Segunda-feira voltam as aulas presenciais! O tão aguardado desconfinamento iniciou e brevemente vamos regressar à escola.
Por um lado os alunos estão entusiasmados por voltar à escola, estar com os amigos e vêm com muita energia neste início de Primavera, depois do descanso. Por outro lado, é natural que este momento seja vivido com mais ansiedade do que é normal, o vírus continuar a circular, existe alguma incerteza quanto às avaliações e aos conhecimentos que não foram adquiridos e há pouco tempo pela frente.
O confinamento trouxe várias problemáticas, a dificuldade de participação dos alunos, pouca motivação para as aulas online, dificuldades nos processos de avaliação... No entanto os alunos precisam de estar no seu melhor, de se ambientarem às rotinas e à escola, precisam de nós, que possamos compreender os seus receios e as suas dúvidas e projetar o futuro com eles, um futuro risonho.
Neste regresso, é fundamental preocuparmo-nos com o bem-estar de cada um, colocarmos a nossa capacidade de resiliência em ação e dedicarmos algum tempo à compreensão das nossas necessidades e das necessidades das crianças e jovens!
Neste sentido, o Serviço de Psicologia e Orientação preparou uma atividade para darmos as boas-vindas aos nossos alunos, para que possamos compreender os seus medos, inseguranças, necessidades e perspetivas.
Todos juntos, vamos tornar este regresso à escola tranquilo, positivo e seguro.
Comecemos por uma pequena história (adaptada):
"Um velho chefe de uma tribo estava a ter uma conversa com os seus netos acerca da vida. Dizia-lhes:
- Uma velha luta entre dois lobos está a ter lugar dentro de mim. Um dos lobos é o medo, a culpa, a arrogância, o ressentimento, a inferioridade, o orgulho, a angústia, a revolta. O outro é a bondade, a alegria, a generosidade, a esperança, a serenidade, a humidade, a compaixão, a empatia. Esta mesma luta ocorre continuamente dentro de vocês e de todos os seres da terra.
Os jovens ficaram pensativos, e um deles perguntou ao seu avô:
- Qual dos lobos irá ganhar?
O velho chefe respondeu simplesmente:
- Aquele que escolheres alimentar."
Neste momento acreditamos que dentro de todos nós haverá uma luta semelhante: a pressão dos programas a cumprir, a urgência de recuperar o atraso, o rigor nos procedimentos, a manutenção da disciplina... e por outro lado a preocupação com a nossa saúde (física e mental) e com a dos outros, o atender às necessidades de todos, a empatia com as dificuldades dos alunos, a gestão das emoções (nossas e a dos alunos)...
Para ajudar a refletir propomos um exercício que poderá ser feito com os alunos no regresso à Escola.
Atividade para desenvolver em sala de aula com recurso a World Café
Dividir a turma em 4 grupos, por exemplo. Eleger o anfitrião – elemento que permanece sempre no grupo, enquanto os restantes membros vão trocando. As perguntas são lançadas e sempre o que os novos elementos chegam ao anfitrião é-lhes dado a conhecer o que o grupo anterior discutiu.
Com questões como:
· O que te preocupa neste regresso à escola?
· O que achas que vai ser impossível concretizar / realizar / atingires neste período?
· O que será mais difícil mas não impossível?
· O que podes fazer? Que estratégias usar?
No final cada anfitrião apresenta o resultado das questões à turma. Em conjunto são discutidas as questões trabalhadas em pequeno grupo, focando sobretudo que neste regresso à escola estamos todos no mesmo caminho e o importante é regressarmos de forma tranquila à escola, onde todos se sintam bem.
Em alternativa, para evitar muita movimentação na sala, pode-se apenas sugerir que em cada grupo seja eleito um porta-voz para cada questão que deverá expor as conclusões à turma. No final deverá ser construído um cartaz ou um padlet da turma com as estratégias de atuação mais interessantes.
Deixamos ainda um vídeo que ilustra um caso de pura resiliência, de perseverança e de teimosia perante a adversidade. Se ele conseguiu porque é que nós não podemos conseguir??
Fica também uma sugestão para os pais e professores que queiram refletir com o Professor Doutor Eduardo Sá sobre este regresso às aulas, através de um dos seus podcasts na rádio Observador, ao qual podem aceder gratuitamente através do respetivo Link:
E com estas sugestões para professores e pais nos despedimos, com votos de um ótimo regresso à Escola! Cá vos esperamos!!
Sem comentários:
Enviar um comentário