta com o tempo de prática: os alunos que praticam desporto oito horas ou mais por semana têm melhor bem-estar do que os que apenas o fazem uma hora. É, então, evidente que a prática desportiva regular tem impacto positivo nos jovens em termos físicos, psíquicos e até sociais. 

Segundo a OMS os jovens em idade escolar devem praticar diariamente pelo menos 1 hora de atividades de intensidade moderadaDevem ser adequadas do ponto de vista do crescimento, divertidas e que envolvam tarefas variadas. 


Neste momento em que vivemos, de confinamento, o desafio é o de arranjar forma de desenvolver práticas desportivas ajustadas às necessidades de cada um e ao isolamento social. Por isso, a nossa proposta de hoje é um canal do Youtube carregadinho de boas ideias e ainda por cima com professores de Viseu: #euficoATIVOemcasa. Tem aulas muito variadas, simples e que irão agradar-te, certamente.



Então, aceitas o desafio? Experimenta esta aula e depois não desistas: procura outra amanhã, e depois, e depois! E desafia os teus pais! Eles também vão gostar, certamente.



Organizar para não falhar!

Agora que toda a tua vida se passa em casa é fácil, por vezes, distraíres-te com coisas que não são importantes- aquela série que gostas de ver, a brincadeira com o irmão, o jogo no telemóvel, ..., e o tempo passa a correr. 


Deves ter tido dias em que chegaste à hora do jantar e tinhas muitas coisas para fazer da Escola ou até tarefas que a mãe ou o pai te tinham pedido para fazer. Sim, porque além das tarefas da Escola, deves ajudar em casa, arrumar o quarto, fazer algum exercício físico e fazeres jogos ou outras coisas divertidas FORA DOS APARELHOS ELETRÓNICOS!! Já passas demasiado tempo em atividades eletrónicas (televisão, computador, telemóvel) e o teu cérebro precisas de outros estímulos. É como se estivesses sempre a estimular só um músculo e esquecesses os outros: não é saudável, pois não? No separador "Dicas e atividades" deste blogue tens muitas sugestões de atividades divertidas que não usam meios eletrónicos. Experimenta!

Então hoje propomos-te uma estratégia simples para que não te esqueças do que tens para fazer: é uma planificação das atividades diárias, para que nada falhe. Podes imprimir e vais colocando um visto ou um X no quadrado quando fizeres cada tarefa. 
Se chegares ao fim de semana com tudo cumprido estás de parabéns!!!



Jogos (quase) sem material

Após tantos dias de confinamento começam a faltar as ideias, sobretudo quando não temos muitas opções de jogos ou já jogámos várias vezes os que temos.

Nesta publicação vamos dar-te algumas sugestões de jogos que podes fazer em casa e que quase não precisam de material. Experimenta-os com os teus irmãos ou com os teus pais! Vais ver que passas uns momentos bem divertidos!

 1, 2, 3, macaquinho chinês!

Uma criança coloca-se voltada para uma parece, a tocar-lhe com as mãos e a cabeça, e as restantes a uma distância dela, alinhadas. A primeira criança diz: “um, dois, três macaquinho chinês”, mais depressa ou mais devagar, voltando-se apenas quando acabar de dizer a frase.

Enquanto esta criança fala, as outras aproximam-se o mais possível, esforçando-se para não serem vistas em movimento. A que for apanhada em movimento regressa ao ponto de partida. Ganha o jogo aquela que primeiro chegar até ao “macaquinho chinês”.

O Rei manda

Um dos jogadores - o Rei- coloca-se encostado a uma parede enquanto os outros se colocam, lado a lado, à sua frente, a uma distância superior a dez metros.

O rei vai dar ordens para que os outros se movam na sua direção, e os outros jogadores cumprem essas ordens, tentando aproximar-se o mais possível do rei. Quem conseguir chegar em primeiro lugar, será então o novo rei. 

Ao dar as suas ordens, o rei deve começar por dizer “o rei manda…”. Pode dizer por exemplo: “o rei manda… dar dois saltos a pés juntos para a frente”, “o rei manda… dar um salto de gigante para o lado esquerdo”, “o rei manda… marchar no sítio”, “o rei manda… saltitar ao pé coxinho cinco vezes”, etc.

