DIA MUNDIAL DA BONDADE
DIA MUNDIAL DA BONDADE

💚sorrir
💗elogiar alguém
💜ouvir os outros sobretudo quando estão tristes
💙perguntar "Estás bem? Posso fazer algo por ti?"
💓fazer o jantar a um/a colega que anda mais cansado
💛combinar um programa fora do normal com o amigo que anda mais distante
💖estar disponível para os outros


💙💚💛💛💜
Memórias, impressas entre as páginas da minha mente
Memórias, adoçadas através dos tempos tal como o vinho
Memórias, memórias, doces memórias...
Música Memories - Elvis Presley
M¨E¨M¨Ó¨R¨I¨A
nome feminino
1 função geral de conservação de experiência anterior, que se manifesta por hábitos ou por lembranças; tomada de consciência do passado como tal
2 lembrança; recordação
3 momento comemorativo
4 nome; fama.

Acredita-se que existam diferentes tipos de memórias: memória de curto prazo e de longo prazo, memória de trabalho, episódica ou até autobiográfica.
A memória autobiográfica refere-se às memórias que formam a nossa história de vida. Estas memórias são especificas e duradouras. Este tipo de memória tem uma função social, uma vez que permite a partilha de algo sobre nós ou sobre o nosso passado com as outras pessoas.
Façamos das antigas memórias as grandes armas da esperança. E tiremos das doces lembranças a matéria-prima para novas histórias! Lucas Ferreira
DESAFIO
Se pudesse associar uma imagem, real ou imaginária, à sua infância qual é que seria?
...Pense nessa imagem...
E se agora lhe pedíssemos para recordar um cheiro da sua infância?
😍😏😊Que emoções estas recordações lhe trazem?😀😰😋😌
... o maior património é o mundo dos afetos...
(in cartaz da atividade)
O ser humano tem a excelente capacidade de reter na memória acontecimentos ou situações que são gravadas através dos sentidos: através da nossa visão, do nosso olfato, audição, paladar e até do tato.
À semelhança do que sugerimos há umas linhas acima, pedimos aos nossos Educadores - Professores, Assistentes Operacionais, Pais e Mães que, no dia do Agrupamento, escolhessem uma imagem que as remetesse para a a Infância.
A medo, com receio da atividade, todos foram surpreendidos.. Pela atividade ou pela capacidade de recordarem algo que parecia estar escondido e bem guardado. Alguns sorriram, outros soltaram gargalhadas, houve quem manifestasse saudade e tranquilidade. No final, registavam no painel uma frase ou reflexão.
A verdade é que, na nossa memória, aquilo que recordamos da nossa infância aparece-nos em imagens, em emoções ou em sensações e sempre relacionadas com os outros, com as relações que estabelecemos com os outros (ou com a falta destas).
Os avós, o cheiro dos cozinhados da mãe, os verões em família... ou uma infância mais solitária.
...Memórias de uma bela infância propagam-se pela vida fora...
(in cartaz da atividade)
Somos seres sociais!
O nosso dia a dia, a nossa rotina e até no descanso e lazer cruzamo-nos com os outros e estabelecemos ligações com pessoas conhecidas ou até então desconhecidas.
Assim, as nossas memórias, parte de nós, não são exceção e alimentam-se da relação com os outros, do convívio, da presença.
...VERÃO. FELICIDADE. FAMÍLIA. ALEGRIA. Bons momentos de descanso e de boas energias...
(in cartaz da atividade)
... o Presente é o PRESENTE que a vida nos dá!...
(in cartaz da atividade)
Aproveite estas férias para criar novas memórias
Passar tempo com que mais gosta
Desfrutar
Somos anjos de uma asa só,
precisamos de abraçar os outros para ter a segunda asa.
Fernando Elias, IX Fórum Viseu Educa julho 2023
Boas Férias!!
Olá 2022/2023 !
Estamos de regresso à escola.
Voltaram as rotinas e a azáfama do nosso dia-a-dia.
Mas se para alguns voltar à escola é um momento de felicidade e de tranquilidade, para outros representa um desafio à organização e regulação do stress.
Para que este ano seja de sucesso, para que te sintas bem e consigas alcançar aquilo que desejas hoje deixamos-te algumas dicas. Estas dicas vão ajudar-te a seres mais organizado/a e a motivar-te para a escola! Vamos lá?
1. DEFINE O TEU MOTIVO E OS TEUS OBJETIVOS
Para aprender e para estudar é preciso MOTIVAÇÃO! Para esta motivação precisamos de um motivo, pois ninguém faz nada sem um motivo. Se enviares uma mensagem para um amigo é porque tens um motivo, se fores jogar à bola tens um motivo e... se estás aqui na escola é porque tens um motivo.
O motivo surge porque queremos algo, porque queremos alcançar algo.
Motivação vem de motivo,
que vem do Latim MOTIVUS ---- "o que impele, o que move".
Perante o teu motivo é importante definires objetivos!
Em primeiro lugar podes começar por pensar em aspetos que correram bem no ano letivo anterior e aspetos que poderiam ter sido melhores. É importante refletires acerca dos aspetos que dependem de ti e sobre quais tens a capacidade para melhorar.
Para te ajudar a definir os objetivos toma nota de alguns pontos importantes:
SMART:
2. GERE O TEU ESPAÇO E TEMPO DE ESTUDO
Um dos fatores que contribui para teres sucesso é a forma como estudas mas também onde estudas e como organizas o teu estudo. Nem sempre o local que escolhemos para estudar é o melhor, pois há muitas coisas que nos rodeiam que podem prejudicar o nosso estudo.
Nesse caso como deve ser, então, o local de estudo??
😎 Deve ser um espaço tranquilo.
😊 O espaço deve ser bem iluminado, de preferência por luz natural. À noite verifica se a luz artificial desse sitio é suficiente, para que não tenhas de forçar muito os olhos.
E para tornar o teu estudo mais motivador e divertido vamos ensinar-te uma técnica que permite organizar o teu tempo de estudo, sobretudo quando precisas de estudar por períodos mais longos.
Técnica POMODORO
A filosofia da técnica Pomodoro é simples: dividir o teu trabalho em pequenos blocos de tempo (chamados Pomodoros) onde cada bloco é usado para realizar uma tarefa de cada vez.
Trabalhas 25 minutos, relaxas 5 minutos.
Depois, pões mãos à obra para mais 25 minutos e assim sucessivamente.
Quando completas quatro Pomodoros, ganhas uma pausa de 15-20 minutos!
Este conceito de blocos de 25 minutos ajuda os/as alunos/as que mais lutam com dificuldades em se concentrarem e com a Procrastinação!
Contudo, nada te impede que, ao longo do tempo, possas preferir definir blocos de 50 ou 60 minutos com pausas de 20 minutos, ou 45 minutos com pausas de 10-15 minutos. O importante é que cries uma rotina de trabalho/estudo-pausa pois é esta rotina que vai fazer com que mantenhas o foco da forma mais eficiente possível.
No início começa com blocos de 25 minutos e vai ajustando conforme o teu ritmo de trabalho.
Podes, tal como o Francesco, recorrer a um timer de cozinha ou há alguns sites e aplicações que te alertam quando os 25 minutos terminam e começam os seguintes:
Tomato timer: https://www.toptal.com/project-managers/tomato-timer?utm_source=nomadismodigital.pt&utm_medium=referral
Focus Keeper: https://focuskeeper.co/Experimenta e partilha com a tua família!
Esta técnica vai, certamente, ajudar em outras tarefas aborrecidas como... arrumar o quarto!!
Mais do que todas estas dicas
dá o teu melhor
acredita em ti
Vamos falar sobre sexualidade?
6 conselhos práticos para os pais
1. Sentido de oportunidade
2. Disponibilidade
3. Verdade e rigor científico
4. Educação para os afetos
5. Naturalidade
- Guias práticos de Educação para a Sexualidade:
- http://www.apf.pt/sites/default/files/media/2021/guia_pratico_de_edsex_-_final.pdf
- https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/guia_adoles_ser.pdf
6 Dicas para um regresso às aulas de sucesso!
O período das férias é acompanhado de muita alegria e entusiasmo pelas crianças e jovens, certo? Há tempo para brincar, para descansar, para desfrutar de mais tempo em família e para aliviar as rotinas do período escolar. Mas há também algumas coisas menos boas... Como a diminuição do contacto com os colegas e amigos, e até alguma monotonia que se pode sentir pela quebra da rotina escolar.
Agora que já tivemos tempo de recarregar energias, está na hora de voltar aos livros e ao estudo!
Hoje trazemos algumas dicas que vão ajudar os mais novos a viver o regresso à escola de forma mais leve, mais agradável, mais divertida e, acima de tudo, bem sucedida:
O período das férias é acompanhado de muita alegria e entusiasmo pelas crianças e jovens, certo? Há tempo para brincar, para descansar, para desfrutar de mais tempo em família e para aliviar as rotinas do período escolar. Mas há também algumas coisas menos boas... Como a diminuição do contacto com os colegas e amigos, e até alguma monotonia que se pode sentir pela quebra da rotina escolar.
Agora que já tivemos tempo de recarregar energias, está na hora de voltar aos livros e ao estudo!
Hoje trazemos algumas dicas que vão ajudar os mais novos a viver o regresso à escola de forma mais leve, mais agradável, mais divertida e, acima de tudo, bem sucedida:
📚Organização e Renovação do Material Escolar
Durante a reta final das férias escolares é importante começar a preparar uma checklist de todo o material, fazendo uma seleção entre aquele que podes reaproveitar de anos anteriores, o que podes doar, o que é para deitar fora e o que terás que comprar. Compra material que te interesse e do qual gostes, para alimentares a vontade de o utilizar todos os dias!
Este é um passo fundamental para que te sintas motivado para iniciar um novo ano!
Durante a reta final das férias escolares é importante começar a preparar uma checklist de todo o material, fazendo uma seleção entre aquele que podes reaproveitar de anos anteriores, o que podes doar, o que é para deitar fora e o que terás que comprar. Compra material que te interesse e do qual gostes, para alimentares a vontade de o utilizar todos os dias!
Este é um passo fundamental para que te sintas motivado para iniciar um novo ano!
⏰Planear, organizar e gerir o teu tempo
Um planeador semanal ou mensal é uma excelente forma de manteres o teu tempo organizado para não deixares nada por fazer. Aponta as tuas tarefas para que seja mais fácil cumprir os objetivos para cada dia deste novo ano!
Deixamos-te um exemplo de planeador que podes imprimir e preencher no decorrer das semanas.
Uma agenda escolar é também uma ótima opção para a gestão de todos os teus compromissos, onde poderás apontar o teu horário e todas as datas mais importantes, como as datas dos testes e das fichas que deves lembrar para que consigas estudar atempadamente!
Um planeador semanal ou mensal é uma excelente forma de manteres o teu tempo organizado para não deixares nada por fazer. Aponta as tuas tarefas para que seja mais fácil cumprir os objetivos para cada dia deste novo ano!
Deixamos-te um exemplo de planeador que podes imprimir e preencher no decorrer das semanas.
Uma agenda escolar é também uma ótima opção para a gestão de todos os teus compromissos, onde poderás apontar o teu horário e todas as datas mais importantes, como as datas dos testes e das fichas que deves lembrar para que consigas estudar atempadamente!
😴Horários de sono
Durante as férias é natural que os horários para dormir e acordar sejam alterados. Para que o processo de retorno à rotina seja menos desconfortável, define horários para dormir e acordar com a ajuda dos teus pais. Discutam as vossas rotinas e incluam alguma flexibilidade no fim de semana.
Manter um hábito de sono saudável, além de proporcionar bem estar físico, vai contribuir diretamente para uma melhoria na aprendizagem e na memorização dos conteúdos.
Durante as férias é natural que os horários para dormir e acordar sejam alterados. Para que o processo de retorno à rotina seja menos desconfortável, define horários para dormir e acordar com a ajuda dos teus pais. Discutam as vossas rotinas e incluam alguma flexibilidade no fim de semana.
