No dia 10 de outubro comemora-se o
Dia Mundial da Saúde Mental, este ano, subordinado ao tema É
tempo de priorizar a saúde mental no contexto de trabalho (World Federation for Mental Health). Este é um bom pretexto
para pararmos e refletirmos melhor sobre como anda a nossa saúde mental.
"A saúde mental não é a simples ausência de doença ou enfermidade, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social, em que cada indivíduo tem consciência do seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade." Esta é a definição indicada pela Organização Mundial de Saúde.
Estamos a priorizar o que é
realmente importante ou, simplesmente, andamos ocupados com pequenos afazeres e
esquecemo-nos de cuidar de nós?
A Saúde mental
é essencial para o nosso equilíbrio, para estarmos bem e cuidarmos dos outros,
para trabalharmos e aprendermos. Na Escola, é essencial para uma aprendizagem
eficaz e o bem-estar mental dos alunos contribui para seu desempenho e sucesso
académico.
No nosso Agrupamento de Escolas, celebramos sempre este dia, com atividades de bem-estar ou outras que nos façam pensar sobre como nos sentimos, como cuidamos de nós e dos outros.
A pensar em públicos específicos, partilhamos alguns vídeos alusivos ao tema das emoções:
Pré-Escolar https://www.youtube.com/watch?v=DKcvHIOR7u4-
1º Ciclo https://www.youtube.com/watch?v=kzD-slnSvtE
A Saúde Mental é cada vez mais mediatizada e falada por todos, porém a consciencialização da sua importância continua a ser um desafio a desbravar. Explorar a saúde mental na escola é crucial para o bem-estar dos alunos e por isso o tentamos fazer de forma regular.
No mês de outubro, tendo como pano de fundo o dia Mundial da Saúde Mental – 10 de outubro – o Agrupamento desenvolve atividades específicas sobre o tema para alunos e adultos, no entanto, o tema não se esgota neste mês, sendo transversal e contínuo durante todo o ano letivo. Preocupamo-nos com todos e temos o objetivo de despertar consciências e promover a saúde mental da comunidade escolar.
Um dos aspectos importantes na promoção da saúde mental entre os jovens é o relacionamento entre pares e, associado a este, a prevenção e o combate ao bullying e cyberbullying - uma missão de TODOS no ambiente escolar.
O bullying e o cyberbullying afetam milhares de jovens em todo o mundo, provocando uma série de prejuízos que interferem diretamente na autoestima e no rendimento académico, bem como em muitos outros aspectos da vida das crianças e jovens em idade escolar.
O bullying corresponde a "todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudante contra outro(s), causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder" (Lopes Neto, 2005, p.165 as cited in Silva et al, 2015).
O bullying pode existir em forma física, verbal e/ou indireta. Sendo a primeira correspondente a comportamentos agressivos, a segunda com insultos e ofensas verbais, e, por fim, as indiretas que incluem atitudes negativas como por exemplo a difamação com informações falsas sobre a vítima ou exclusões (Olweus, 2013).
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
Promover a aceitação - quando os alunos se aceitam uns aos outros, os comportamentos
de bullying diminuem.
Estabelecer regras - relacionadas com o bullying e com o
comportamento a ter. As regras devem comunicar, de forma clara, uma atitude de tolerância
zero para com o bullying e a expectativa de um comportamento positivo
por parte dos alunos.
Criar empatia - ou a capacidade de identificação e de compreensão dos sentimentos, da
situação, dos motivos e das preocupações de outra pessoa. O importante é desenvolver empatia em relação às pessoas que são muito
diferentes de nós – nas suas necessidades, experiências, pontos de vista,
circunstâncias da vida, crenças, etnia ou cultura, capacidades, talentos...
Premiar a cooperação - valorizar mais o esforço e empenho que o resultado. Elogiar os alunos pela sua disponibilidade
para se darem bem, durante o trabalho de grupo, e por concederem o devido valor
às capacidades únicas de cada um dos companheiros. As atividades de
grupo, podem encorajar os sentimentos de unidade e de aceitação. Quando os alunos cooperam, todos ganham.
