terça-feira, 7 de julho de 2020

4 formas de incentivar comportamentos adequados durante a Pandemia

Quem já foi criticado ou olhado de lado por usar máscara e cumprir com a distância de segurança? 

Os especialistas em saúde afirmam que usar máscara e manter a distância são, claramente, eficazes na redução da propagação do Coronavírus. Lavar as as mãos frequentemente, evitar espaços com muitas pessoas e ficar em casa quando nos sentimos adoentados também são formas de proteção. É preocupante e até, perdoem-nos a palavra, frustrante ver pessoas que não cumprem os avisos de quem sabe e de quem tem competências para opinar acerca da saúde pública. 

Então, como podemos incentivar as pessoas a levar isto a sério sobretudo quando isso lhes é inconveniente?

Precisamos (mesmo) de manter o vírus sob controlo - especialmente agora que temos mais liberdade - e torna-se ainda mais importante do que nunca descobrir como funciona e o que TEMOS de fazer. Aqui estão quatro formas para incentivar a protegerem-se contra a pandemia: 

1) Preocupação pelos outros.

Nós, enquanto espécie humana, preocupamo-nos com o bem-estar dos outros (quanto mais não sejam com quem nos é querido) e, muitas vezes, agimos de forma cooperativa para um bem comum. De facto, pesquisas mostram que os nossos primeiros instintos durante uma catástrofe ou desastre são agir "pró-socialmente" - ou seja, agir em benefício do bem-estar dos outros. Quanto mais pró-sociais formos, mais tendência temos em seguir as diretrizes recomendadas ao nível da higiene e distanciamento e estamos mais propensos a comprar máscaras, a doar algo e ler mais sobre o vírus, há estudo que o comprovam. 


2) Seja um modelo. 

A verdade é que, por vezes, somos subtilmente influenciados pelos comportamentos daqueles que nos rodeiam. Portanto, se somos expostos a pessoas que seguem as recomendações estamos mais aptos a aderir a esses comportamentos e a espalhar por todos, mesmo pelos mais céticos. 

Sejamos todos modelos ao cumprir todas as recomendações dadas, talvez influenciemos alguém a cumpri-las também! 


3) Todos temos voz.

Todos nós fazemos parte de uma organização ou de uma associação, temos um grupo de amigos ou colegas, um grupo de pais da escola dos nosso filhos. 

Todos nós temos voz e força e podemos incentivar a adoção dos comportamentos recomendados pelas entidades de saúde pública. Através da partilha de boas práticas, incentivando a generosidade e a solidariedade. Incentive o uso de máscara e o distanciamento físico e social. É importante que o façamos de forma coerente e consistente. E não esquecer de ser persistente!


4) Torne o impacto positivo visível.

O esforço de todos é notório, quer das entidades de saúde pública que lidam diariamente com o vírus e que nos aconselham para que o possamos erradicar, quer das pessoas que cumprem as normas. Os benefícios desta ação em conjunto resultam num maior cumprimento das medidas, ou seja o importante a reter é que precisamos de saber que estamos a ter os comportamentos adequados e que estamos no caminho certo. 

Outra forma de reconhecer os esforços de todos é a gratidão! Dizer "obrigado/a" a quem usa máscara e cumpre com o distanciamento, não só faz com que as pessoas se sintam bem com as suas ações como as incentiva a mantê-las. 


Todas estas formas - apelar à preocupação pelos outros, ser um modelo, ter voz e tornar o impacto positivo - podem ajudar a incentivar os comportamentos adequados a ter na pandemia, proporcionando um maior bem comum. Se a pandemia nos ensinou algo foi que precisamos de pensar em nós mesmos como uma grande família, sabendo que todos contribuímos para combater este vírus!


Sem comentários:

Enviar um comentário