Quase, quase, a mudar de nível!
Em breve serão chamados a decidir o que querem fazer nos próximos 3 anos das suas vidas e mais além! Ou seja, essa decisão tem impacto no percurso escolar e até profissional.
Mas calma! Não entres já em stress! Há ainda a possibilidade de mudares de opinião sem que isso implique perderes um ano escolar (sabias que no 10.º ano podes mudar de área/curso até ao final do 1.º período sem teres de repetir o ano?) e, é sempre possível optares por um curso superior completamente diferente das opções mais lógicas para a área que escolheste! Não serias o primeiro a ir para um curso de ciências e tecnologias e acabares em Direito no ensino superior! É um bocado complicado e implica um esforço adicional, mas é possível!
Então vamos por partes. Na imagem seguinte tens o esquema do sistema educativo português:
Fonte: Perspetivas da Politicas de Educação- Portugal (OCDE, 2014) de https://www.dgeec.mec.pt/np4/58/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=146&fileName=EPO_PRT_PROFILE.pdf
Então, nesta fase tens de optar por um dos cursos do ensino secundário, sendo que em Viseu tens 3 grandes opções:
1- Cursos Científico Humanísticos
2- Cursos Profissionais
3- Cursos do Sistema de Aprendizagem
Todas estas opções permitem concluir o ensino secundário e duas delas têm ainda um diploma de formação profissional (a 2 e a 3). Na prática todas equivalem ao 12.º ano, permitindo continuar para o ensino superior se assim o desejares.
É importante recordar que a conclusão do nível secundário depende de aprovação em todas as disciplinas do plano de estudos do curso frequentado pelo aluno. Ou seja, independentemente da escolha que faças, tens de ter positiva a todas as disciplinas para acabares o ensino secundário.
Vamos ver um pouco melhor cada um destas opções.
1- Cursos Científico Humanísticos
Estão organizados em 4 áreas:
a) Ciências e Tecnologias
b) Ciências Socioeconómicas
c) Línguas e Humanidades
d) Artes Visuais
Têm o mesmo tronco comum de disciplinas da formação geral (Português, uma Língua Estrangeira, Filosofia, Educação Física).
- Uma disciplina trienal obrigatória (10.º, 11.º e 12.º anos);
- Duas disciplinas bienais (10.º e 11.º anos), a escolher de entre o leque de opções de cada curso, sendo ambas obrigatoriamente ligadas à natureza do mesmo;
- Duas disciplinas anuais (12.º ano), a escolher de entre as opções de cada curso.
Os cursos profissionais funcionam em escolas profissionais e em escolas secundárias. Encontra aqui mais informação sobre estes cursos.
Ficam aqui os links das Escolas do nosso concelho com esta oferta para pesquisares (clica nos nomes das Escolas).
Escola Secundária Emídio Navarro
Escola Secundária Viriato (depois clica em Oferta Formativa)
Escola Profissional Mariana Seixas
3- Cursos de Aprendizagem
São cursos da iniciativa do Instituto de Emprego e formação profissional. Permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior. Encontra aqui mais informação sobre esta modalidade de formação.
Aqui encontras informação sobre os cursos disponíveis no Centro de Formação de Viseu, mas como pode um pouco confuso (o site usa filtros e não é muito fácil perceber o que devemos selecionar), deixamos-te aqui os cursos previstos para iniciar no outono de 2022:
- Técnico/a Assistente Dentário
- Técnico/a Mecatrónica Automóvel
- Técnico/a de Cozinha/Pastelaria
- Esteticista
- Técnico/a de Informática-Sistemas
- Técnico/a de Pintura e Reparação de Carroçarias
Bem, a oferta formativa é variada e é desafiante analisares todas estas informações. Mas repara, como em tudo na vida, só serás capaz de escolher depois de saberes o que existe!
Para tomar boas decisões é preciso estar na posse de boas informações! E conheceres a oferta formativa da tua região é uma dessas componentes essenciais. A outra é conheceres-te a tu mesmo/a. Mas disso falaremos depois.
Ficam aqui mais alguns links para pesquisares mais informação:
https://www.dgert.gov.pt/modalidades-de-formacao-profissional
https://www.ofertaformativa.gov.pt/#/home
Boas pesquisas!
Que tipo de profissão é mais adequada para ti?
