sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Melhora a tua Atenção

Começámos as aulas há uma semana... Mas será que já todos estamos envolvidos na rotina? 


Quem ainda pensa nos mergulhos na praia ou na piscina? 💦    Ou nos passeios que deram durante as férias? 🚗🌍    Ou no tempo que passaram com a família a brincar horas e horas seguidas? 👧👦👧👦   Ou até, naqueles momentos que estávamos aborrecidos já sem ideias do que fazer? 😔😕😅



Quem ainda está muitas vezes... No mundo da Lua?



Apesar de termos retomado a escola há uma semana, 

é preciso algum tempo até reorganizarmos o nosso cérebro 

e o nosso corpo para se adaptar à nova rotina. 

Acontece, por vezes, estarmos no Mundo da lua e ouvirmos

o/a Professo/a a chamar pelo nosso nome 

para que estejamos atentos/as. 



Mas o que é isso da atenção?


A atenção é a nossa capacidade para selecionarmos e nos focarmos em determinada coisa, ideia ou tarefa enquanto ignoramos outras que são distrações. 


É como se fosse uma lupa que escolhe o que de mais importante e relevante está a acontecer à nossa volta. Por exemplo, a nossa atenção permite-nos ouvir o que o/a Professor/a explica em vez de escutar os meus colegas da mesa de trás que estão a conversar, ou permite que faça uma ficha em vez de me distrair com os colegas que lá foram jogam à bola. 



Mas isto nem sempre é fácil, pois não?




 Há uma boa notícia: 


🚨 A atenção também se treina! 🚨




E porque é que é importante treinar a atenção?

Porque quando nos conseguimos concentrar somos mais felizes! Conseguimos controlar melhor o nosso comportamento e aprendemos de forma mais positiva!





Se conseguirmos treinar a nossa atenção um bocadinho todos os dias, ela vai ficando cada vez melhor e mais focada. É importante este treino para que, sozinho/a, consigas melhorar o teu foco e atenção e, em momentos em que é necessário, realizes com sucesso aquilo que é proposto. 
A isto chama-se Autocontrolo, ou seja, conseguirmos controlar a nossa atenção e o nosso comportamento. 

Ficarás um ÁS da ATENÇÃO!





Dicas: 

  • Pensa numa atividade de que gostes. Pode ser por exemplo um labirinto, um jogo de diferenças, a tabuada ou até colorir um desenho. Usa um relógio, cronometro ou ampulheta para contares o tempo que demoras a realizá-la. O objetivo é que consigas realizar a tarefa bem e com atenção e que, ao longo dos dias, diminuas o tempo que demoras.

  • Tens um baralho de cartas?  Podes ir buscá-lo, pode ser Uno ou então um dos mais comuns. Durante um minuto vai virando as cartas e diz o número/símbolo do máximo de cartas que conseguires. Para aumentar o desafio podes dizer o número e a cor. No final conta o número de cartas que conseguiste virar. 


  • Faz um registo. No final do teu dia regista qual ou quais os momentos em que sentiste que estiveste mais desatento/a ou desinteressado/a. Isto vais ajudar-te a seres mais consciente do teu comportamento e até, poderes arranjar estratégias para que isso não aconteça.


  • Escolhe uma música que gostes. Ouve com muita atenção as palavras da letra e, no final escreve por exemplo quantos adjetivos, verbos e nomes ouviste. Ou que palavras começavam pela letra A, M ou P. Quanto mais treinares, mais palavras ouvirás.  


  • Inspira e Expira. Podes fazer, treinar e treinar exercícios que promovam a atenção que dás à tua respiração. Certamente já os fizeste em diferentes contextos, como na escola por exemplo. Em momentos de mais desatenção podes sempre recorrer a esses exercícios para conseguires voltar a focar-te. É fácil: inspira e expira profundamente como se cheirasses uma flor e depois apagasses uma vela. 

  • Pensamento positivo. Por vezes, quanto mais pensamos em estar atentos/as e concentrados/as, quanto mais nos preocupamos menos concentrados/as estamos. Escolhe uma frase que gostes e que digas a ti próprio/a sempre que estiveres distraído/a, com o tempo começas a habituar-te. Por exemplo: Em vez de falar com o Francisco, vou é ler o que o Professor/a pediu; Apesar de estar do lado da janela, vou olhar e escutar o/a Professor/a; Foca-te, tu consegues!. 



Desafia-te! 

Vai aumentando a dificuldade das tarefas! 
Tenta ser sempre melhor do que no dia anterior!


Há, ainda, algumas coisas que podes fazer para potenciar a tua atenção. Para isso tens de te lembrar que há coisas do nosso dia-a-dia importantes como:


🍛 Alimentação - é importante manteres uma alimentação saudável e equilibrada. Se estiveres muito tempo sem comer o cansaço aumenta e a resistência diminui e, por isso, a tua atenção e concentração diminuiu. 

😴 Hábitos de Sono - Deves dormir pelo menos 8 horas por noite, para estares cheio/a de força e energia. É importante manteres uma rotina de sono, isto é deitares-te e levantares-te sempre à mesma hora.

🏃 Atividade Física - Ter uma atividade física também é importante. Pode ser um desporto (o que mais gostares) ou andar a pé ou de bicicleta. 

📚T.PC. / Estudo - Para realizares os trabalhos de casa também é importante escolheres bem o local. Escolhe um sítio com uma cadeira confortável, bem iluminado, com pouco barulho, e leva para a secretária tudo aquilo que necessitas para que não tenhas de te levantar. 

📏Tarefas - Há algumas tarefas que podes realizar de forma autónoma e que ajudam a melhorar o foco e a atenção. Por exemplo: sopa de letras, palavras cruzadas, descobrir diferenças, sudoku, labirintos, e tantos outros. 



Pede ajuda aos teus pais e/ ou Professor/a. 
Lembra-te que podes SEMPRE contar com eles. 

Partilha estas dicas com os teus colegas e...

...muito importante: DIVIRTE-TE!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário