sexta-feira, 11 de abril de 2025

Há bullying nas Escolas de Viseu?


 

A pergunta parece provocatória, pois a resposta é fácil. Claro que há, sempre houve e continuará a haver. Infelizmente. 

De vez em quando este tema fica viral e, recentemente, por causa de uma série num canal de streaming voltou-se a falar de bullying. Neste caso de agressão através do telemóvel e das redes sociais com consequências muito dramáticas.

Então se há bullying, a pergunta correta é: há mais ou menos bullying em Viseu?

Um pouco de história (desculpa, mas é importante)

Desde 2015 que existe, em Viseu, algo quer não há em mais nenhum concelho de Portugal. Um Observatório do Bem-estar dos alunos! Sim, leste bem: em Viseu há um grupo de pessoas que se dedica a perceber como estão os seus alunos

E que são essas pessoas? Os/as psicólogos/as que trabalham nas Escolas do Concelho. Aqui encontras psicólogos de todas as idades, com muitas diferenças em termos pessoais e profissionais, mas que têm em comum a preocupação com os seus alunos. 

São ou não são pessoas especiais?? Claro que sim! 😉

Trabalham cada um nas suas Escolas, reúnem-se algumas vezes por ano em diferentes Escolas (com um grande agradecimento às Direções pela autorização para poderem levar a cabo algumas das atividades deste Projeto dentro do seu horário de trabalho) e trabalham muitas horas fora do seu horário a preparar atividades, a planear, a estudar e a cozinhar soluções para os problemas que encontram.

Ao longo destes quase 10 anos de existência este grupo fez vários inquéritos aos alunos (e em 2021 também aos profissionais da educação) acerca da forma como se sentem e vivem a Escola, quais as suas rotinas e como ocupam o seu tempo livre. Nos meses de maio e junho de 2024 foi feita mais uma recolha de dados. 

E que quantidade de dados foi recolhida!! Mais parecem estudo nacional, daqueles bem complicados! (Os psicólogos escolares de Viseu são muito bons no que fazem!)

E sabes o que mais impressiona? A constatação de que os alunos de Viseu não estão muito bem em termos de saúde mental. E no que toca ao bullying a coisa não está bonita:

O bullying aumentou, sobretudo no 1.º ciclo

Esta é uma notícia muito má: em 2016 havia 8,6% de alunos vítimas de bullying no 1.º ciclo e em 2024 passámos a ter 21,5%. E como nem só de vítimas vive o bullying, é importante referir que a taxa de agressores nos alunos do 1.º ciclo passou de 10% para 48,9% e de testemunhas passou de 14,4% para 26,8%.

Além disso, o número de alunos envolvidos no cyberbullying é, pelo menos, quatro vezes maior - aqui o problema é evidente em todos os ciclos. Repara no gráfico seguinte:


Percebe-se claramente a diferença entre os valores de 2018 - a taxa de vítimas variava entre 1,4% no 2.º ciclo e 4% no 3.º ciclo, e os de 2024 - com 10,1% de vítimas no Secundário e 18,6% no 3.º ciclo.

Podemos dizer que no geral aumentou o bullying nas Escolas de Viseu? Sim, infelizmente, podemos. 



Porquê? Porque é que isto está a acontecer? 


É uma excelente pergunta. Ainda não temos uma resposta exata, temos apenas hipóteses. 

Pensamos que os nossos alunos usam poucas estratégias de resolução de conflitos, percebemos que andam mais frustrados e mais zangados, damos conta que os pais andam com menos tempo e com menos paciência para lidar com os seus problemas e com os dos filhos, notamos que há mais dificuldade em comunicar e em interagir por parte dos alunos e por parte dos adultos. 

Ainda não temos uma explicação, mas sabemos que é preciso fazer alguma coisa. 
E este grupo de psicólogos continua a cozinhar coisas... temos muita vontade de ajudar, de contribuir para a mudança da Escola e para a melhoria do bem-estar dos alunos. Sim, porque é preciso estar bem para aprender bem!

"Pronto, já chega de más notícias! E as boas???"


Essas terão de ficar para outro dia! Volta aqui e verás mais notícias sobre o estado dos alunos de Viseu. Encontrarás mais más notícias e, com certeza, algumas boas notícias!!

Sem comentários:

Enviar um comentário