sexta-feira, 23 de abril de 2021

O impacto positivo da relação professor-aluno

A relação positiva Professor – Aluno

beneficia a saúde dos alunos a longo prazo


Sabemos que uma boa relação professor-aluno facilita a aprendizagem, e que a força desta relação é significativa para o desenvolvimento da criança e adolescente. Agora há novos dados que vão além da aprendizagem e interferem com a saúde física e psicológica dos intervenientes. Estes dados são provenientes do estudo coordenado por Jinho Kim do Departamento de Política e Gestão de Saúde da Universidade da Coreia, no qual participaram quase 20.000 estudantes que, durante 13 anos, foram monitorizados desde o 7.º ano de escolaridade até à idade adulta, através de questionários e outros instrumentos de observação psicológica, mas também de indicadores de saúde física (como a pressão arterial e o índice de massa corporal).


De acordo com esta investigação publicada pela American Psychological Association, os adolescentes que têm um bom relacionamento com os seus professores são mais saudáveis quando adultos.

De facto, embora as amizades sejam importantes para os adolescentes, o estudo não encontrou a mesma ligação entre bons relacionamentos com colegas e a saúde dos alunos na idade adulta. A qualidade das relações aluno-professor tem um aspeto mais robusto e associação consistente com a saúde do adulto em comparação com as relações aluno-aluno.

Segundo o autor do estudo, esta pesquisa sugere que melhorar o relacionamento dos alunos com os professores pode ter efeitos importantes, positivos e duradouros, além do sucesso académico. Em simultâneo, pode ter implicações importantes para a saúde a longo prazo. 

Os relacionamentos que as crianças, e em especial, os adolescentes, têm fora das suas famílias são substancialmente influentes para o seu desenvolvimento psicológico e social (Giordano, 2003). Para além disto, a Escola é um dos meios sociais mais importantes para o desenvolvimento social, isto porque é um contexto no qual os adolescentes interagem com vários atores sociais importantes por longos períodos de tempo.

Os resultados encontrados sugerem que as relações com os professores são ainda mais relevantes do que se pensava anteriormente e que o investimento na forma como se desenvolve esse relacionamento deve ser uma prioridade no sistema educativo de cada país.


In Artigo: “A Qualidade das Relações Sociais nas Escolas e na Saúde do Adulto: Efeitos Diferenciais das Relações Aluno-Aluno versus Aluno-Professor”, por Jinho Kim, PhD, Korea University. School Psychology , publicado online em 29 de outubro de 2020. Ler artigo completo em https://www.apa.org/pubs/journals/releases/spq-spq0000373.pdf




A relação que falamos baseia-se na afetividade, na valorização, transparência e empatia. Pois como descreveu Wallon a afetividade e a inteligência são inseparáveis, uma complementa a outra. E, se por um lado, o afeto estimula o desenvolvimento, por outro, a relação que estabelecemos com os outros promove também o nosso próprio bem estar.

Cada Professor é único quer no seu papel profissional quer como pessoa, na sua personalidade. Presencialmente ou à distância, a prática docente começa na pessoa em si, nos sentimentos, opiniões e atitudes manifestadas, daí a importância de cada um promover, em primeiro lugar, o seu bem-estar próprio para, de seguida, poder alicerçar boas relações e potenciar a saúde futura dos alunos… e do professor.


Hoje deixamos-vos o link do portal EU SINTO.ME, criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para promover a literacia sobre Saúde Psicológica e Bem-estar. Este é um portal disponível a qualquer hora e que se dirige a todas as idades, sejam pais, estudantes, professores e educadores. Será um ponto de partida para cada adulto olhar para si e cuidar de si, ciente de que esse autocuidado poderá ter efeitos muito positivos na saúde física e psicológica dos seus alunos.


 

Cuidem de vós. Fiquem bem.

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