sexta-feira, 19 de março de 2021

 O confinamento tem fim à vista...

Nesta altura, estamos já ansiosos pelo fim do confinamento e pelo regresso à tão desejada normalidade.

Normalidade que antes, muitos de nós pouco valorizavam. Normalidade que agora é sentida como a nossa vida. Queremos a nossa Vida de Volta!

Apesar da pressão e ansiedade inerentes a toda esta situação, soubemos aguentar e, melhor ainda, em muitas situações soubemos estar uns para os outros. Percebemos melhor o significado de resiliência e valorizámos mais aquilo que já tínhamos. Provámos a nós próprios que somos capazes e entendemos que afinal somos muito mais fortes do que pensávamos. 

Reconhecemos que é juntos que superamos o medo e as maiores dificuldades. Neste sentido, queremos uma vez mais reforçar que o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento caminha ao vosso lado. Através dum trabalho diário que desenvolve para os alunos, sempre a pensar no seu bem-estar, este serviço está atento e sempre por perto. Para conhecer melhor os nossos alunos, por vezes construímos instrumentos para os questionar sobre o que sentem nas suas várias atividades. Um dos estudos que fizemos foi no primeiro confinamento, em que  lançámos um questionário aos alunos sobre a forma como cada um estava a lidar com a situação, de modo a perceber como ajustaram as suas rotinas e como se sentiam nesse período de isolamento obrigatório. 

Hoje queremos partilhar convosco alguns dos dados recolhidos, bem como refletir sobre algumas questões que a todos nos dizem respeito. Para isso, convidamos-vos a assistir ao Webinar realizado no último dia seis, pela equipa de Psicólogos das Escolas do concelho de Viseu, agora em versão disponível no youtube. Neste, são apresentados dados nos quais constatamos, por exemplo, que o grupo de alunos que apresenta mais sintomas ansiosos e depressivos, durante a pandemia, pertence a uma faixa etária mais velha, correspondente ao 3º ciclo e ensino secundário. Exploramos também alguns sinais de alerta para os pais, de modo a percebermos melhor a que comportamentos devemos dar mais atenção. 

Apresentamos os dados referentes a 2020, no entanto, como o nosso compromisso de promover o bem-estar continua a ser uma prioridade, em breve teremos dados de 2021. 



Sem comentários:

Enviar um comentário