Holland sugeriu que as pessoas podem ser categorizadas em 6 tipos principais, dando origem à Tipologia RIASEC: Realista (R), Investigador (I), Artístico (A), Social (S), Empreendedor (E) e Convencional (C).
O que escolher: fazer o que gosto ou o que dá mais dinheiro?
"Devo escolher uma profissão onde posso fazer o que eu gosto ou devo pensar primeiro na remuneração e escolher algo onde se ganha muito dinheiro?"
Afinal, quem não quer ganhar bem?
Todas as pessoas querem ganhar bem, para não dependerem dos pais ou de apoios do Estado e para não terem de se privar de algumas coisas por não ter dinheiro suficiente no banco. Só que a parte mais difícil é ter de estudar durante vários anos matérias nada interessantes e passar o resto da vida a fazer tarefas que não aprecia nem são motivantes.
Muitas vezes os pais e até os professores dizem que os alunos devem escolher algo “seguro”, que traga mais dinheiro para sobreviver. Há profissões que para os pais são sinónimo de estabilidade económica e estatuto social, mas será que vale a pena trabalhar em algo que não se gosta ou que nos deixa insatisfeitos? Será que queres ser mais uma pessoa dos milhões que trabalham só para receber o pagamento ao final do mês? Será que alguma dessas pessoas chega a destacar-se no que faz e a sentir-se realizada?
Fazer o que se gosta
Na teoria é mais simples do que na realidade, pois às vezes nem sabemos o que gostamos. Outras vezes gostamos de tantas coisas que é difícil escolher o que gostamos mais. Uma dica útil é pensar em hobbies, nas atividades de tempos livres que gostas de fazer (indo para além do clássico estar nas redes sociais e ver vídeos ou streams) e depois decidir pelos que gostas mais e que possibilitem o exercício de uma profissão. Ou seja, ver nas atividades que gostas de fazer aquelas em que se pode tirar proveito disso de uma maneira genuína, com talento e disciplina, pois milagres não existem.
O ideal é a pessoa sentir-se satisfeita com a profissão que exerce. Ou seja, conseguir fazer uma avaliação positiva das duas componentes da satisfação com o trabalho:
1- na componente cognitiva, que diz respeito ao que o indivíduo pensa e a suas opiniões sobre o trabalho e
2- na componente afetivo ou emocional, que diz respeito a quão bem uma pessoa se sente em relação a um trabalho.
Isto é, a pessoa satisfeita com o seu trabalho tem bons pensamentos sobre o seu trabalho e sente-se bem no que faz.
Claro que há muitos fatores que podem contribuir para a insatisfação com o trabalho que se faz, mas a congruência entre os seus interesses, o perfil de personalidade e as tarefas e o ambiente profissional são essenciais para que a pessoa se sinta bem. E quando isso acontece muitas outras coisas correm bem: vários estudos internacionais mostram a importância da satisfação com o trabalho no desempenho do trabalhador na sua profissão, na sua saúde física e mental e até na satisfação com a vida em geral.
Dito de outra forma: se escolheres uma profissão que esteja mais de acordo com os teus interesses e as tuas características pessoais terás maior probabilidade de seres bem-sucedido nessa profissão, de seres mais saudável e até mais feliz.
Será que há futuro?
Hoje começamos com uma pergunta incómoda. É verdade. Mas será que é assim tão estranha? Provavelmente é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos dos nossos alunos. Vamos explicar melhor.
No último ano vivemos uma situação impensável para todos: nunca imaginámos que no planeta onde vivemos todas as pessoas tivessem parar, ao mesmo tempo, a maioria das atividades por causa de um bicharoco que não se vê. E mais, aquilo que tínhamos por garantido: as nossas rotinas, a escola, a liberdade de sair de casa, foi completamente abalado. Uma das frases mais ouvidas dos mais pequenos (e os mais velhos não o disseram mas pensaram) foi "será que vamos ficar sempre assim?", uma forma diferente de perguntar "será que vamos ter futuro?".
E o bicharoco cá continua e as restrições estenderam-se ao longo de um ano, havendo previsões de mais uns meses de incerteza.
Então, qual é o efeito disto na nossa vida futura? Qual o impacto desta situação nos adolescentes?
Hoje pensamos especificamente nos alunos do 9.º ano (e também nos seus colegas do ensino secundário, em geral), que deveriam estar a pensar no seu futuro, a fazer a chamada exploração vocacional para responder às questões:
“Quem é que eu sou, quero e preciso?”