Os alunos que participam em atividades de grupo apresentam mais probabilidades de terem sentimentos positivos acerca das outras pessoas; desenvolvem menos preconceitos ou repensam as inclinações ou preconceitos que já têm.
Encorajar atos isolados de amabilidade - atos isolados de amabilidade são formas comprovadas e poderosas de criar um ambiente mais positivo.
Elogiar - durante o decorrer do dia, podemos aproveitar todas as oportunidades para fazer um comentário positivo aos outros, nomeadamente aos alunos. Com o nosso elogio damos o exemplo e podemos incentivar os outros a fazê-lo.
Usar o humor - o humor é um ótimo instrumento para fazer alguém sentir-se bem-vindo, aceite e
valorizado.
Ser bom ouvinte - a primeira e mais importante coisa que o adulto pode e deve fazer
é ouvir a criança/adolescente.
Encorajar a atitude positiva - como enfatizar o que é bom na vida de cada um.
👍👦👧
Através da prática artística, os alunos aprendem a observar e interpretar o mundo de uma forma mais profunda e significativa, tornando-se mais conscientes de si mesmos e dos outros. Aprendem a experimentar, a arriscar e a explorar novas possibilidades, o que ajuda a desenvolver a capacidade de inovar e de encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentam.
Ler é uma tarefa que podemos fazer por puro lazer e que nos traz benefícios vários para a saúde. Desenvolve o sentido crítico, enriquece o vocabulário, promove a empatia, faz-nos voar e assim estimula a criatividade, transporta-nos para outros contextos ao mesmo tempo que exercita o cérebro, a memória e o raciocínio e assim ajuda a prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer. Para além disto, a leitura relaxa e diminui o stress...
Biblioterapia
Segundo o artigo Biblioterapia: síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional (2015), de Maria Cristina Palhares Valencia e Michelle Cristina Magalhães, o processo terapêutico através da leitura, pode ter benefícios como:
- Os relatos transmitidos nos livros são aceites como uma intervenção não invasora;
- Fomenta a independência do leitor e o seu papel ativo no processo terapêutico ao ter que receber, inferir e descobrir a mensagem do texto;
- Auxilia o leitor a encarar outras perspetivas e a descobrir outras formas de pensar e sentir;
- Facilita o desenvolvimento emocional do leitor pelas experiências de outras pessoas (personagens de ficção ou não);
- Reduz o nível de resistência e agiliza a mudança do comportamentos;
- Assinala novos modelos de respostas, face a situações semelhantes;
- A identificação com um personagem pode libertar pensamentos e sentimentos e a conduzir à descoberta de novas formas de agir;
- Ajuda no distanciamento da dor do leitor e a expressar os seus pensamentos e sentimentos;
- Possibilita uma perceção mais apurada condição existencial do leitor e favorece a redução da ansiedade. retirado de: https://abiblioterapeuta.com
Os livros são os amigos mais sossegados e constantes que temos; são os mais acessíveis e mais sábios conselheiros e os professores mais pacientes. Charles W. Eliot
- Escolha livros que falem consigo, que sejam do seu interesse, com um tema que goste ou com o qual se identifica. Pode ser um pequeno livro, um livro de contos ou até uma revista. E no fim, se leu algo que gostou, procure outra leitura semelhante. Se tiver dificuldade em encontrar algo que lhe agrade, fale com alguém que o possa ajudar, seja um amigo/a ou um/a bibliotecário (em Viseu temos ótimas bibliotecas!)
- Encontre o momento ideal do dia para ler, lembre-se que podem ser apenas seis minutos! Sem exigir demasiado, defina quando e o que vai ler, por exemplo dez minutos, cinco páginas, ou um capítulo... permita-se começar devagar. Mais importante que a quantidade de páginas é a qualidade e o facto de ler um pouco todos os dias.
- Escolha o sítio certo para a leitura, o ideal é que seja confortável e convidativo, esta é uma atividade relaxante... No entanto, pode desfrutar de momentos em que normalmente nada faz e aproveitar para relaxar a ler, por exemplo, se viaja em transportes públicos ou tem que estar à espera que o filho saia da natação, esse pode ser um bom timing para a sua leitura.
- Tenha sempre um livro por perto assim pode aproveitar melhor algum momento livre que tenha e será mais fácil fomentar este hábito. E lembre-se: leia o que lhe parece bem! Confie em si :)
A verdade é que a maioria dos participantes (quase 62%) avaliou a sua satisfação com a vida como abaixo da média.
Ora... esta insatisfação leva a um agravamento de sintomas físicos como cansaço ou dores de cabeça e de sintomas emocionais como preocupação ou ansiedade.
...Mas calma...
A satisfação com a vida não significa necessariamente que a nossa qualidade de vida não é apropriada ou saudável. Os padrões que nós definimos nos vários papéis definem a nossa satisfação com as várias dimensões do nosso dia-a-dia.
Prova disto é que, no mesmo questionário feito aos nossos Profissionais, a qualidade de vida foi avaliada como média por 80% dos participantes.
Mas e agora ??
No inicio deste post falámos em cuidar de nós, lembram-se?
AUTOCUIDADO
O autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tratando-se da forma como a população estabelece e mantém a própria saúde, e como previne e lida com as doenças.
Cuidarmos de nós influencia positivamente a nossa satisfação e qualidade de vida.
Ter um passatempo, praticar atividades prazerosas e relaxantes e encontrar um equilíbrio entre o tempo de trabalho e o tempo com a família e amigos pode ajudar a melhor a nossa satisfação com a vida.
Dicas de autocuidado
💜 Descanse o necessário.
💛 Olhe por si sem se sentir egoísta.
💝 Permita-se não fazer nada.
💚 Cuide da sua alimentação e pratique atividade física.
💖 Faça uma lista de coisas pelas quais se sente grato/a.
💙 Passeie pela Natureza.
💗 Passe tempo com as pessoas de quem gosta e que a/o fazem sentir bem.
💜 Crie uma playlist com músicas que melhorem o animo, com músicas relaxantes, com músicas da juventude.
💛 Pense numa lista de coisas de que gosta e faça-as!!
Indivíduos otimistas, com níveis de bem-estar elevados manifestam sintomas de doença mais tarde e vivem mais tempo.
(Seligman & Csjszentmihalyi 2000)
Na altura das 12 passas não se esqueça da sua satisfação com a vida!
Defina prioridades e cuide de si
para poder cuidar dos outros, também!
Boas Festas e um Excelente 2023!
👍👦👧
Quando foi a última vez que sentiste...
A GRATIDÃO é o que sentimos quando apreciamos as pequenas coisas da vida, quando nos sentimos gratos por aquilo que somos, temos e vivemos. Quando nos concentramos no momento presente e o apreciamos tal como ele é, sentimos gratidão. E... quando nos sentimos gratos é impossível termos emoções desagradáveis! A gratidão é tão poderosa que, enquanto dura, impede o aparecimento de emoções como a tristeza, a raiva ou o medo. Parece-nos que esta é uma boa notícia!😄
Se quiseres praticar esta emoção, podes concentrar-te em algo que gostas ou te faz sentir bem, sentindo-te agradecido por o poderes experienciar. Que bom é podermos estar com quem mais gostamos...
Podes também fazer uma lista das coisas boas que tens na tua vida ou até escrever uma Carta de Gratidão a alguém muito importante para ti. Nessa carta podes recordar alguns momentos únicos que viveste com essa pessoa, agradecendo o que faz de bom por ti e dizendo-lhe o quanto é especial. Depois podes ler essa carta a quem a dirigiste e, se o fizeres, vais sentir-te muito bem, pois a tua emoção vai crescer e ser ainda melhor!
Filmes que nos emocionam...
Já viste o filme Coco e o Divertida mente?!
Bons filmes para ver em família ou com amigos... Ambos nos falam sobre emoções e como estas nos fazem sentir. Todas são importantes, apesar de algumas serem menos agradáveis.
A tristeza aparece quando perdemos alguma coisa ou quando alguém nos magoa. Sentimo-nos sem força, a precisar de descanso e apoio para recuperar a energia perdida com a nossa perda... Ao contrário, a alegria dá-nos energia e vontade de fazer coisas novas! A raiva ajuda-nos quando precisamos de nos defender de alguma injustiça. O medo protege-nos do perigo e o nojo evita que comamos alguma coisa estragada que nos possa fazer mal!
