Orientação Vocacional

Quase, quase, a mudar de nível!



Olá, hoje dedicamos este post aos alunos do 9.º ano. São eles que, na nossa Escola, estão prestes a iniciar uma nova fase das suas vidas. 

Em breve serão chamados a decidir o que querem fazer nos próximos 3 anos das suas vidas e mais além! Ou seja, essa decisão tem impacto no percurso escolar e até profissional. 

Mas calma! Não entres já em stress! Há ainda a possibilidade de mudares de opinião sem que isso implique perderes um ano escolar (sabias que no 10.º ano podes mudar de área/curso até ao final do 1.º período sem teres de repetir o ano?) e, é sempre possível optares por um curso superior completamente diferente das opções mais lógicas para a área que escolheste! Não serias o primeiro a ir para um curso de ciências e tecnologias e acabares em Direito no ensino superior! É um bocado complicado e implica um esforço adicional, mas é possível!

Então vamos por partes. Na imagem seguinte tens o esquema do sistema educativo português:

Fonte: Perspetivas da Politicas de Educação- Portugal (OCDE, 2014) de https://www.dgeec.mec.pt/np4/58/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=146&fileName=EPO_PRT_PROFILE.pdf

Então, nesta fase tens de optar por um dos cursos do ensino secundário, sendo que em Viseu tens 3 grandes opções:

1- Cursos Científico Humanísticos

2- Cursos Profissionais

3- Cursos do Sistema de Aprendizagem

Todas estas opções permitem concluir o ensino secundário e duas delas têm ainda um diploma de formação profissional (a 2 e a 3). Na prática todas equivalem ao 12.º ano, permitindo continuar para o ensino superior se assim o desejares.

É importante recordar que a conclusão do nível secundário depende de aprovação em todas as disciplinas do plano de estudos do curso frequentado pelo aluno. Ou seja, independentemente da escolha que faças, tens de ter positiva a todas as disciplinas para acabares o ensino secundário.

Vamos ver um pouco melhor cada um destas opções.

1- Cursos Científico Humanísticos


 Estão organizados em 4 áreas:

    a) Ciências e Tecnologias

    b) Ciências Socioeconómicas

    c) Línguas e Humanidades

    d) Artes Visuais

Têm o mesmo tronco comum de disciplinas da formação geral (Português, uma Língua Estrangeira, Filosofia, Educação Física). 

A componente de formação específica é variável de área para área e constituída por:
  • Uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos);
  • Duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), a escolher de entre o leque de opções de cada curso, sendo ambas obrigatoriamente ligadas à natureza do mesmo;
  • Duas disciplinas anuais (12.º ano), a escolher de entre as opções de cada curso.
aqui mais informações sobre estas áreas.

No final do 11.º ano farás exame nacional às duas disciplinas bienais que escolheste no 10.º ano e no 12.º será a vez do exame nacional a Português e à disciplina trienal da formação específica. 
Estes exames servem para conclusão do ensino secundário e podem também ser usados como provas específicas para a candidatura ao ensino superior.


2- Cursos profissionais



Estão vocacionados para a qualificação profissional dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. Não existem exames obrigatórios, mas terás de ter avaliação positiva a todas as disciplinas, na formação em contexto de trabalho (estágio) e na prova de aptidão profissional (uma espécie de projeto prático que será apresentado perante um júri no final do curso).

Os cursos profissionais funcionam em escolas profissionais e em escolas secundárias. Encontra aqui mais informação sobre estes cursos.

Ficam aqui os links das Escolas do nosso concelho com esta oferta para pesquisares (clica nos nomes das Escolas).

Escola Secundária Emídio Navarro

Escola Secundária Viriato (depois clica em Oferta Formativa)

Escola Profissional Mariana Seixas

Escola Profitecla

Escola Projeto Plural

3- Cursos de Aprendizagem

São cursos da iniciativa do Instituto de Emprego e formação profissional. Permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior. Encontra aqui mais informação sobre esta modalidade de formação. 

