Bem que podia ser uma frase de um enredo dramático, em que a personagem principal se via perante uma decisão super-mega-ultra importante mas não conseguia saber o que seria melhor!
Mas a história é bem real, e certamente atual, na vida de muitos jovens que terminam agora o 9.º ano. E o risco é o de não escolher, ou seja, deixar que sejam os outros a decidir por si (pais, amigos, ...).
No fim deste percurso "generalista" em que aprenderam um pouco de tudo, com um currículo quase igual para todos os jovens portugueses, agora têm de decidir um caminho que os conduza, mais tarde ou mais cedo, ao mundo do trabalho, à autonomia financeira e à independência. Só de pensar nisso alguns sentem o estômago a encolher, certamente!!
Pois é, de facto, uma decisão importante e até mesmo os jovens mais seguros vacilam e sentem uma pontada de incerteza. É normal! Por isso, ao longo do ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação da vossa Escola dedica uma parte importante do seu trabalho aos alunos do 9.º ano, visando apoiar neste processo de tomada de decisão, diminuindo a incerteza e a dúvida.
Para que a decisão seja a melhor possível há várias informações importantes a considerar: os vossos interesses, capacidades, objetivos de vida, características pessoais, valores, ... , além dos vossos sonhos, ideais, inseguranças, receios, ... Ui, nada fácil...
Mais do que nunca o resultado desta decisão será tanto melhor quanto mais informações recolherem e quando mais pensarem sobre ela.
Hoje deixamos aqui uma proposta em video, especialmente feito para os jovens que estão no final do 9.º ano e têm de decidir um rumo para a tua vida.
Boas reflexões e até breve!

Sem comentários:
Enviar um comentário