Manter um hábito de sono saudável, além de proporcionar bem estar físico, vai contribuir diretamente para uma melhoria na aprendizagem e na memorização dos conteúdos.
📝Rotinas de Estudo
A adaptação à rotina de estudo é sempre difícil. Por isso, para contornar essa dificuldade, é importante criares um horário de estudo que se adapte a ti e com o qual te sintas confortável, de modo a teres motivação para o cumprires durante todo o ano.
A adaptação à rotina de estudo é sempre difícil. Por isso, para contornar essa dificuldade, é importante criares um horário de estudo que se adapte a ti e com o qual te sintas confortável, de modo a teres motivação para o cumprires durante todo o ano.
🏀Momentos de lazer e atividade física
A prática de um exercício físico ao teu gosto é uma ótima maneira de te manteres ativo e, ao mesmo tempo, desfrutares desse momento do dia! Escolhe uma modalidade desportiva que desperte o teu interesse para conseguires aliar a saúde ao lazer!
A prática de um exercício físico ao teu gosto é uma ótima maneira de te manteres ativo e, ao mesmo tempo, desfrutares desse momento do dia! Escolhe uma modalidade desportiva que desperte o teu interesse para conseguires aliar a saúde ao lazer!
👪Conversa com os teus pais sobre a escola
Estás ansioso com o regresso? Tens algum receio? Quais são as tuas expectativas para este novo ano? É importante conversares com os teus pais ou com alguém da tua confiança sobre o que sentes em relação à escola e ao novo ano que se avizinha, para que eles te possam ajudar a lidar com tudo.
Agora que já conheceste os essenciais para que o ano corra pelo melhor, começa já a treinar algumas das dicas e completa a nossa checklist para que nada falte:
⬜Selecionar o material escolar do ano anterior.
⬜Fazer checklist do material escolar dividido em: material para aproveitar, material para doar e material para descartar.
⬜Comprar o material escolar novo.
⬜Imprimir um calendário escolar.
⬜Comprar/Fazer/Imprimir um planeador semanal.
⬜Imprimir um horário e preenchê-lo de acordo com as tuas tarefas.
⬜Escolher uma modalidade desportiva para praticar neste novo ano letivo.
⬜Discutir com os teus pais os horários de casa – de refeições e de sono, para que comeces desde já a habituar-te à nova rotina.
⬜Definir uma rotina de estudos que sejas capaz de cumprir durante o ano.
⬜Conversar com alguém de confiança acerca dos teus receios e expectativas relativamente a este regresso, para que não passes por nada sozinho/a.
Votos de um novo ano letivo de sucesso! Vamos a isto! 👍
As férias de verão são, frequentemente, um período do ano muito desejado. Correspondem ao momento em que podemos “recarregar baterias”!
Estás ansioso com o regresso? Tens algum receio? Quais são as tuas expectativas para este novo ano? É importante conversares com os teus pais ou com alguém da tua confiança sobre o que sentes em relação à escola e ao novo ano que se avizinha, para que eles te possam ajudar a lidar com tudo.
⬜Selecionar o material escolar do ano anterior.
⬜Fazer checklist do material escolar dividido em: material para aproveitar, material para doar e material para descartar.
⬜Comprar o material escolar novo.
⬜Imprimir um calendário escolar.
⬜Comprar/Fazer/Imprimir um planeador semanal.
⬜Imprimir um horário e preenchê-lo de acordo com as tuas tarefas.
⬜Escolher uma modalidade desportiva para praticar neste novo ano letivo.
⬜Discutir com os teus pais os horários de casa – de refeições e de sono, para que comeces desde já a habituar-te à nova rotina.
⬜Definir uma rotina de estudos que sejas capaz de cumprir durante o ano.
⬜Conversar com alguém de confiança acerca dos teus receios e expectativas relativamente a este regresso, para que não passes por nada sozinho/a.
As férias ajudam-nos a reduzir o stress (que, como sabemos, tem um impacto negativo na nossa saúde física e psicológica), a melhorar o nosso sono e a prepararmo-nos para termos um próximo ano letivo mais produtivo. As férias podem proporcionar-nos uma sensação de bem-estar e satisfação com a vida.