Aqui encontras informação sobre os cursos disponíveis no Centro de Formação de Viseu, mas como pode um pouco confuso (o site usa filtros e não é muito fácil perceber o que devemos selecionar), deixamos-te aqui os cursos previstos para iniciar no outono de 2022:

  • Técnico/a Assistente Dentário  
  • Técnico/a Mecatrónica Automóvel  
  • Técnico/a de Cozinha/Pastelaria  
  • Esteticista  
  • Técnico/a de Informática-Sistemas  
  • Técnico/a de Pintura e Reparação de Carroçarias 

Bem, a oferta formativa é variada e é desafiante analisares todas estas informações. Mas repara, como em tudo na vida, só serás capaz de escolher depois de saberes o que existe


Para tomar boas decisões é preciso estar na posse de boas informações! E conheceres a oferta formativa da tua região é uma dessas componentes essenciais. A outra é conheceres-te a tu mesmo/a. Mas disso falaremos depois.

Ficam aqui mais alguns links para pesquisares mais informação:


https://www.dgert.gov.pt/modalidades-de-formacao-profissional

https://www.ofertaformativa.gov.pt/#/home

Boas pesquisas!



Que tipo de profissão é mais adequada para ti?

Escolher bem uma profissão pode ser a chave para uma vida mais equilibrada e feliz. John Lewis Holland foi um psicólogo americano que em no final dos anos 50 do seculo XX começou a desenvolver os Temas Ocupacionais, baseado na Teoria das Escolhas Vocacionais. Segundo Holland, a escolha de uma vocação é a expressão da personalidade do indivíduo. Se a profissão for congruente com as características do indivíduo, haverá maior bem-estar e maior produtividade.

Holland sugeriu que as pessoas podem ser categorizadas em 6 tipos principais, dando origem à Tipologia RIASEC: Realista (R), Investigador (I), Artístico (A), Social (S), Empreendedor (E) e Convencional (C). 

Este tema irá ser aprofundado nas sessões do Programa de Orientação vocacional que vai ser realizado nas aulas de PIC dos alunos do 9.º ano do nosso Agrupamento, mas para já deixamos-te um esquema para te ires identificando com algum/alguns) deste(s) tipos.

Até breve!



O que escolher: fazer o que gosto ou o que dá mais dinheiro? 



Quando temos de escolher uma profissão ou se está em dúvida sobre qual caminho seguir, uma das questões que surgem mais vezes é: 

"Devo escolher uma profissão onde posso fazer o que eu gosto ou devo pensar primeiro na remuneração e escolher algo onde se ganha muito dinheiro?" 

Afinal, quem não quer ganhar bem? 

Vamos analisar as duas opções: 


Ganhar dinheiro


Todas as pessoas querem ganhar bem, para não dependerem dos pais ou de apoios do Estado e para não terem de se privar de algumas coisas por não ter dinheiro suficiente no banco. Só que a parte mais difícil é ter de estudar durante vários anos matérias nada interessantes e passar o resto da vida a fazer tarefas que não aprecia nem são motivantes. 

Muitas vezes os pais e até os professores dizem que os alunos devem escolher algo “seguro”, que traga mais dinheiro para sobreviver. Há profissões que para os pais são sinónimo de estabilidade económica e estatuto social, mas será que vale a pena trabalhar em algo que não se gosta ou que nos deixa insatisfeitos? Será que queres ser mais uma pessoa dos milhões que trabalham só para receber o pagamento ao final do mês? Será que alguma dessas pessoas chega a destacar-se no que faz e a sentir-se realizada? 

 

Fazer o que se gosta


Na teoria é mais simples do que na realidade, pois às vezes nem sabemos o que gostamos. Outras vezes gostamos de tantas coisas que é difícil escolher o que gostamos mais. Uma dica útil é pensar em hobbies, nas atividades de tempos livres que gostas de fazer (indo para além do clássico estar nas redes sociais e ver vídeos ou streams) e depois decidir pelos que gostas mais e que possibilitem o exercício de uma profissão. Ou seja, ver nas atividades que gostas de fazer aquelas em que se pode tirar proveito disso de uma maneira genuína, com talento e disciplina, pois milagres não existem. 


O ideal é a pessoa sentir-se satisfeita com a profissão que exerceOu seja, conseguir fazer uma avaliação positiva das duas componentes da satisfação com o trabalho:  

1- ncomponente cognitiva, que diz respeito ao que o indivíduo pensa e a suas opiniões sobre o trabalho e  

2- na componente afetivo ou emocional, que diz respeito a quão bem uma pessoa se sente em relação a um trabalho 

Isto é, a pessoa satisfeita com o seu trabalho tem bons pensamentos sobre o seu trabalho e sente-se bem no que faz 


Claro que há muitos fatores que podem contribuir para a insatisfação com o trabalho que se faz, mas a congruência entre os seus interesses, o perfil de personalidade e as tarefas e o ambiente profissional são essenciais para que a pessoa se sinta bemE quando isso acontece muitas outras coisas correm bem: vários estudos internacionais mostram a importância da satisfação com o trabalho no desempenho do trabalhador na sua profissão, na sua saúde física e mental e até na satisfação com a vida em geral. 





Dito de outra forma: se escolheres uma profissão que esteja mais de acordo com os teus interesses e as tuas características pessoais terás maior probabilidade de seres bem-sucedido nessa profissão, de seres mais saudável e até mais feliz.  



Será que há futuro?






Hoje começamos com uma pergunta incómoda. É verdade. Mas será que é assim tão estranha? Provavelmente é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos dos nossos alunos.  Vamos explicar melhor.

No último ano vivemos uma situação impensável para todos: nunca imaginámos que no planeta onde vivemos todas as pessoas tivessem parar, ao mesmo tempo, a maioria das atividades por causa de um bicharoco que não se vê. E mais, aquilo que tínhamos por garantido: as nossas rotinas, a escola, a liberdade de sair de casa, foi completamente abalado. Uma das frases mais ouvidas dos mais pequenos (e os mais velhos não o disseram mas pensaram) foi "será que vamos ficar sempre assim?", uma forma diferente de perguntar "será que vamos ter futuro?".

E o bicharoco cá continua e as restrições estenderam-se ao longo de um ano, havendo previsões de mais uns meses de incerteza. 

Então, qual é o efeito disto na nossa vida futura? Qual o impacto desta situação nos adolescentes? 

Hoje pensamos especificamente nos alunos do 9.º ano (e também nos seus colegas do ensino secundário, em geral), que deveriam estar a pensar no seu futuro, a fazer a chamada exploração vocacional para responder às questões: 

 “Quem é que eu sou, quero e preciso?”

 “Que tipo de trabalho seria adequado e satisfatório para mim?”

“O que é que eu posso oferecer ao mundo do trabalho, em troca daquilo que eu quero e preciso?” 

Os adolescentes e jovens passam alguns anos da sua vida à procura de respostas significativas a estas questões. Ao longo deste processo (chamado de exploração vocacional) vão tomando consciência das suas qualidades e atributos internos, bem como das opções educacionais e vocacionais, facilitando o estabelecimento dum plano vocacional coerente, para uma vida de trabalho futura significativa e personalizada.

De facto, uma atitude exploratória favorável implica uma relação flexível com o mundo e com as experiências de vida, uma capacidade e abertura para integrar as emoções positivas e negativas que advêm do contacto com informação nova.

Só que se isso já é difícil em tempo "normal", numa situação como a atual, em que se percebe a instabilidade do mundo em que vivemos, isso torna-se mais complicado. É muito difícil pensar no futuro sentindo que o chão que pisamos é incerto. Como vai ser amanhã??



Não sabemos como vai ser amanhã. Mas sabemos outras coisas: a história da humanidade mostra-nos que momentos como este já aconteceram antes e que as pessoas os esqueceram. Que o mundo voltou à sua rotina, às suas guerras, às suas vitórias e conquistas. Sabemos que iremos voltar a pensar o futuro, acreditando que temos algum controlo sobre os acontecimentos. E isso é bom, pois os indivíduos com uma conceção equilibrada de perspetiva temporal têm uma visão de continuidade do tempo, confrontando-se com os desafios do presente, reconhecendo e valorizando as experiências do passado, mas tendo também como referência as expectativas e objetivos pessoais em relação ao seu futuro (Savickas, 1991).

Ou seja, as pessoas que pensam na sua vida no futuro demonstram ser capazes de articular e visualizar mentalmente os objetivos futuros, estabelecem metas e objetivos a longo prazo, e pensam em estratégias para os alcançar.


Na adolescência a orientação para o futuro encontra-se associada a resultados académicos mais elevados, a uma diminuição dos comportamentos de risco, a um maior controlo dos impulsos e a uma diminuição da probabilidade de existência de psicopatologia.

Então a mensagem de hoje é simples: 

Sim, vamos ter futuro;

Sim, podes começar a pensar na tua vida no futuro;

Sim, não é errado fazer planos flexíveis (aquela coisa de ter um plano A e um B);

Sim, devemos pensar que isto vai passar e que a nossa vida vai voltar a ter uma normalidade.