O filme Coco fala-nos da importância da família e de conhecermos as nossas raízes. Tem cenas bem divertidas mas também tem outras que nos fazem chorar...
Segundo a Direção-Geral da Saúde (https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-para-a-saude-mental/perguntas-e-respostas.aspx) a saúde mental é a base do bem-estar geral e ter saúde mental é:
- "A capacidade de adaptação a novas circunstâncias de vida/mudanças;
- Superação de crises e resolução de perdas afetivas e conflitos emocionais;
- Ter capacidade de reconhecer limites e sinais de mal-estar;
- Ter sentido crítico e de realidade mas também humor, criatividade e capacidade de sonhar;
- Estabelecer relações satisfatórias com outros membros da comunidade;
- Ter projetos de vida e, sobretudo, descobrir um sentido para a vida".
Jogo para 1.º ciclo - https://wordwall.net/pt/resource/22991007
Jogo para o 2.º e 3.º ciclos - https://wordwall.net/pt/resource/22873256
Falar sobre saúde Mental é falarmos sobre nós, sobre a nossa saúde e sobre o nosso bem-estar.
👍👦👧
Um Estudo publicado em 2019, descreve como a luz do sol interfere diretamente no bem-estar psicológico desencadeando a libertação de substâncias no nosso cérebro, como a serotonina. Esta é um dos neurotransmissores responsáveis pela regulação do sono, promoção do bom humor e da sensação de bem estar. Quando produzida em quantidade, reforça estas funções melhorando o nosso estado geral.
A cor do mar tranquiliza-nos...
Para se falar de
cor é preciso ter em conta três elementos que a compõe: tom, saturação e
luminosidade. Com a combinação dos três, o olho humano consegue captar milhões de
diferentes cores, sendo que, consoante o nosso cérebro as identifica, despertam
em nós sensações diferentes. Várias são as pesquisas que observam
o impacto que a cor tem no humor e nas nossas nossas emoções, associando o azul
à calma, à paz e até ao aumento da criatividade. Olhar para o mar acalma-nos,
pois a perceção que fazemos do azul no mar, pode alterar a frequência das
nossas ondas cerebrais, passando-as para um estado mais prolongado e tranquilo.
A brisa…
A brisa marítima é rica em iodo, o que nos refresca duplamente, despertando o olfato e contribuindo para uma respiração mais solta e saudável. Mas o beneficio do ar que respiramos na praia vai além da vias respiratórias, uma vez mais, referimo-nos ao humor e bem estar: estudo sugere relação entre a terapia de ions negativos e alívio de sintomas do transtorno afetivo sazonal.
A sensação da areia
Na praia percorremos os cinco sentidos, estimulando
cada um deles de forma equilibrada. A investigação
mostra que caminhar descalço em contacto com o solo, neste caso a areia, estimula
a sensibilidade, favorece a troca de energias com a carga elétrica natural da
Terra e reequilibra o organismo.
O som das ondas…
Os sons têm o poder de nos acalmar ou estimular e dar
energia. No caso dos sons do oceano somos transportados para a calma, uma vez que estes
ativam o nosso córtex pré-frontal, que é uma área do cérebro associada à auto reflexão.
Isto produz em nós a sensação geral de relaxamento e
tranquilidade: https://www.youtube.com/watch?v=3xOvIm5EqCY
A
superfície plana do oceano também nos permite ter uma sensação de segurança. Segundo
o neurocientista Michael
Merzenich os seres humanos sentem-se
seguros quando estão em lugares que não são complexos e onde se pode olhar até ao
perder da vista, num ambiente previsível e estável.
A praia tem efeitos reparadores no organismo, por isso… A próxima vez que for à praia, lembre-se que não é só por prazer, mas também é pelos benefícios que esta traz para a sua saúde e de quem o acompanha. A paz que pode sentir ao olhar o mar, o som das ondas, o contacto com a areia, a brisa do mar… tudo vai contribuir para a sua saúde física e mental, reduzindo o stress e a ansiedade, favorecendo o sono e proporcionando-lhe uma maior sensação de tranquilidade e bem estar.
