quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Dia Mundial da Bondade





Parte de ser uma pessoa psicologicamente saudável é conseguir estabelecer e manter relações positivas com outros, apoiando-os e olhando por eles quando têm dificuldades e celebrando com eles quando têm sucessos. é importante partilhar tanto os momentos felizes como os momentos tristes. 


DIA MUNDIAL DA BONDADE

O dia mundial da bondade (World Kindness Day) pretende reavivar no mundo o sentido de bondade das pessoas. Um simples obrigado, um belo sorriso ou um gesto carinhoso são pequenas ações que podem fazer toda a diferença.
Em 1998 teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement) e o objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”.








Atualmente, este dia celebra-se em vários países do Mundo e em alguns lugares oferecem-se flores, quer a conhecidos, quer a desconhecidos para comemorar este dia.









Em 2022 o Serviço de Psicologia e Orientação, em colaboração com o Observatório do Bem-estar, decidiu avaliar indicadores de saúde psicológica dos profissionais do agrupamento- docentes, não docentes e técnicos especializados - e perceber quais as atividades praticadas promotoras de bem-estar.


Os resultados mostraram que os adultos que praticam atividades de interação como fazer voluntariado ou ajudar os outros têm menos probabilidade de desenvolver ansiedade, depressão e stress.
Ainda, adultos que fazem voluntariado ou ajudam os outros avaliam a sua qualidade de vida como mais alta comparativamente ao que não praticam estas atividades.




Do mesmo modo, há estudos internacionais que mostram que as pessoas que se voluntariam são mais felizes do que aquelas que não o fazem e, em comparação com participantes que não fazem voluntariado, aqueles que o fazem estavam mais satisfeitos com suas vidas e avaliaram a sua saúde geral como melhor também.




Quando somos voluntários/as, doamos livremente o nosso tempo sem nenhuma expectativa de compensação. A bondade e o altruísmo levam a que muitas pessoas se preocupem com a felicidade e bem-estar dos outros, procurando ajudá-las e, muitos, acreditam que ajudar os outros é um excelente “analgésico natural do cérebro”.

Isto porque, ajudar os outros traz uma sensação de bem-estar.







Bondade gera bondade

Sabemos que um mundo mais generoso é um mundo melhor, quer seja com pequenos atos de bondade que iluminam os nosso dias ou com grades feitos para ajudar os outros.
Por vezes, sentimo-nos impotentes, como se nada do que fazemos fosse suficiente para fazer a diferença.
Mas é bom relembrarmo-nos de que até as mais pequenas ações de bondade podem realmente ter impacto:

💚sorrir


💗elogiar alguém


💜ouvir os outros sobretudo quando estão tristes


💙perguntar "Estás bem? Posso fazer algo por ti?"


💓fazer o jantar a um/a colega que anda mais cansado


💛combinar um programa fora do normal com o amigo que anda mais distante


💖estar disponível para os outros





Como ensinar as crianças e jovens a serem bondosos/as?


SEM DÚVIDA QUE EM PRIMEIRO LUGAR ☝ATRAVÉS DO EXEMPLO. AS crianças aprendem e moldam o seu comportamento pelo exemplo, por aquilo que vêm e experienciem. Por isso, se no dia-a-dia promovermos atos de bondade as nossas crianças certamente que perpetuaram estes comportamentos.


✌Falar sobre os assuntos de forma natural sobre alguns conceitos como empatia e bondade. Deixamos algumas sugestões de livros para abordar estes temas com os mais novos.









Para além de atos simples de bondade, o voluntariado consistente pode ser uma excelente oportunidade de ajudarmos quem mais precisa. Localmente há algumas instituições que aceitam voluntários. Deixamos algumas ideias: REFOOD, Cáritas Diocesana de Viseu, Obras Sociais Viseu, Ready to Help-Viseu, APCV, Liga de Amigos e Voluntariado Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Santa Casa da Misericórdia, Banco Alimentar, APPDA, Saúde em Português, etc.


🤩E tu, que ato de bondade já tiveste hoje?🥰


Sem comentários:

Enviar um comentário