E pensa também no que este ano ou dois das nossas vidas nos podem ensinar. A mim, pessoalmente, ensinou-me que somos muito mais resilientes e capazes de lidar com as adversidades quando somos otimistas e tentamos adaptar-nos às circunstâncias em vez de lutar contra elas. 

E tu, aprendeste o quê? O que queres contar aos teus netos, no futuro, de como lidaste com este tempo?

Então, para que tenhas uma história de sucesso na luta com este bicharoco que nos virou a vida do avesso, começa hoje a pensar nas respostas às questões iniciais:

 “Quem é que eu sou, quero e preciso?”

 “Que tipo de trabalho seria adequado e satisfatório para mim?”

“O que é que eu posso oferecer ao mundo do trabalho, em troca daquilo que eu quero e preciso?” 

Com a nossa ajuda (Serviço de Psicologia da tua Escola) podes começar a construir o mapa da tua vida futura!

Boa sorte!!


O Futuro está aí!



A próxima fase do teu percurso, seja num curso científico ou num profissional, 

aproxima-se e leva-te para um novo contexto...




Por isto ser tão importante, para te esclarecer e apoiar na decisão

que tomarás no fim deste ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação

 está a iniciar o Programa de Orientação Vocacional com todos os alunos do 9.º ano.

Na Escola, contamos dinamizar sessões em grupo mas também individuais.

Queremos que todos os alunos tenham oportunidade de refletir

sobre os seus interesses, competências e valores,

queremos que todos tenham acesso à informação sobre a

Oferta Educativa e Formativa do concelho de Viseu 

bem como a outra informação relevante

para uma escolha ponderada e consciente no final do 9º ano.

Em breve, estaremos na tua turma a dar-te mais pormenores. 


Para além de estarmos disponíveis na Escola

estaremos aqui no blog para a atualização digital 😉




 





    

Matrículas para o Ensino Secundário


Chegou o final do ano letivo e com ele a grande decisão. Agora só falta mais um passo: fazer a matrícula para o ensino secundário.
E aqui a situação complica-se pois a plataforma de matrículas tem estado inoperacional há alguns dias. A opção é fazeres a matrícula presencialmente, sob marcação, na Escola sede do Agrupamento. Contudo, se tiveres sorte e a plataforma estiver a funcionar deixamos-te aqui um resumo do que vais encontrar:

1- o teu encarregado de educação entra no portal das matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/) e regista-se com o seu número de contribuinte (NIF). Poderá ser pedido que introduza duas vezes o NIF e a palavra passe:


2- Aparece uma lista de autorizações e consentimentos que o tem EE tem de validar.

3- O quadro seguinte é referente aos dados de identificação, morada e contactos do teu EE. Tem de preencher tudo corretamente, indicando também a relação que existe entre o EE e ti próprio.

4- Finalmente aparecem os teus dados de identificação, morada e contactos. Há também um local para inserires uma fotografia tua (que deves ter numa pasta do teu computador). São pedidas informações relativas às tuas vacinas (se estão ou não em dia), se tens computador, se usas título de transporte (passe escolar), se beneficiaste de medidas do DL 54 com relatório técnico-pedagógico (se não souberes bem o que é pergunta ao teu/tua diretor/a de turma). São também pedidos dados relativos aos teus pais.

5- A seguir tens de indicar o que fizeste no ano letivo anterior (ou seja, neste ano que agora termina em que estiveste no 9.º ano) e em que Escola. Na Modalidade e/ou Curso e ano tens de selecionar Ensino Básico Geral, do 3º ciclo. Assim:


Tens de indicar a língua estrangeira que iniciaste no 5.º ano e no 7.º ano.

6- Segue-se o momento em que tens de estar bem atento e decidido: é a indicação da tua escolha para o próximo ano.
No 1.º passo tens de indicar o regime de frequência- o nível de ensino (Secundário) e se pretendes um curso do ensino artístico-especializado (não será o teu caso, penso eu). 
No 2.º passo vais detalhar a tua escolha. Aqui tens de o distrito e o concelho da Escola que queres e depois o nome da Escola que pretendes. A seguir tens de selecionar a modalidade de curso que pretendes. 

