sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O poder do amor

    Não, não vamos falar do dia dos namorados nem daquelas coisas cor-de-rosa que tanto agradam a algumas pessoas. Vamos falar de coisas importantes: do poder do afeto, do toque, do contacto, enfim, do amor!


    Há milhares, senão milhões, de psicólogos no mundo! E uma característica que temos em comum é que somos muito curiosos: gostamos de saber mais sobre o ser humano e de perceber como é que algumas coisas funcionam. 

    Há uma equipa de psicólogos-também-muito-curiosos que se tem dedicado a perceber a importância das relações sociais na saúde e na redução do stress. O psicólogo James Coan e os seus colegas fizeram várias experiências com pessoas de diferentes idades e culturas (é preciso muita imaginação para "inventar" experiências que não ponham em risco a saúde e o bem-estar das pessoas) e descobriram coisas muito giras:

    - as relações afetivas têm um grande poder na redução das emoções negativas- por exemplo, quando chegas a casa chateado com o teu colega e a tua mãe te dá um abraço sentes-te logo mais calmo, certo?

    - o nosso cérebro está preparado para estarmos sempre em contacto com outras pessoas e quando isso não acontece ele precisa de mais energia e recursos para lidar com as dificuldades- basta pensarmos nos efeitos que o isolamento devido ao coronavírus tem tido nas pessoas. É muito complicado estarmos longe dos nossos amigos e familiares mesmo que seja só por 10 ou 14 dias.


    E a uma das coisas mais fantásticas que eles descobriram é que o simples gesto de dar as mãos reduz muito a ansiedade e o stress. Apenas por dar as mãos a alguém que gosta de nós conseguimos acalmar o nosso corpo, ficar mais otimistas e isso aumenta o nosso bem-estar. Quem é que não gosta de dar as mãos ao pai, à mãe, ao irmão, ao amigo, à/ao namorada/o??

    Então aceita a nossa dica de hoje: faz uma surpresa aos teus pais, aos teus irmãos e familiares que vivem contigo e dá-lhes a mão por uns minutos. Dá-lhes um abraço apertadinho. Encosta a tua cabeça no ombro da tua avó ou do teu pai. 


   Vais ver o quanto é bom para todos. Observa o efeito destes pequenos gestos nos outros e em ti! Eles têm superpoderes!!



Sem comentários:

Enviar um comentário