Apesar das medidas de restrição e da evolução incerta do desconfinamento, as férias podem e devem ser gozadas com tranquilidade e prazer, tentando não nos rendermos ao isolamento e ao aborrecimento de não sabermos o que fazer.
Assim sendo, propomos um conjunto de sugestões para que todas as famílias possam usufruir de um tempo de pausa e dos seus inúmeros benefícios:
- As férias servem para “desligar” dos problemas, mas é importante manter-se atualizado sobre questões de saúde, consultando as fontes oficiais de informação, as recomendações e as medidas de restrição em vigor.
- Ajustar as expectativas que temos para estas férias à realidade que vivemos é essencial para não ficarmos frustrados - os planos de férias devem ser ajustados ao ritmo do desconfinamento, à situação financeira, às restrições, etc.
- Férias são férias, independentemente de todas as condicionantes que poderemos ter. Isto é, as férias devem ser sentidas como um momento para parar as rotinas de trabalho e aulas, para fazer coisas diferentes e recarregarmos as nossas baterias, independentemente de estas serem gozadas em casa ou fora dela, e de termos menos convívios do que os que gostaríamos com os amigos e a família mais alargada.
Porque fazer sempre a mesma atividade ao longo dos três meses de férias equivale a comeres sempre a mesma coisa todos os dias (imagina-te a comer só cereais... ao fim de uma semana estás mal disposto e enjoado!!). Ou seja: deves variar as atividades de lazer.
As Atividades de Lazer...
Por onde começar? Como é que eu sei quais são as minhas atividades de lazer?
Cozinhar uma receita nova para a família;
Reorganizar ou decorar um espaço de casa;
Fazer um desenho e partilhá-lo com alguém;
Ler um livro ao teu gosto.
Não te esqueças de um fator muito importante durante as férias:
o Autocuidado e o Bem-Estar.
Estarmos de férias também é sinónimo de termos mais tempo para nós próprios, para cuidarmos de nós física e emocionalmente, todos os dias... Para isso podemos:
- Olhar para todas as atividades que nos fazem sentir bem, relaxados e felizes e procurarmos realizar algumas delas, aproveitando o facto de não termos tantos compromissos profissionais/escolares;
- Agora que temos mais tempo, podemos investir mais nas nossas relações com familiares e amigos;
- Falarmos sobre como nos sentimos com alguém que nos seja próximo e com quem podemos partilhar os nossos sentimentos irá proporcionar uma sensação de leveza maior do que se guardarmos tudo para nós;
- Fazer escolhas saudáveis, escolhendo alimentos saudáveis e realizando atividade física regular, procurando manter os bons hábitos de alimentação e de sono. Deste modo, iremos sentir que estamos a nutrir e a cuidar do nosso corpo e, em simultâneo, da nossa mente!
O poder do amor
Não, não vamos falar do dia dos namorados nem daquelas coisas cor-de-rosa que tanto agradam a algumas pessoas. Vamos falar de coisas importantes: do poder do afeto, do toque, do contacto, enfim, do amor!
Há milhares, senão milhões, de psicólogos no mundo! E uma característica que temos em comum é que somos muito curiosos: gostamos de saber mais sobre o ser humano e de perceber como é que algumas coisas funcionam.
Há uma equipa de psicólogos-também-muito-curiosos que se tem dedicado a perceber a importância das relações sociais na saúde e na redução do stress. O psicólogo James Coan e os seus colegas fizeram várias experiências com pessoas de diferentes idades e culturas (é preciso muita imaginação para "inventar" experiências que não ponham em risco a saúde e o bem-estar das pessoas) e descobriram coisas muito giras:
- as relações afetivas têm um grande poder na redução das emoções negativas- por exemplo, quando chegas a casa chateado com o teu colega e a tua mãe te dá um abraço sentes-te logo mais calmo, certo?
- o nosso cérebro está preparado para estarmos sempre em contacto com outras pessoas e quando isso não acontece ele precisa de mais energia e recursos para lidar com as dificuldades- basta pensarmos nos efeitos que o isolamento devido ao coronavírus tem tido nas pessoas. É muito complicado estarmos longe dos nossos amigos e familiares mesmo que seja só por 10 ou 14 dias.