No caso de optares por um dos quatros cursos científico-humanístico tens de selecionar a opção "Público/ME" no Tipo de Ensino. Depois indicas a língua estrangeira e as disciplinas da formação específica que queres. Vê este exemplo de uma colega que queria a área de ciências e tecnologias com Físico-Quimica A e Biologia e Geologia:


No caso de quereres um curso Profissional tens de clicar na opção "Ensino particular e cooperativo, ensino público não tutelado pelo ME e IPSS". A seguir à seleção do Distrito e Concelho aparecem as Escola Profissionais que existem nesse concelho (e outras que não funcionam como tal... erros do sistema, pensamos nós). Ou seja, aqui tens de estar atento e procurar o nome da Escola que queres. Depois de selecionada a Escola vais selecionar o curso que vai aparecer na Modalidade e/ou Curso. Vai abrindo as diversas caixas até encontrares o curso que queres. 


Ainda te é pedido para indicares outras opções de Escolas e/ou cursos por ordem de preferência e o motivo da transferência de escola (no teu caso é por Transição para o 10.º ano).

7- Agora vem a parte dos comprovativos. Têm de ser inseridos comprovativos de residência do encarregado de educação (pode ser, por exemplo, uma fatura da água com a morada e o nome do teu encarregado de educação) e o comprovativo da constituição do agregado familiar. Para este o teu encarregado de educação tem de aceder ao Portal das Finanças e, na área dos dados pessoais relevantes, pesquisar  agregado familiar de 2019 e descarregar o comprovativo.

8-Não te esqueças de ir clicando em GUARDAR!! Acredita que vai demorar algum tempo a fazer tudo...

9- Por fim seguem-se mais umas autorizações, declarações de veracidade das informações e indicação se queres receber o comprovativo no teu email. E pronto, já está! Ainda podes verificar e fazer alterações nos campos anteriores. Quando estiveres certo de que está tudo bem clicas em  submeter. Depois deste momento já não podes voltar atrás e alterar a tua matrícula. Por isso é importante teres a certeza do que pretendes!

Caso precises de ajuda não hesites: contacta uma das psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação, o/a teu/tua diretora/a de turma ou os serviços administrativos da tua Escola. Estamos cá para te ajudar!

Boa matrícula!


Acesso ao Ensino Superior


Hoje iremos levantar um pouco a ponta do véu sobre o acesso ao ensino superior em Portugal. É especialmente pensado para os alunos que estão ainda no ensino básico (no 9.º ano) e para quem estas coisas parecem ainda muito complexas. Vamos tentar que sejam esclarecidas algumas dúvidas.

1. Quem se pode candidatar ao ensino superior?
Diz a legislação que podem candidatar-se os estudantes que cumpram vários critérios dos quais destacamos:
- Ter aprovação num curso secundário - ou seja, tem de ter pelo menos 10 na nota final de todas as disciplinas do 10.º, 11.º e 12.º ou de qualquer outro curso que dê equivalência ao 12.º ano;
- Ter realizado as provas de ingresso fixadas para o curso e obtido classificação igual ou superior à classificação mínima exigida- as provas de ingresso são definidas por cada instituição de ensino superior de entre os exames nacionais que os alunos dos cursos científico humanísticos fazem obrigatoriamente;
- Satisfazer os pré-requisitos, caso sejam fixados- alguns cursos pedem a verificação de condições de natureza vocacional, física e funcional para o acesso a determinados cursos do ensino superior. Por exemplo, para cursos de Desporto habitualmente é pedida realização de provas Aptidão funcional, física e desportiva;
- Ter uma classificação de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição para o curso- cada instituição do ensino superior pode definir qual o valor mínimo que os estudantes devem ter na sua classificação para se candidatar a esse curso. Em todo o caso é importante referir que as instituições de ensino superior exigem uma classificação mínima nos exames realizados como provas de ingresso, fixada num valor igual ou superior a 95 pontos, na escala de 0 a 200. Isto é, para te candidatares a um curso do ensino superior tens de ter uma determinada classificação (acima de 95 pontos numa escala de 0 a 200) no exame nacional que será usado como prova de ingresso para esse curso.

