sexta-feira, 16 de julho de 2021

Bem-estar

    Ano letivo a acabar... é tempo de recarregar energias. 

Finalmente! FÉRIAS! 

    E se tivermos oportunidade: um saltinho à praia.  

                O sorriso do mar no Portinho da Arrábida - Setúbal.

Hoje é isso que vos trazemos - Praia - vamos falar dos seus benefícios. Todos sabemos que nos sabe bem, mas a verdade é que há um fundo científico a prová-lo, vamos confirmar.


Sol e serotonina…

Um Estudo publicado em 2019, descreve como a luz do sol interfere diretamente no bem-estar psicológico desencadeando a libertação de substâncias no nosso cérebro, como a serotonina. Esta é um dos neurotransmissores responsáveis pela regulação do sono, promoção do bom humor e da sensação de bem estar. Quando produzida em quantidade, reforça estas funções melhorando o nosso estado geral.

    Portinho da Arrábida

A cor do mar tranquiliza-nos...

Para se falar de cor é preciso ter em conta três elementos que a compõe: tom, saturação e luminosidade. Com a combinação dos três, o olho humano consegue captar milhões de diferentes cores, sendo que, consoante o nosso cérebro as identifica, despertam em nós sensações diferentes. Várias são as pesquisas que observam o impacto que a cor tem no humor e nas nossas nossas emoções, associando o azul à calma, à paz e até ao aumento da criatividade. Olhar para o mar acalma-nos, pois a perceção que fazemos do azul no mar, pode alterar a frequência das nossas ondas cerebrais, passando-as para um estado mais prolongado e tranquilo. 

      
Praia de Santa Eulália, Albufeira

A brisa…

A brisa marítima é rica em iodo, o que nos refresca duplamente, despertando o olfato e contribuindo para uma respiração mais solta e saudável. Mas o beneficio do ar que respiramos na praia vai além da vias respiratórias, uma vez mais, referimo-nos ao humor e bem estar:  estudo sugere relação entre a terapia de ions negativos e alívio de sintomas do transtorno afetivo sazonal.

Galapinhos, Setúbal

A sensação da areia

Na praia percorremos os cinco sentidos, estimulando cada um deles de forma equilibrada. A investigação mostra que caminhar descalço em contacto com o solo, neste caso a areia, estimula a sensibilidade, favorece a troca de energias com a carga elétrica natural da Terra e reequilibra o organismo. 

Gala, Figueira da Foz

O som das ondas…

Os sons têm o poder de nos acalmar ou estimular e dar energia. No caso dos sons do oceano somos transportados para a calma, uma vez que estes ativam o nosso córtex pré-frontal, que é uma área do cérebro associada à auto reflexão. Isto produz em nós a sensação geral de relaxamento e tranquilidade: https://www.youtube.com/watch?v=3xOvIm5EqCY

A superfície plana do oceano também nos permite ter uma sensação de segurança. Segundo o neurocientista Michael  Merzenich os seres humanos sentem-se seguros quando estão em lugares que não são complexos e onde se pode olhar até ao perder da vista, num ambiente previsível e estável.

       Praia da Barra

A praia tem efeitos reparadores no organismo, por isso… A próxima vez que for à praia, lembre-se que não é só por prazer, mas também é pelos benefícios que esta traz para a sua saúde e de quem o acompanha.  A paz que pode sentir ao olhar o mar, o som das ondas, o contacto com a areia, a brisa do mar… tudo vai contribuir para a sua saúde física e mental, reduzindo o stress e a ansiedade, favorecendo o sono e proporcionando-lhe uma maior sensação de tranquilidade e bem estar.

Boas férias!


Sem comentários:

Enviar um comentário