E a uma das coisas mais fantásticas que eles descobriram é que o simples gesto de dar as mãos reduz muito a ansiedade e o stress. Apenas por dar as mãos a alguém que gosta de nós conseguimos acalmar o nosso corpo, ficar mais otimistas e isso aumenta o nosso bem-estar. Quem é que não gosta de dar as mãos ao pai, à mãe, ao irmão, ao amigo, à/ao namorada/o??
Então aceita a nossa dica de hoje: faz uma surpresa aos teus pais, aos teus irmãos e familiares que vivem contigo e dá-lhes a mão por uns minutos. Dá-lhes um abraço apertadinho. Encosta a tua cabeça no ombro da tua avó ou do teu pai.
Vais ver o quanto é bom para todos. Observa o efeito destes pequenos gestos nos outros e em ti! Eles têm superpoderes!!
Os hobbies ou passatempos são uma perda de tempo?
Jogos desafiantes: um escape-room em casa!
Jogos com palavras e sem tecnologias
![]() |
1- Jogo do stop
2- Jogo de memória com alfabeto
Vá, sai do sofá, larga o computador ou o telemóvel e experimenta. Amanhã ou depois volta aqui e deixa-nos uma mensagem sobre o que achaste destes jogos. Se conheceres outros jogos divertidos e animados deixa-nos a dica!
Bom fim de semana!
E o que é que eu vou fazer hoje???
Mais um dia em casa. E já estamos sem ideias!!!Insiste e não desiste!
Segundo a OMS os jovens em idade escolar devem praticar diariamente pelo menos 1 hora de atividades de intensidade moderada. Devem ser adequadas do ponto de vista do crescimento, divertidas e que envolvam tarefas variadas.
Neste momento em que vivemos, de confinamento, o desafio é o de arranjar forma de desenvolver práticas desportivas ajustadas às necessidades de cada um e ao isolamento social. Por isso, a nossa proposta de hoje é um canal do Youtube carregadinho de boas ideias e ainda por cima com professores de Viseu: #euficoATIVOemcasa. Tem aulas muito variadas, simples e que irão agradar-te, certamente.
Então, aceitas o desafio? Experimenta esta aula e depois não desistas: procura outra amanhã, e depois, e depois! E desafia os teus pais! Eles também vão gostar, certamente.
Organizar para não falhar!
Jogos (quase) sem material
Após tantos dias de confinamento começam a faltar as ideias, sobretudo quando não temos muitas opções de jogos ou já jogámos várias vezes os que temos.
Nesta publicação vamos dar-te algumas sugestões de jogos que podes fazer em casa e que quase não precisam de material. Experimenta-os com os teus irmãos ou com os teus pais! Vais ver que passas uns momentos bem divertidos!
1, 2, 3, macaquinho chinês!
Uma criança coloca-se voltada para uma parece, a tocar-lhe com as mãos e a cabeça, e as restantes a uma distância dela, alinhadas. A primeira criança diz: “um, dois, três macaquinho chinês”, mais depressa ou mais devagar, voltando-se apenas quando acabar de dizer a frase.
Enquanto esta criança fala, as outras aproximam-se o mais possível, esforçando-se para não serem vistas em movimento. A que for apanhada em movimento regressa ao ponto de partida. Ganha o jogo aquela que primeiro chegar até ao “macaquinho chinês”.
O Rei manda
Um dos jogadores - o Rei- coloca-se encostado a uma parede enquanto os outros se colocam, lado a lado, à sua frente, a uma distância superior a dez metros.
O rei vai dar ordens para que os outros se movam na sua direção, e os outros jogadores cumprem essas ordens, tentando aproximar-se o mais possível do rei. Quem conseguir chegar em primeiro lugar, será então o novo rei.
Ao dar as suas ordens, o rei deve começar por dizer “o rei manda…”. Pode dizer por exemplo: “o rei manda… dar dois saltos a pés juntos para a frente”, “o rei manda… dar um salto de gigante para o lado esquerdo”, “o rei manda… marchar no sítio”, “o rei manda… saltitar ao pé coxinho cinco vezes”, etc.
