A Saúde Psicológica diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões.
É claro que todos temos momentos em que nos sentimos sozinhos, tristes ou zangados. No entanto, quando um acontecimento de vida ou situação altera a forma como costumamos pensar e sentir, podemos enfrentar problemas de saúde psicológica. E, nesse caso, a nossa vida parece-nos bastante mais difícil de gerir. A verdade é que estamos mais cansados. A fadiga da pandemia e do segundo confinamento atinge uma parte muito significativa dos portugueses, e as nossas crianças e jovens não são exceção.
É natural que se sintam inquietos e irritados, angustiados, tristes ou com medo. É natural sentirem-se zangados e importantes.
No entanto, é importante reconhecer estas emoções e perceber se interferem com a capacidade de realizar as tarefas dos dia-a-dia, de aprender, de aproveitar os tempos livres e manter as relações com os outros. Este último ano temos assistido a um aumento de perturbações de ansiedade e humor nas crianças e adolescentes do nosso país.
Segundo a Organização Mundial de Saúde
metade dos problemas de saúde mental na idade adulta
tem início antes dos 14 anos.
Para atuar, aconselhar e/ou definir estratégias de atuação e tal como aconteceu no primeiro confinamento em maio de 2020, a equipa de Psicólogos a exercer funções em contexto escolar, no âmbito do Observatório do Bem-Estar dos Alunos do Concelho de Viseu elaborou um questionário dirigido aos alunos visando perceber como estes se estão a sentir neste período de pandemia e recolher indicadores de todas as Escolas/Agrupamentos do Concelho.
As respostas são anónimas e confidenciais e só os Psicólogos das Escolas podem ter acesso a elas, contudo terá de ser o encarregado de educação ou o aluno, se maior de idade, a permitir o seu preenchimento assinalando o consentimento informado.
Para aceder ao questionário use o seguinte endereço/link:
👉👉 https://forms.gle/bVDuyUBAm924izur5 👈👈
Só assim conseguiremos, efetivamente perceber como se sentem os alunos neste período, recolher indicadores das várias escolas e aconselhar ou definir estratégias de atuação em função dos dados recolhidos.
Obrigada pela colaboração!
Estamos todos unidos por estes sentimentos, nalgum momento ou
momentos dos nossos dias, nesta circunstância excecional. E mais ainda, estamos unidos pela resiliência e esperança que os melhores dias chegarão!
Sem comentários:
Enviar um comentário