“Que tipo de trabalho seria adequado e satisfatório para mim?”
“O que é que eu posso oferecer ao mundo do trabalho, em troca daquilo que eu quero e preciso?”
Os adolescentes e jovens passam alguns anos da sua vida à procura de respostas significativas a estas questões. Ao longo deste processo (chamado de exploração vocacional) vão tomando consciência das suas qualidades e atributos internos, bem como das opções educacionais e vocacionais, facilitando o estabelecimento dum plano vocacional coerente, para uma vida de trabalho futura significativa e personalizada.
De facto, uma atitude exploratória favorável implica uma relação flexível com o mundo e com as experiências de vida, uma capacidade e abertura para integrar as emoções positivas e negativas que advêm do contacto com informação nova.
Só que se isso já é difícil em tempo "normal", numa situação como a atual, em que se percebe a instabilidade do mundo em que vivemos, isso torna-se mais complicado. É muito difícil pensar no futuro sentindo que o chão que pisamos é incerto. Como vai ser amanhã??
Não sabemos como vai ser amanhã. Mas sabemos outras coisas: a história da humanidade mostra-nos que momentos como este já aconteceram antes e que as pessoas os esqueceram. Que o mundo voltou à sua rotina, às suas guerras, às suas vitórias e conquistas. Sabemos que iremos voltar a pensar o futuro, acreditando que temos algum controlo sobre os acontecimentos. E isso é bom, pois os indivíduos com uma conceção equilibrada de perspetiva temporal têm uma visão de continuidade do tempo, confrontando-se com os desafios do presente, reconhecendo e valorizando as experiências do passado, mas tendo também como referência as expectativas e objetivos pessoais em relação ao seu futuro (Savickas, 1991).
Ou seja, as pessoas que pensam na sua vida no futuro demonstram ser capazes de articular e visualizar mentalmente os objetivos futuros, estabelecem metas e objetivos a longo prazo, e pensam em estratégias para os alcançar.
Na adolescência a orientação para o futuro encontra-se associada a resultados académicos mais elevados, a uma diminuição dos comportamentos de risco, a um maior controlo dos impulsos e a uma diminuição da probabilidade de existência de psicopatologia.
Então a mensagem de hoje é simples:
Sim, vamos ter futuro;
Sim, podes começar a pensar na tua vida no futuro;
Sim, não é errado fazer planos flexíveis (aquela coisa de ter um plano A e um B);
Sim, devemos pensar que isto vai passar e que a nossa vida vai voltar a ter uma normalidade.
E pensa também no que este ano ou dois das nossas vidas nos podem ensinar. A mim, pessoalmente, ensinou-me que somos muito mais resilientes e capazes de lidar com as adversidades quando somos otimistas e tentamos adaptar-nos às circunstâncias em vez de lutar contra elas.
E tu, aprendeste o quê? O que queres contar aos teus netos, no futuro, de como lidaste com este tempo?
Então, para que tenhas uma história de sucesso na luta com este bicharoco que nos virou a vida do avesso, começa hoje a pensar nas respostas às questões iniciais:
“Quem é que eu sou, quero e preciso?”
“Que tipo de trabalho seria adequado e satisfatório para mim?”
“O que é que eu posso oferecer ao mundo do trabalho, em troca daquilo que eu quero e preciso?”
Com a nossa ajuda (Serviço de Psicologia da tua Escola) podes começar a construir o mapa da tua vida futura!
Boa sorte!!
O Futuro está aí!
A próxima fase do teu percurso, seja num curso científico ou num profissional,
aproxima-se e leva-te para um novo contexto...
Por isto ser tão importante, para te esclarecer e apoiar na decisão
que tomarás no fim deste ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação
está a iniciar o Programa de Orientação Vocacional com todos os alunos do 9.º ano.
Na Escola, contamos dinamizar sessões em grupo mas
também individuais.
Queremos que todos os alunos tenham oportunidade de refletir
sobre os seus interesses, competências e valores,
queremos que todos tenham acesso à informação sobre a
Oferta Educativa e Formativa do concelho de Viseu
bem como a outra informação relevante
para uma escolha ponderada e consciente no final do 9º ano.
Em breve, estaremos na tua turma a dar-te mais pormenores.