2. O que são as provas de ingresso?
As provas de ingresso são um dos requisitos obrigatórios para as instituições de ensino superior selecionarem os candidatos a determinado curso. Atualmente, os exames finais nacionais do ensino secundário são usados como provas de ingresso. Isto é, um aluno que opte por um curso científico-humanístico (ciências e tecnologias, ciências socioeconómicas, artes visuais ou línguas e humanidades) faz quatro exames nacionais até ao final do 12.º ano (dois no 11.º e dois no 12.º ano). Esses exames serão usados, na maior parte dos casos, como provas de ingresso para os cursos que escolher candidatar-se. 
As provas de ingresso exigidas para cada curso são fixadas pela instituição, não podendo, regra geral, ser superior a dois. Para saber quais os exames nacionais do ensino secundário que podem ser utilizados como provas de ingresso deve consultar o Guia Geral de Exames de 2020. Poderá também consultar o Guia das Provas de Ingresso que te permite conhecer o que as provas e as condições de acesso para cada curso em Portugal.

3. Como é definida a nota de candidatura de acesso ao ensino superior?
Esta informação poderá mudar até ser a altura de te candidatares, por alterações na legislação ou por outras circunstâncias. Basta pensar nas alterações que ocorreram este ano por causa da pandemia. Contudo, em geral, a nota de candidatura resulta de uma fórmula que considera a média do ensino secundário (habitualmente com um peso não inferior a 50%), a classificação das provas de ingresso (com um peso não inferior a 35%) e, eventualmente a classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos, com um peso não superior a 15%. Se quiseres ter uma ideia podes dar uma vista de olhos ao site da Uniarea.

Certamente estás a pensar que isto é muito confuso. É verdade, é complexo e referimos apenas algumas informações. À medida que vais avançando no ensino secundário vais perceber que há muitas outras informações importantes e muitas regras que aqui não abordámos. 

Hoje pretendemos que retenhas 2 coisas: 

1) O acesso ao ensino superior exige muita pesquisa e recolha de informação e; 
2) Todo o esforço que fizeres para teres as melhores notas que fores capaz nos 3 anos do ensino secundário vai dar-te melhores condições para escolheres um curso do ensino superior do teu agrado.

Por isso, encara esta nova fase da tua vida com toda a seriedade e o empenho possível. E pelo caminho faz amigos, diverte-te e aprende outras coisas importantes para o teu futuro!


Mais uma opção para o Ensino Secundário

Nesta fase do ano, em que se aproxima a difícil tarefa de decidir o caminho a tomar no próximo ano, é muito importante que os alunos do 9.º ano conheçam as opções que têm ao seu dispor. 

Hoje vimos falar de uma alternativa menos conhecida e que, por esse motivo, nem sempre é ponderada. São os cursos de Aprendizagem do Centro de Formação Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Estes cursos, tal como os Cursos Científico Humanísticos e os Profissionais, permitem a conclusão do 12.º ano, tendo ainda as seguintes características:

Para o Centro de Formação de Viseu (situado em Coimbrões, no Parque Industrial) estão previstos os seguintes cursos: 

- Obtenção do nível de qualificação 4

- Possibilidade de prosseguimento de estudos

- Maior facilidade de integração no mercado de trabalho

 

Podem optar por estes cursos os alunos que tenham as seguintes condições:

- Idade entre os 15 e os 24 anos (inclusive) ou com mais idade (com pedido de excepção)

- Com 9º ano ou superior, sem conclusão do 12º Ano de Escolaridade


Estes cursos oferecem os seguintes Apoios:

- Subsídio de Alimentação

- Seguro de Acidentes Pessoais

- Estágio em Empresa do Setor

- Bolsa de Profissionalização

- Bolsa de Material de Estudo

- Subsídio de Transporte

 

A duração é de 3 períodos de formação com duração de 8/9 meses cada (+/- 2,5 anos)



Escolher... ou não escolher?

Bem que podia ser uma frase de um enredo dramático, em que a personagem principal se via perante uma decisão super-mega-ultra importante mas não conseguia saber o que seria melhor! 

Mas a história é bem real, e certamente atual, na vida de muitos jovens que terminam agora o 9.º ano. E o risco é o de não escolher, ou seja, deixar que sejam os outros a decidir por si (pais, amigos, ...).


No fim deste percurso "generalista" em que aprenderam um pouco de tudo, com um currículo quase igual para todos os jovens portugueses, agora têm de decidir um caminho que os conduza, mais tarde ou mais cedo, ao mundo do trabalho, à autonomia financeira e à independência. Só de pensar nisso alguns sentem o estômago a encolher, certamente!! 