Jogo da macaca

Desenha-se no chão, com giz, ou um pedaço de tijolo, a macaca:


 Podes desenhar no jardim ou na varanda, se os teus pais autorizarem. Depois lanças uma pedra, carica ou tampinha para a primeira casa e vais percorrendo a macaca. Lembra-te que só podes pousar um pé em cada casa e deves saltar por cima daquela onde está a carica. Ou sejas, vais ao pé coxinho nas casas 1, 2, 3 e 6 e apoias os dois pés nas casas 4 e 5, 7 e 8. Quando chegares ao topo dás meia volta com um salto para fazeres a viagem de regresso. Quando chegares à casa 1 apanhas a carica sem pousares os dois pés, atiras para a casa número 2 e fazes o percurso de novo. E assim até ao fim. Se pousares um pé quando não deves, ou saires das linhas, perdes a vez e dás lugar a outra pessoa. Se estiveres a brincar sozinho, voltas ao início e desafias-te a fazer o jogo todo sem te enganares!

Colher com batata

Para este jogo precisas de colheres de sopa e de batatas (não as escolhas muito grandes!). Antecipadamente os jogadores definem um percurso (por exemplo, ir da cozinha ao quarto, passando primeiro pela sala onde devem dar uma volta à mesa). Depois os jogadores alinham-se, colocam na boca uma colher com uma batata na ponta e fazem o percurso com cuidado. Ganha quem conseguir chegar ao fim sem deixar cair a batata.

Jogo da carica

Para este jogo precisas de caricas ou tampinhas de garrafas.

Começas por desenhar no chão um percurso que vai ser a pista por onde terás de levar a tua carica, com um lugar de partida e uma meta. Depois os jogadores alinham as suas caricas na partida. À vez, cada jogador atira a sua carica para a frente com o dedo, tendo cuidado para que ela não saia das linhas do percurso. Se isso acontecer volta ao início. Ganha quem conseguir levar a sua carica até à meta em primeiro lugar. 


Jogo do galo

Precisas de papel e lápis ou 9 caricas, botões ou tampas…

Começa por desenhar no chão ou no papel o tabuleiro de jogo: duas linhas horizontais e duas verticais, sobrepostas, formando uma quadrícula de nove espaços. Cada jogador escolhe as suas peças ou desenha no tabuleiro a sua marca (um x ou um o). O outro jogador faz o mesmo. Ganha quem conseguir colocar três peças em linha vertical, horizontal ou na diagonal em primeiro lugar.

 

Diverte-te!



ESTOU TÃO ABORRECIDO/A!!!! 

Não sei quantas vezes já ouvi esta frase cá em casa nas últimas semanas! Acredito que tu também já a tenhas dito algumas vezes... Ela é muitas vezes acompanhada de "NÃO SEI O QUE É QUE HEI DE FAZER" e de "NÃO ME APETECE FAZER NADA!".

Este período de confinamento em nossas casas levou a que, de repente, ficássemos sem as nossas rotinas, em que tínhamos o dia totalmente preenchido de atividades programadas. Passámos para uma situação oposta, em que nos parece sobrar tempo e não sabemos lidar com isso.

O não ter nada para fazer, em alguns períodos do dia, é bom e serve de "pausa" para o nosso cérebro que é tão estimulado durante muitas horas, com televisão, computador, videochamadas, aulas, trabalhos, conversas, pesquisas, etc. etc.
O problema agrava-se agora, em que muitos de nós não temos um quintal ou jardim para correr um pouco, jogar à bola ou apenas brincar.
O pior é quando o tédio se instala. É sinal de que estamos demasiado tempo sem fazer nada e nos sentimos aborrecidos, desmotivados e quase apáticos. Essas emoções não são boas e podem-nos levar a consumir mais alimentos menos saudáveis (snacks, bebidas açucaradas, fritos, ...) e a estarmos mais irritáveis e impacientes com as pessoas que nos cercam. Ou seja, são situações a evitar.

Então o que fazer?

O ideal é teres um hobbie ou passatempo. É uma forma de aproveitar o tempo livre com atividades que estimulam o corpo e a mente e ajudam a diminuir as emoções negativas. Vais ver que te ajuda a relaxar, vai oxigenar o teu cérebro e ajuda a libertar uns químicos no teu cérebro (as endorfinas) que te vão dar uma sensação de leveza e de bem-estar. Só coisas boas não é?



MAS EU NÃO TENHO IDEIAS!!!!

Sobretudo agora, em que muitas das atividades que fazias eram fora de casa, deves já ter esgotados as ideias. Mas para que não te faltem sugestões do podes fazer propomos-te um desafio: acedes ao jogo que colocamos a seguir, rodas a roleta e vês a atividade que te sai. Se nunca a experimentaste, e tens possibilidade de o fazeres, pede autorização aos teus pais e força! Amanhã volta cá e tenta de novo.

Se não podes fazer essa atividade (porque não tens o material necessário ou os pais não autorizam) roda novamente a roleta.

De certeza que vais encontrar uma atividade para não dizeres outra vez
"Estou tãããããooooo aborrecido!"




Como (sobre)viver à pandemia


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