Para além de estarmos disponíveis na Escola
estaremos aqui no blog para a atualização digital 😉
Matrículas para o Ensino Secundário
Acesso ao Ensino Superior
Mais uma opção para o Ensino Secundário
Nesta fase do ano, em que se aproxima a difícil tarefa de decidir o caminho a tomar no próximo ano, é muito importante que os alunos do 9.º ano conheçam as opções que têm ao seu dispor.
Hoje vimos falar de uma alternativa menos conhecida e que, por esse motivo, nem sempre é ponderada. São os cursos de Aprendizagem do Centro de Formação Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Estes cursos, tal como os Cursos Científico Humanísticos e os Profissionais, permitem a conclusão do 12.º ano, tendo ainda as seguintes características:
Para o Centro de Formação de Viseu (situado em Coimbrões, no Parque Industrial) estão previstos os seguintes cursos:
- Obtenção do nível de qualificação 4
- Possibilidade de prosseguimento de estudos
- Maior facilidade de integração no mercado de trabalho
Podem optar por estes cursos os alunos que tenham as seguintes condições:
- Idade entre os 15 e os 24 anos (inclusive) ou com mais idade (com pedido de excepção)
- Com 9º ano ou superior, sem conclusão do 12º Ano de Escolaridade
Estes cursos oferecem os seguintes Apoios:
- Subsídio de Alimentação
- Seguro de Acidentes Pessoais
- Estágio em Empresa do Setor
- Bolsa de Profissionalização
- Bolsa de Material de Estudo
- Subsídio de Transporte
A duração é de 3 períodos de formação com duração de 8/9 meses cada (+/- 2,5 anos)
Escolher... ou não escolher?
Teste às profissões
Oferta formativa das Escolas Secundárias e Profissionais do Concelho de Viseu
Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12.º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
- Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas.
Os Cursos Profissionais são indicados para os alunos que reúnem as seguintes condições:
- concluíram o 9.º ano de escolaridade
- procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho
- querem manter em aberto a hipótese de prosseguir estudos.
- O ensino secundário concluído
- O nível 4 de qualificação do Quadro nacional de Qualificações
- A possibilidade de prosseguir estudos.
Que profissão é melhor para mim? Como escolher?
O que preferias?
No final deste ano letivo vais ter de tomar uma decisão importante para o teu futuro.
Ela não é definitiva mas deverás pensar bem, para te sentires confiante e confortável de que estás a fazer uma boa escolha. Para isso, além de conheceres as opções que existem, deverás conhecer-te bem a ti próprio. Não te esqueças Boas decisões assentam em boas informações!!
E tu, sabes o que gostas de fazer?
Cada um, na sua vez, terá de jogar uma carta e responder à pergunta! Podem jogar várias vezes pois há muitas questões. Acredita que vão ser momentos divertidos e, quem sabe, vão ajudar-te a pensar noutros pontos de vista e permitir um maior conhecimento de ti próprio/a.
Esperamos que te divirtas!!!
Oferta formativa- Cursos Profissionais
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com as empresas.
Os Cursos Profissionais são indicados para os alunos que reúnem as seguintes condições:
- concluíram o 9.º ano de escolaridade
- procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho
- querem manter em aberto a hipótese de prosseguir estudos.
- O ensino secundário concluído
- O nível 4 de qualificação do Quadro nacional de Qualificações
- A possibilidade de prosseguir estudos
Instalador/a de sistemas solares fotovoltaicos (NOVO)
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Podes ainda consultar:
http://www.anqep.gov.pt/default.aspx
http://cdp.portodigital.pt/educacao-e-formacao/ensino-basico-e-secundario/modalidades-de-ensino/cursos-profissionais
https://www.garantiajovem.pt/educacao#CursosPro
https://www.publico.pt/2020/04/06/sociedade/noticia/alunos-profissional-vao-acesso-especial-superior-ano-1911196
9.º ano... e depois?

Por isso, iremos recordar o Sistema Educativo Português e as diferentes opções que existem para prosseguires estudos após o 9.º ano.
Serão focadas as ofertas das Escolas Secundárias de Viseu mas também das Escolas Profissionais da nossa cidade e de algumas de noutros concelhos vizinhos.
Não te esqueças que, no que se refere aos Cursos Profissionais, estamos a mostrar apenas os cursos que têm estado a funcionar no presente ano letivo (2019-20), sendo ainda muito cedo para termos certezas sobre os que irão, de facto, funcionar em cada Escola no próximo ano letivo.
Não te esqueças de deixar o teu comentário ou de partilhares as tuas dúvidas!!
Até breve!
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