segunda-feira, 4 de abril de 2022

GENEALOGIA sabes o que é?


De acordo com o dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, de forma resumida Genealogia é: o estudo da origem e a sucessão das famílias, descrevendo as relações de parentesco entre as gerações; documento onde se expõe cronologicamente a linha de gerações anteriores a um indivíduo, a uma família ou grupo; conjunto de relações genéticas, estabelecidas através de gerações, entre seres vivos; história da evolução de uma espécie.

Já alguma vez fizeste a tua árvore Genealógica?

Esta é uma ótima atividade para melhor conheceres as tuas origens familiares, para te sentares com os teus pais e juntos construírem o esquema da família.
Dos mais novos até aos mais velhos, vais perceber melhor porque é que algumas pessoas são tuas primas. Há tios que, não sendo irmãos dos nossos pais, são nossos tios porque são os irmãos dos nossos avós ou até bisavós!


Ao fazerem a árvore em conjunto com os mais velhos: registem o nome, a idade e uma palavra que descreva cada um dos vossos familiares. Para isso, ouçam as histórias de cada um e se os pais não souberem algo sobre alguém, telefonem ou perguntem a outros. Este é sempre um tema interessante para se explorar, os mais novos gostam de ouvir e os mais velhos gostam de contar, recordar e passar o testemunho...
Se quiserem, para tornar o vosso esquema mais divertido e completo, podem desenhar a pessoa ou colar fotografias...


A nossa identidade, aquilo que somos, quem somos assenta quer na nossa história quer na história dos nossos antecedentes, que é a história da nossa família! Ao crescermos, formamos a nossa identidade com base naquilo que genética e socialmente nos foi transmitido. A nossa história, com todas as experiências que vivemos tem um papel primordial neste crescimento. A presença (ou ausência) dos nossos familiares influi bastante na forma como somos e vivemos. Para além disso, a família é a nossa rede de suporte, é quem nos ajuda quando precisamos e está lá sempre para nós.



Para melhor entendermos quem somos, percebermos de onde vimos e onde nos encaixamos, para nos sentirmos aceites e pertencentes a determinado grupo podemos observar a nossa família. Com cuidado, vamos ver quem é parecido com quem e o que naturalmente herdámos uns dos outros.



Ao longo da vida a família vai aumentando, quer com novas gerações quer com pessoas amigas que acabamos por trazer para nós... 

Muitas vezes os amigos também se tornam família! Quando com eles crescemos e nos identificamos, só os queremos ter por perto, por gostarmos tanto deles!



Adivinha

Dois pais e dois filhos carregam três pães e cada um comeu um. 
Quantas pessoas são e qual o grau de parentesco entre eles?

 Três pessoas: avô, pai e filho!



Para verem mais tarde, deixamos a sugestão de três histórias...

     
                                     Livros divertidos e cheios de afetos
             disponíveis na biblioteca da Escola D. Luís de Loureiro do Agrupamento.

                         
                             Divirtam-se a investigar as vossas RAÍZES!


Sem comentários:

Enviar um comentário