Boas férias!
👍👦👧
A
relação positiva Professor – Aluno
beneficia a saúde dos alunos a longo prazo
Sabemos que uma boa relação professor-aluno facilita a aprendizagem, e que a força desta relação é significativa para o desenvolvimento da criança e adolescente. Agora há novos dados que vão além da aprendizagem e interferem com a saúde física e psicológica dos intervenientes. Estes dados são provenientes do estudo coordenado por Jinho Kim do Departamento de Política e Gestão de Saúde da Universidade da Coreia, no qual participaram quase 20.000 estudantes que, durante 13 anos, foram monitorizados desde o 7.º ano de escolaridade até à idade adulta, através de questionários e outros instrumentos de observação psicológica, mas também de indicadores de saúde física (como a pressão arterial e o índice de massa corporal).
De acordo
com esta investigação publicada pela American Psychological Association, os
adolescentes que têm um bom relacionamento com os seus professores são mais
saudáveis quando adultos.
De facto, embora as amizades
sejam importantes para os adolescentes, o estudo não encontrou a mesma ligação
entre bons relacionamentos com colegas e a saúde dos alunos na idade adulta.
Segundo o autor do estudo, esta
pesquisa sugere que melhorar o relacionamento dos alunos com os professores
pode ter efeitos importantes, positivos e duradouros, além do sucesso académico.
Em simultâneo, pode ter implicações importantes para a saúde a longo prazo.
Os relacionamentos que as crianças, e em especial, os adolescentes, têm fora das suas famílias são substancialmente influentes para o seu desenvolvimento psicológico e social (Giordano, 2003). Para além disto, a Escola é um dos meios sociais mais importantes para o desenvolvimento social, isto porque é um contexto no qual os adolescentes interagem com vários atores sociais importantes por longos períodos de tempo.
Os resultados encontrados sugerem que as relações com os professores são ainda mais relevantes do que se pensava anteriormente e que o investimento na forma como se desenvolve esse relacionamento deve ser uma prioridade no sistema educativo de cada país.
In Artigo: “A Qualidade das Relações
Sociais nas Escolas e na Saúde do Adulto: Efeitos Diferenciais das Relações
Aluno-Aluno versus Aluno-Professor”, por Jinho Kim, PhD, Korea
University. School Psychology , publicado
online em 29 de outubro de 2020. Ler artigo completo em https://www.apa.org/pubs/journals/releases/spq-spq0000373.pdf
Hoje deixamos-vos o link do portal EU SINTO.ME, criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para promover a literacia sobre Saúde Psicológica e Bem-estar. Este é um portal disponível a qualquer hora e que se dirige a todas as idades, sejam pais, estudantes, professores e educadores. Será um ponto de partida para cada adulto olhar para si e cuidar de si, ciente de que esse autocuidado poderá ter efeitos muito positivos na saúde física e psicológica dos seus alunos.
Como ser a calma que desejamos ver no mundo
Cuidar da própria paz
interior pode ser benéfico para os outros.
As emoções são naturalmente contagiosas. Por norma, a pessoa que contagiamos com a nossa emoção é alguém próximo e com quem temos uma verdadeira relação afetiva, mas não só. Com o nosso humor conseguimos interferir com o humor dos outros provocando ondas de alegria, tristeza ou fúria, consoante o nosso estado.
Se pensarmos numa situação dramática que já vivemos, conseguimos pensar em como alguém consegue contê-la, acalmando as pessoas, ou por outro lado ainda a aumenta mais com o seu nervosismo. Perante uma tempestade violenta, o colo seguro de um pai faz com que a criança assista ao fenómeno sem medo, sentindo-se protegida.
De facto, a forma como lidamos com um evento negativo ou stressante vai ter impacto no outro, acalmando-o ou desorganizando-o ainda mais. A isto chama-se regulação emocional interpessoal, fenómeno estudado por vários investigadores, em várias áreas, que se associa à forma como regulamos intencionalmente as nossas emoções para o benefício de um grupo.