Pois é, de facto, uma decisão importante e até mesmo os jovens mais seguros vacilam e sentem uma pontada de incerteza. É normal! Por isso, ao longo do ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação da vossa Escola dedica uma parte importante do seu trabalho aos alunos do 9.º ano, visando apoiar neste processo de tomada de decisão, diminuindo a incerteza e a dúvida. 

Para que a decisão seja a melhor possível há várias informações importantes a considerar: os vossos interesses, capacidades, objetivos de vida, características pessoais, valores, ... , além dos vossos sonhos, ideais, inseguranças, receios, ... Ui, nada fácil...

Mais do que nunca o resultado desta decisão será tanto melhor quanto mais informações recolherem e quando mais pensarem sobre ela. 

Hoje deixamos aqui uma proposta em video, especialmente feito para os jovens que estão no final do 9.º ano e têm de decidir um rumo para a tua vida.


Boas reflexões e até breve!



Teste às profissões


Sim, leste bem. Hoje propomos-te que analises e testes algumas profissões. 

Todos nós, em geral, temos um conhecimento sobre as profissões que, na verdade, é incompleto e algumas vezes incorreto. Ao longo da nossa experiência vamos acumulando informações, de forma mais ou menos consciente, e ficamos com a sensação de que "sim, eu conheço isso, sei bem o que é". 
Mas será mesmo assim? Será que conheces bem o que faz esse profissional? Será que sabes quais são os aspetos mais difíceis dessa profissão? 
É esse conhecimento mais aprofundado que nos vai permitir perceber se essa profissão é mesmo aquela que nos "assenta que nem uma luva", onde nos podemos sentir realizados e competentes, ou se, pelo contrário, tem aspetos que são, para nós, para a nossa personalidade e capacidades, muito difíceis e o seu exercício iria causar muitas vezes "um friozinho no estômago".

Então, para que isso não aconteça, propomos-te hoje um desafio simples:
Acede ao site 
https://www.designthefuture.pt/ e pesquisa algumas profissões que possam ser do teu interesse. 
Depois seleciona duas e preenche o teste. No final guarda com o teu nome e envia à tua psicóloga. Ela vai juntar esta tarefa às outras que foste realizando ao longo do ano, tornando o teu processo de orientação vocacional mais rico e produtivo.


 
No final esperamos que estejas mais esclarecido/a e que possas perceber, com mais certezas, que tipo de profissão está mais de acordo contigo e com as tuas características (interesses, capacidades, limites, ...).
Até para a semana!


Oferta formativa das Escolas Secundárias e Profissionais do Concelho de Viseu



Aproximando-se o final do ano, e a consequente tomada de decisão para o ensino secundário, é importante saberes as ofertas das Escolas do teu concelho para poderes escolher bem, e com consciência de que estás a tomar uma boa decisão para ti e para o teu futuro.

No quadro seguinte encontras as informações das Escolas Secundárias e Profissionais do Concelho de Viseu. Clica nas hiperligações para poderes conhecer os cursos com mais pormenor, nomeadamente as suas disciplinas.


 

Não te esqueças que:

- Os Cursos Científico-Humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico). Destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12.º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

- Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas.
Os Cursos Profissionais são indicados para os alunos que reúnem as 
seguintes condições:
  • concluíram o 9.º ano de escolaridade
  • procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho
  • querem manter em aberto a hipótese de prosseguir estudos.
Os Cursos Profissionais podem funcionar nas escolas profissionais, públicas ou privadas ou em escolas secundárias da rede pública. No final do curso tens:
  • O ensino secundário concluído
  • O nível 4 de qualificação do Quadro nacional de Qualificações
  • A possibilidade de prosseguir estudos.
Lembra-te: boas decisões assentam em boas informações!!




Que profissão é melhor para mim? Como escolher?


A escolha de uma profissão é uma tarefa difícil e cheia de incertezas. Mas não te preocupes: não tens de decidir agora, no final deste ano. Contudo, é importante que descubras que tipo de profissões te interessam para poderes escolher o melhor caminho de modo que, passo a passo, decisão a decisão, te aproximes o mais possível desse ideal. 

Mais uma vez temos uma proposta para que, até ao final deste ano letivo, consigas definir com mais clareza o teu projeto escolar e profissional. 
Nesta semana o desafio pretende continuar a levar-te a pensar no tipo de profissões que mais te agradam.  

Muitas vezes temos ideias muito superficiais das profissões, reduzidas àquilo que vemos em filmes e séries, e com pouco contacto com profissionais reais, inseridos no contexto português. E como sabem, o conhecimento e a informação correta são essenciais para se tomarem boas decisões.

