Como te sentes hoje?
Alegre
Triste
Calmo/a
Com medo
Zangado/a
As nossas emoções aparecem ao longo do dia, tanto as emoções agradáveis como a alegria e a calma, como as mais desagradáveis como a tristeza, a raiva ou a angústia. Isto faz de nos seres humanos e permite a socialização.
A inteligência emocional é a capacidade de perceber e reconhecer as nossas emoções e a dos outros e de gerirmos estas emoções de forma a adaptarmos as nossas respostas.
Permite-nos usar as nossas emoções de forma mais eficiente, que por sua vez nos ajuda a desfrutar de uma melhor saúde mental e a adaptarmo-nos melhor às exigências do nosso meio.
Quer isto dizer que para sermos saudáveis e felizes temos de estar sempre positivos? Claro que não!!
Na nossa vida há sorrisos mas também há lágrimas, por vezes muito amargas. E as emoções desagradáveis (tristeza, medo, raiva, frustração, ...) são tão importantes como as que nos fazem sentir bem e são imprescindíveis para a nossa sobrevivência.
Basta pensarmos em situações do nosso dia-a-dia: se alguém não quer estar ou brincar comigo certamente vou ficar triste..., 😞se sou acusado de algo que não fiz sinto-me injustiçado/a e até com raiva, ...😡 se sei que vou ter uma festa no fim de semana que há muito anseio vou ficar feliz...😍 Ora todas estas emoções são importantes para o nosso quotidiano! 💓
Para se chegar à tão ansiada e esperada capacidade de gerir as emoções (que na verdade é o que muitas vezes queremos que as nossas crianças sejam capazes de fazer) é necessário trabalhar a capacidade de reconhecimento das emoções, das nossas e dos outros, para que depois consigamos adequar as nossas respostas a casa situação.
Reconhecer as nossas emoções e as dos outros começa por sabermos que emoções existem, perceber que em situações diferentes sinto emoções diversas e que reações o meu corpo me transmite (choro quando estou triste, sinto as mãos a tremer quando estou nervoso/a, o corpo tenso quando estou zangado/a).
Jogo do Monstro das Cores 🌈
O jogo de hoje permite falarem sobre as emoções, porque facilita o conhecimento e reconhecimento delas. Com ou sem dado, saltando casas ou respondendo a uma todos os dias: divirtam-se, partilhem o que sentem e que estratégias usam no vosso dia-a-dia.
Por vezes, encontrar estratégias para nos tranquilizarmos é o mais difícil e o que resulta com algumas crianças mão significa que resulta com todas, mas é importante que tenham alternativas.
💛💜💛💜
Exercícios de respiração Dar uma corrida Falar sobre o que sente
Ouvir música Desenhar Pintar Sair do espaço onde está
Caminhar Recorrer a plasticina ou bolas de esponja
Sem comentários:
Enviar um comentário