Quando a calma prevalece, trata-se de assegurar que o que se está a viver é real, mas que passa. Segundo a investigadora Simon-Thomas (Universidade de Berkeley) manter a calma permite ao outro recuperar de experiências emocionais difíceis de uma forma construtiva. A mesma autora afirma que: "quando somos capazes de manter a nossa própria calma, estabilidade e equilíbrio, tornamo-nos uma fonte de calma, estabilidade e equilíbrio para as outras pessoas que encontramos no mundo - e isso é um serviço!"
Quando temos calma temos mais hipótese de gerir melhor o que corre mal ou é inesperado, temos uma capacidade maior de decidir para o bem comum.
A pensar nisto e em como podemos treinar esta nossa habilidade de reduzir o stress geral, mantendo a calma, deixamos-vos quatro sugestões.
Nomeie as suas emoções
Na próxima vez em que experimentar uma emoção desagradável, tente fazer uma pausa e perguntar-se o que está a sentir. Em seguida, diga-a a si mesmo (estou com medo. estou com raiva. estou muito triste).
Segundo a pesquisa realizada por Simon-Thomas, nomear a emoção sentida, é um passo para recuperar de sentimentos intensos associados à mesma.
Tente distanciar-se
Para obter mais benefícios ao nomear as suas emoções, tente adotar uma perspetiva de terceira pessoa. Em vez de “Estou com medo”, diga o seu próprio nome e a emoção como “Ana está com medo”.
A pesquisa sugere que falar na terceira pessoa, ajuda-o a distanciar-se da sua própria narrativa o que contribui para reduzir a intensidade da emoção sentida.
Dedique algum tempo a observar a natureza
Coisas simples, como o formato das nuvens ou o padrão das folhas das árvores, podem causar admiração quando vistas com intenção. Ao desviarmos a atenção de nós próprios, para algo maior, aquietamos o nosso interior ficando este menos centrado nas preocupações individuais.
De acordo com um estudo de 2018 na revista Emotion, doses diárias de natureza promovem o bem-estar e satisfação com a vida. Sentir admiração faz com que nos sintamos mais conectados com os outros e mais propensos a termos comportamentos úteis e generosos.
Pratique a atenção plena
Treinar o foco no momento presente – na respiração ou noutra pequena ação que temos em mãos - ajuda a aliviar o stress e a ansiedade mas também promove a empatia e a compaixão.
Os benefícios para a saúde de práticas de atenção plena como o ioga e a meditação estão bem documentados pela ciência. No entanto, podemos treinar a atenção plena através de outras ações, dedicando todo o nosso foco e presença, sem julgamento ou interferência exterior, a uma tarefa aparentemente mais simples, como desenhar, cozinhar ou outra do nosso agrado...
Precisamos uns dos outros
Hoje e sempre, há muitas coisas, que podemos fazer a qualquer momento, que são contribuições legítimas para o bem comum. Coisas como usar uma máscara, conversar (à distância) com um estranho no supermercado, refletir antes de publicar algo ofensivo nas redes sociais, são formas de contribuir para um bem maior.
Conseguir manter a calma e transmiti-la aos outros é fundamental no momento que atravessamos. Por outro lado, isso será muito difícil se nos deixarmos consumir pela preocupação, ansiedade ou tristeza.
À medida que avançamos, podemos pensar como queremos ser lembrados quando olharmos para trás... Sabendo que a tarefa não é fácil, podemos querer ser lembrados como alguém que escolheu a paz em vez da reatividade, o amor em vez do ódio e a esperança em vez do medo.
Nova interrupção letiva
Estamos novamente em confinamento e, para além das medidas já
conhecidas há uns dias, hoje
reiniciamos um novo ciclo com as escolas fechadas e novas regras.
Por um lado, entendemos a situação, estamos preocupados com a saúde pública e sabemos o que fazer, já não é novo, no entanto, começamos a manifestar cansaço e a nossa capacidade de resiliência é uma vez mais posta à prova, necessitando de constante renovação. Importa apoiarmo-nos mutuamente e usar o que aprendemos, com a experiência anterior, para nos sentirmos bem dentro do quadro atual.
