sábado, 19 de junho de 2021

O que mais gostas em ti? 

                Que qualidades tens? 

                                O que te torna único e especial? 


Se para nós adultos são questões difíceis de responder, as crianças quando questionadas tendem a responder coisas que gostam de fazer, a encolher os ombros ou, até em alguns casos, dizer não sei.

Para as crianças, por vezes, é difícil encontrar qualidades que veem em si enquanto pessoa e no relacionamento com os outros, definirem algo em que são bons ou elogiarem-se. Esta reflexão leva-nos ao conceito de autoestima e, por isso, hoje dedicamos o blogue (de forma descomplicada) a esse tema. Uma autoestima saudável contribui para o sucesso na aprendizagem, permite enfrentar e lidar com situações e resolver problemas, fundamenta a responsabilidade da criança, promove a responsabilidade e possibilita relacionamentos sociais positivos (Alcántara, 2000).


A autoestima é uma atitude sobre o eu e está relacionada com as crenças pessoais sobre competências, habilidades, relações sociais, e os resultados futuros (Heatherton & Wyland, 2003).


Muitos autores acreditam que a autoestima não é inata e, por isso, pode e deve ser trabalhada e incentivada. A autoestima pode ser afetada quando passamos de uma fase da vida para outra e as mudanças físicas, emocionais e mentais da infância e adolescência podem, muitas vezes, anunciar um período de grande incerteza e vulnerabilidade. 


Assim, hoje trazemos-vos 4 atividades que contribuem para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, competências-chave para o desenvolvimento e melhoria do autoconhecimento e regulação emocional, essenciais para a promoção de competências socioemoionais, e melhorias a longo prazo a nível pessoal e social. 
 

Mas antes, queremos fazer queremos distinguir dois conceitos que, por vezes, geram confusão: 

Autoconfiança 
reflete a minha capacidade de fazer bem alguma coisa (domínio FAZER)


Autoestima
reflete o sentimento que tenho pela pessoa que sou (domínio do SER). 

👇👇👇

A criança pode ter elevada autoconfiança em andar de bicicleta, mas ter uma baixa autoestima que faz com que, por exemplo, queira desistir de andar de bicicleta se cair em frente aos amigos. 



Sabes qual é a pessoa que deves tratar melhor? És tu!!


 CARTA PARA TI 
1. Escreve uma carta para ti, onde escreves porque gostas de ti, o que te caracteriza e porque és tão especial. 
2. Junta um desenho poderoso que representa como te vês ou como alguém de quem gostes muito te vê. 
3. Guarda a carta e sempre que estiveres triste ou desanimado lê-a. Certamente vais sentir-te melhor. Claro que sempre que te apetecer podes ler a tua carta! 




Dica extra: Podes pedir aos teus pais que coloquem a carta no correio, para que a recebas meses mais tarde. Vais adorar recebê-la!


SOU O MEU MAIOR FÃ

1. Tu és a pessoa que mais força e apoio te pode dar. Quando te elogias, esse elogio é 100 vezes mais poderoso do que quando vindo de alguém. Durante 15 dias faz dois elogios sinceros a ti próprio todos os dias. 
2. Cada dia desenha uma estrela e pinta-a. Coloca num sítio especial para ti: pode ser no teu caderno, num mural no teu quarto ou no teu diário. 
3. Para te habituares aqui ficam sugestões:




O QUE FALHAR ME PODE ENSINAR

1. Perante uma situação em que tenhas falhado, errado ou não tenhas conseguido fazer qualquer coisa, descreve o que aprendeste, o que farias de forma diferente e como podes transformar o que aconteceu numa experiência positiva. 





Dica Extra: Podes utilizar esta técnica quando o resultado é negativo, mas também quando é positivo. 



EU SOU SUPER

1. Todos os dias, durante 2 minutos, tu és super!! Coloca-te na posição de super-herói (como na imagem) e respira profundamente. 
2. Aumenta o tempo para 3 minutos após a primeira semana. 


Quando mudamos a postura, mudamos a forma como pensamos e sentimos. Usa esta técnica antes da escola ou antes de desafios para ganhares foco e confiança.





Publicação com base no Livro "Eu sou Super: Pequenos Exercícios para uma grande Autoestima" de Joana Laranjeiro

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