Olá 2022/2023 !
Estamos de regresso à escola.
Voltaram as rotinas e a azáfama do nosso dia-a-dia.
Mas se para alguns voltar à escola é um momento de felicidade e de tranquilidade, para outros representa um desafio à organização e regulação do stress.
Para que este ano seja de sucesso, para que te sintas bem e consigas alcançar aquilo que desejas hoje deixamos-te algumas dicas. Estas dicas vão ajudar-te a seres mais organizado/a e a motivar-te para a escola! Vamos lá?
1. DEFINE O TEU MOTIVO E OS TEUS OBJETIVOS
Para aprender e para estudar é preciso MOTIVAÇÃO! Para esta motivação precisamos de um motivo, pois ninguém faz nada sem um motivo. Se enviares uma mensagem para um amigo é porque tens um motivo, se fores jogar à bola tens um motivo e... se estás aqui na escola é porque tens um motivo.
O motivo surge porque queremos algo, porque queremos alcançar algo.
Motivação vem de motivo,
que vem do Latim MOTIVUS ---- "o que impele, o que move".
Perante o teu motivo é importante definires objetivos!
Em primeiro lugar podes começar por pensar em aspetos que correram bem no ano letivo anterior e aspetos que poderiam ter sido melhores. É importante refletires acerca dos aspetos que dependem de ti e sobre quais tens a capacidade para melhorar.
Para te ajudar a definir os objetivos toma nota de alguns pontos importantes:
SMART:
2. GERE O TEU ESPAÇO E TEMPO DE ESTUDO
Um dos fatores que contribui para teres sucesso é a forma como estudas mas também onde estudas e como organizas o teu estudo. Nem sempre o local que escolhemos para estudar é o melhor, pois há muitas coisas que nos rodeiam que podem prejudicar o nosso estudo.
Nesse caso como deve ser, então, o local de estudo??
😎 Deve ser um espaço tranquilo.
😊 O espaço deve ser bem iluminado, de preferência por luz natural. À noite verifica se a luz artificial desse sitio é suficiente, para que não tenhas de forçar muito os olhos.
E para tornar o teu estudo mais motivador e divertido vamos ensinar-te uma técnica que permite organizar o teu tempo de estudo, sobretudo quando precisas de estudar por períodos mais longos.
Técnica POMODORO
A filosofia da técnica Pomodoro é simples: dividir o teu trabalho em pequenos blocos de tempo (chamados Pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez.
Trabalhas 25 minutos, relaxas 5 minutos.
Depois, pões mãos à obra para mais 25 minutos e assim sucessivamente.
Quando completas quatro Pomodoros, ganhas uma pausa de 15-20 minutos!
Este conceito de blocos de 25 minutos ajuda os/as alunos/as que mais lutam com dificuldades em se concentrarem e com a Procrastinação!
Contudo, nada te impede que, ao longo do tempo, possas preferir definir blocos de 50 ou 60 minutos com pausas de 20 minutos, ou 45 minutos com pausas de 10-15 minutos. O importante é que cries uma rotina de trabalho/estudo-pausa pois é esta rotina que vai fazer com que mantenhas o foco da forma mais eficiente possível.
No início começa com blocos de 25 minutos e vai ajustando conforme o teu ritmo de trabalho.
Podes, tal como o Francesco, recorrer a um timer de cozinha ou há alguns sites e aplicações que te alertam quando os 25 minutos terminam e começam os seguintes:
Tomato timer: https://www.toptal.com/project-managers/tomato-timer?utm_source=nomadismodigital.pt&utm_medium=referral
Focus Keeper: https://focuskeeper.co/Experimenta e partilha com a tua família!
Esta técnica vai, certamente, ajudar em outras tarefas aborrecidas como... arrumar o quarto!!
Mais do que todas estas dicas
dá o teu melhor
acredita em ti
Sem comentários:
Enviar um comentário