Nós continuamos presentes, no blog e na Escola, disponíveis para o que precisarem. Na esperança de fazermos bem e melhorarmos todos a situação, partilhamos convosco uma “Caixa de Ferramentas para manter a Saúde Psicológica” disponibilizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Cuidemos do nosso bem maior, cuidemos da saúde mental de todos.
,
Doc Covid19 Segundo Confina... by Psicólogas/Spo AEIDH
👍👦👧
O Bem-estar é fundamental para nos sentirmos bem e sermos capazes de lidar com as várias situações do dia a dia. Nesta fase de pandemia, nós, psicólogas do teu Agrupamento, temos andado por todas as turmas a perceber como cada aluno se sente e que emoções experimenta mais neste período que atravessamos.
Ao falarmos sobre Saúde Mental e sobre o que nos faz sentir bem, ouvimos como todos os alunos são capazes de enumerar coisas simples que os fazem felizes:
Uma das atividades que é comum a todas as turmas, que se gosta de fazer e relaxa, é desenhar...
Estes desenhos que aqui vos mostramos foram realizados por alunos da Escola Básica de Jugueiros a propósito do Dia da Saúde Mental, celebrado nas turmas no passado mês de Outubro. o tema foi - o que me faz sentir bem!
Aceita o desafio e faz também tu o teu próprio desenho do que te dá bem estar. Se quiseres, em vez de desenhares, escolhe as cores que mais gostas e pinta simplesmente uma folha em branco com elas. Se gostares de o fazer, no fim, vais sentir-te bem e relaxado/a.
👍👦👧
Dia Mundial da Saúde Mental - 10 outubro
Aos Professores do nosso
Agrupamento
Já agradecemos aos Pais,
já agradecemos às Famílias e aos Alunos. É a vez de agradecer
aos Professores que continuaram a trabalhar para lá do fim das
aulas.
OBRIGADA!
Este foi um tempo
difícil, um tempo de resistência que nos preparou para o que não esperávamos e
para o que virá a seguir...
Pudemos contar convosco.
E sabemos que se desdobraram em mil funções. Algumas morosas, detalhadas,
infinitas... Outras exigentes, desafiantes, provocadoras... Estiveram na linha
da frente escolar, como sempre. Mas de forma bem diferente da habitual e isso
não é para qualquer um... e neste Agrupamento foram muitos!
OBRIGADA!
Do vosso bem-estar e saúde depende todo um trabalho de
excelência, dedicado à escola e em especial aos nossos alunos. Por isso, convidamos-vos a
fazer uma pausa e refletir sobre a forma como atualmente se sentem, através de
uma checklist promovida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Boas férias a
todos!
Com muito descanso,
relaxamento, bem-estar e segurança.
👍👦👧
Parabéns aos Alunos! Desafio superado!
Passou muito tempo desde que nos vimos ao vivo! E será no próximo
ano letivo que nos veremos assim outra vez. Depois deste grande desafio que foi
o de atravessarmos o 3º período com aulas em casa, chegaram as férias bem
merecidas! Estamos todos de Parabéns. Desafio superado! Sobrevivemos,
aprendemos muito e ajustámos-nos a esta inédita situação. Resta-nos agora
desejar que se reinventem também nas férias, que descansem e se divirtam
respeitando esta nova realidade. O Verão está aí, mas é um Verão diferente. Um
Verão que temos que viver de forma mais tranquila e recatada. Agora o desafio é
este: gozarem as vossas férias em pleno, desfrutarem do tempo em que já não têm
trabalhos para entregar, estarem com os amigos… mas em vez de irem à piscina ou
ao parque, o desafio é terem novas ideias para continuarem em segurança. Usem
essa vossa capacidade imensa de se adaptarem a novas situações e inventem
coisas novas para fazer de acordo com aquilo que podemos.
Acredito na vossa criatividade!
E como não temos piscinas abertas e devemos evitar os espaços
fechados…
Para os que gostam de caminhadas e percorrer trilhos naturais
e cheios de pequenas cascatas, deixo-vos um link para desafiarem a família a
explorar.