Jogo da macaca
Desenha-se no chão, com giz, ou um pedaço de tijolo, a macaca:
Colher com batata
Para este jogo precisas de colheres de sopa e de batatas (não as escolhas muito grandes!). Antecipadamente os jogadores definem um percurso (por exemplo, ir da cozinha ao quarto, passando primeiro pela sala onde devem dar uma volta à mesa). Depois os jogadores alinham-se, colocam na boca uma colher com uma batata na ponta e fazem o percurso com cuidado. Ganha quem conseguir chegar ao fim sem deixar cair a batata.
Jogo da carica
Para este jogo precisas de caricas ou tampinhas de garrafas.
Começas por desenhar no chão um percurso que vai ser a pista por onde terás de levar a tua carica, com um lugar de partida e uma meta. Depois os jogadores alinham as suas caricas na partida. À vez, cada jogador atira a sua carica para a frente com o dedo, tendo cuidado para que ela não saia das linhas do percurso. Se isso acontecer volta ao início. Ganha quem conseguir levar a sua carica até à meta em primeiro lugar.
Jogo do galo
Precisas de papel e lápis ou 9 caricas, botões ou tampas…
Começa por desenhar no chão ou no papel o tabuleiro de jogo: duas linhas horizontais e duas verticais, sobrepostas, formando uma quadrícula de nove espaços. Cada jogador escolhe as suas peças ou desenha no tabuleiro a sua marca (um x ou um o). O outro jogador faz o mesmo. Ganha quem conseguir colocar três peças em linha vertical, horizontal ou na diagonal em primeiro lugar.
ESTOU TÃO ABORRECIDO/A!!!!
Não sei quantas vezes já ouvi esta frase cá em casa nas últimas semanas! Acredito que tu também já a tenhas dito algumas vezes... Ela é muitas vezes acompanhada de "NÃO SEI O QUE É QUE HEI DE FAZER" e de "NÃO ME APETECE FAZER NADA!".Este período de confinamento em nossas casas levou a que, de repente, ficássemos sem as nossas rotinas, em que tínhamos o dia totalmente preenchido de atividades programadas. Passámos para uma situação oposta, em que nos parece sobrar tempo e não sabemos lidar com isso.
O não ter nada para fazer, em alguns períodos do dia, é bom e serve de "pausa" para o nosso cérebro que é tão estimulado durante muitas horas, com televisão, computador, videochamadas, aulas, trabalhos, conversas, pesquisas, etc. etc.
O problema agrava-se agora, em que muitos de nós não temos um quintal ou jardim para correr um pouco, jogar à bola ou apenas brincar.
O pior é quando o tédio se instala. É sinal de que estamos demasiado tempo sem fazer nada e nos sentimos aborrecidos, desmotivados e quase apáticos. Essas emoções não são boas e podem-nos levar a consumir mais alimentos menos saudáveis (snacks, bebidas açucaradas, fritos, ...) e a estarmos mais irritáveis e impacientes com as pessoas que nos cercam. Ou seja, são situações a evitar.
Então o que fazer?
O ideal é teres um hobbie ou passatempo. É uma forma de aproveitar o tempo livre com atividades que estimulam o corpo e a mente e ajudam a diminuir as emoções negativas. Vais ver que te ajuda a relaxar, vai oxigenar o teu cérebro e ajuda a libertar uns químicos no teu cérebro (as endorfinas) que te vão dar uma sensação de leveza e de bem-estar. Só coisas boas não é?MAS EU NÃO TENHO IDEIAS!!!!
Se não podes fazer essa atividade (porque não tens o material necessário ou os pais não autorizam) roda novamente a roleta.
De certeza que vais encontrar uma atividade para não dizeres outra vez
Como (sobre)viver à pandemia
Como lidar com a pandemia?
Será possível manter a saúde física e mental?
A resposta é SIM!!!
Aceita o nosso desafio: são apenas 5 dicas!
Sem comentários:
Enviar um comentário