sábado, 10 de abril de 2021

O poder dos hábitos

Os hábitos fazem parte da rotina do nosso dia a dia, são coisas costumamos fazer, algumas até sem pensar e que mudam a nossa vida muito devagarinho, sem nos apercebermos. Hoje vamos falar do poder que estes hábitos têm, principalmente se tivermos bons hábitos, que nos ajudam a ter uma vida mais feliz e saudável!


Como é que as pequenas coisas podem mudar a nossa vida?

Os hábitos que temos e adotamos, muitas vezes sem pensarmos nisso, ajudam o nosso cérebro a gastar menos energia nas tarefas do dia a dia, guardando a energia essencial tarefas mais complexas como estudar, fazer desporto, estar com os amigos e com a família, brincar, ver séries e jogar…

Para além disso, se tivermos a capacidade de manter bons hábitos, que nos trazem bem-estar e nos ajudam a alcançar melhores resultados, como escovar os dentes, fazer atividade física, estudar um bocadinho todos os dias, ter uma alimentação saudável, estar com os amigos e com a família, vamos estar a contribuir para nos sentirmos melhor no futuro!

Sabias que se melhorares 1% por dia, durante um ano podes melhorar 37 vezes? As pequenas coisas, ao longo do tempo, tornam-se gigantes!!

Caminhar 200 metros por dia equivale a 73km por ano, ler 5 páginas por dia são 1825 por ano, fazer atividade física 2 horas por semana equivale a 104 horas por ano!



Eu até queria adotar bons hábitos, como estudar um bocadinho todos os dias, mas não consigo mantê-lo... O que se deve fazer para adotar e manter bons hábitos?

O primeiro passo é pensar muito bem e escrever sobre o motivo de quereres adotar o hábito. Escreve o que esse hábito te vai trazer de bom. Eu quero começar a estudar todos os dias porque… não me vou sentir tão ansioso nos dias anteriores, vou estar mais preparado para fazer os testes, ter melhores notas e os meus pais e professores vão ficar contentes comigo. 

O segundo passo é tornar aquilo que queremos fazer óbvio! Como podes fazer isso? Coloca uma pista no teu local de estudo para teres algo que te lembre do que precisas de fazer. Quando chegares a casa, coloca os livros da disciplina que vais estudar em cima da secretária. Assim, é mais fácil começares a tarefa.

O terceiro passo é tornar o hábito que queremos manter atrativo. Se o novo hábito estiver associado a uma recompensa, vai ser mais fácil mantê-lo. Então, depois de estudares durante 30 minutos, ou depois de fazeres os trabalhos de casa podes ir brincar ou ver televisão! Se souberes que depois do estudo vem uma recompensa, até vais estudar com mais entusiasmo. Mas atenção, só podes ir brincar ou ver televisão se cumprires com o teu novo hábito.

Simplicidade! Começa por coisas fáceis. A melhor maneira de manter um bom hábito é começar com pouco tempo. Inicialmente começar com 2 minutos de estudo todos os dias e, assim que te sentires mais preparado, vais aumentando gradualmente o tempo de estudo. 10 minutos por dia é mais do que uma hora ao fim de uma semana e vais aprendendo com calma. Com o tempo podes ir aumentando o período de estudo.

Por fim, torna o novo hábito satisfatório! Fazer progressos é muito gratificante, todos gostamos de saber que estamos a evoluir. Faz um calendário dos hábitos e todos os dias no final do dia coloca um X ou pinta de uma cor as atividades que completaste! Desta maneira, vais poder observar o teu progresso e perceber se estás a cumprir. Não te esqueças também de observar as tuas notas, o que já aprendeste e a maior facilidade que tens em acompanhar a matéria. Tudo isso vai ajudar a que mantenhas o bom hábito de estudar um bocadinho todos os dias.

Os hábitos são muito importantes e agora já sabes como escolher e adotar os melhores. Desafia-te e faz o teu próprio calendário dos hábitos para cada mês!



Sem comentários:

Enviar um comentário