Assim, para começar, vê o filme:



e depois acede, nesse mesmo site, a um local de excelente qualidade onde estão caracterizadas mais de 250 profissões, com pessoas reais do nosso país. Pesquisa algumas profissões. Voltaremos a falar disto na próxima semana.

Diverte-te!!!



O que preferias?


No final deste ano letivo vais ter de tomar uma decisão importante para o teu futuro. 
Ela não é definitiva mas deverás pensar bem, para te sentires confiante e confortável de que estás a fazer uma boa escolha. Para isso, além de conheceres as opções que existem, deverás conhecer-te bem a ti próprio. Não te esqueças Boas decisões assentam em boas informações!!

E tu, sabes o que gostas de fazer? 
O que fazes bem, com facilidade e com qualidade? 
Que atividades te deixam mesmo feliz quando as executas? Que atividades costumam ser elogiadas pelos outros quando as fazes?


Porque a profissão ideal para cada um de nós será, sem dúvida, aquela em fazemos coisas que gostamos, que nos saem bem, e ainda por cima nos pagam!!
Este conhecimento pessoal não se atinge de um dia para o outro nem por acaso. É importante dedicar algum tempo a pensar nisso, colocar-nos perante alguns desafios e perceber em que sentido vão as nossas escolhas.

A tarefa que propomos pretende ajudar nessa reflexão. É simples:

1- Acedes ao jogo



2- Tiras algumas cartas (pelo menos 3) e lês as perguntas

3- Preenches a ficha:





4- Envia para a psicóloga responsável pela tua orientação escolar.

Se quiseres podes ainda fazer outra coisa: lança o desafio lá em casa, com os teus pais e irmãos (ou com as pessoas que moram contigo) e fazem um serão engraçado. 
Cada um, na sua vez, terá de jogar uma carta e responder à pergunta! Podem jogar várias vezes pois há muitas questões. Acredita que vão ser momentos divertidos e, quem sabe, vão ajudar-te a pensar noutros pontos de vista e permitir um maior conhecimento de ti próprio/a.

Esperamos que te divirtas!!!



Oferta formativa- Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas.
Os Cursos Profissionais são indicados para os alunos que reúnem as seguintes condições:

  • concluíram o 9.º ano de escolaridade
  • procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho
  • querem manter em aberto a hipótese de prosseguir estudos.

Os Cursos Profissionais podem funcionar nas escolas profissionais, públicas ou privadas ou em escolas secundárias da rede pública.
No final do curso tens:
  • O ensino secundário concluído
  • O nível 4 de qualificação do Quadro nacional de Qualificações
  • A possibilidade de prosseguir estudos
No quadro seguinte tens a oferta formativa das Escolas Profissionais do Concelho de Viseu. (Clica em cima da designação para teres mais informação sobre os cursos)









Instalador/a de sistemas solares fotovoltaicos (NOVO)




Serviços Jurídicos 

 

Comercial 

 

Contabilidade 

 

Animador Sociocultural 

 

Produção Agrária 

 

Vitivinícola 



Podes ainda consultar:
http://www.anqep.gov.pt/default.aspx
http://cdp.portodigital.pt/educacao-e-formacao/ensino-basico-e-secundario/modalidades-de-ensino/cursos-profissionais
https://www.garantiajovem.pt/educacao#CursosPro
https://www.publico.pt/2020/04/06/sociedade/noticia/alunos-profissional-vao-acesso-especial-superior-ano-1911196


9.º ano... e depois? 
Que opções tenho para o ensino Secundário?


Ninguém pode escolher aquilo que desconhece!!!

Por isso, iremos recordar o Sistema Educativo Português e as diferentes opções que existem para prosseguires estudos após o 9.º ano.

Serão focadas as ofertas das Escolas Secundárias de Viseu mas também das Escolas Profissionais da nossa cidade e de algumas de noutros concelhos vizinhos.

Não te esqueças que, no que se refere aos Cursos Profissionais, estamos a mostrar apenas os cursos que têm estado a funcionar no presente ano letivo (2019-20), sendo ainda muito cedo para termos certezas sobre os que irão, de facto, funcionar em cada Escola no próximo ano letivo.

Não te esqueças de deixar o teu comentário ou de partilhares as tuas dúvidas!! 
Até breve!

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