Fiquem bem, fiquem em segurança. Nós vamos gostar de vos
rever em setembro.
A caminhada das cascatas icónicas - distrito de Viseu.
Hoje
queremos lembrar-te que é bom falarmos delas e que nós estamos aqui para te
ouvir e falar contigo.
Pois,
quando estamos tristes ou desanimados - isso importa.
Quando
nos sentimos em baixo e sem vontade de nada - isso importa.
Quando
sentimos vazio e sem vontade de chorar - isso importa.
Quando
não sentimos nada - isso importa.
E quando
achas que não estás bem ou que não estás no teu normal, deves falar com alguém
que te ouça e te ajude.
NÓS
ESTAMOS AQUI PARA TI.
Existimos
para te ouvir, para te ajudar ou simplesmente para estar contigo.
Conta
connosco e contata-nos. Somos o teu Serviço de Psicologia e estamos sempre
disponíveis para ti.
Anabela, Inês e Isidra. Sabes os nossos nomes e mesmo que nunca tenhas falado connosco, nós esperamos que o faças. Agora que ainda não estás na escola e não podes ir à nossa sala ter connosco, envia-nos uma mensagem pelo Teams ou Email (anabela.carvalho@aeidh.pt; ines.sampaio@aeidh.pt; isidra.costa@aeidh.pt; psicologia@aeidh.pt). Nós não estamos de férias 😊
Respondemos-te e combinamos como falar: por telefone, whatsapp, teams ou outra forma que sugiras.
Para ti no Dia de Portugal
Hoje é Dia de Portugal e de todos os portugueses. É também dia de
descanso das aulas e de outras rotinas. No entanto, é um feriado diferente, em
que somos mais convidados a ficar em casa do que a ir passear e encontrar muita
gente… Isso mexe connosco e às vezes provoca em nós emoções mais confusas…
Por isso, hoje também é dia de te convidarmos a relaxar, deixar os pensamentos
passar e focares-te em ti mesmo e no teu corpo. Para isso deixamos-te aqui um vídeo
realizado especialmente para ti: aluno do ensino básico das escolas de Viseu.
👍👦👧
Relaxa...
Bom dia!
O que te propomos hoje é uma viagem pelo teu corpo.
Quando por lá navegamos ficamos mais calmos e
tranquilos, pois conseguimos relaxar uma boa parte dos músculos que nele
habitam.
Podes fazê-lo sozinho ou ainda melhor com alguém. Se estiveres
acompanhado fala devagar e em tom baixo para o outro, lendo as instruções que
aqui deixamos. Em seguida, troquem de lugar e o que esteve a relaxar lê agora o
guião para o outro.
Ao treinarmos o relaxamento, ficamos aptos para o usar
quando dele precisamos. Ou seja, se estivermos numa situação difícil para nós e
soubermos como nos acalmar, será bem mais fácil...
Para além de ser fácil e de nos relaxar pode ser bem
divertido! Experimenta!
A respiração é fundamental para a nossa vida. A forma como a fazemos influencia a nossa saúde e o nosso bem-estar.
Quando estamos atentos à respiração que fazemos, podemos controlá-la e escolher como a queremos praticar. Para ficarmos mais calmos e bem dispostos, a respiração deve ser lenta e profunda, assim o oxigénio vai conseguir chegar a todas as partes do nosso corpo.
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https://images.app.goo.gl/55ajDQ4cMzrnasvH7 |
Vários são os estudos científicos que o comprovam. Pensamos de forma mais clara e temos um melhor raciocínio quando damos energia às nossas células através do oxigénio. As emoções que sentimos também são afetadas. Por exemplo, quando respiramos muito depressa ficamos mais ansiosos, e se respirarmos devagar e profundamente vamos ficar mais calmos.
Fica bem e cuida de ti.
Como todos sabem, hoje em dia quando falamos de saúde, falamos dos aspetos físicos, psicológicos e sociais. São eles que, em conjunto e em equilíbrio, nos trazem o bem estar que todos desejamos. Vejam algumas imagens sugestivas de como cuidar bem de nós. Em seguida… Cuidem bem de vós!
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