Todas estas emoções se associam a sensações e sentimentos agradáveis. Hoje vamos falar-vos da gratidão.
Como já sabemos, todas as emoções são importantes e necessárias para o nosso bem estar, mesmo aquelas que não gostamos 😜, mas algumas são mais poderosas em prolongar esse mesmo bem estar e por isso nos fazem tão bem!
A GRATIDÃO é o que sentimos quando apreciamos as pequenas coisas da vida, quando nos sentimos gratos por aquilo que somos, temos e vivemos. Quando nos concentramos no momento presente e o apreciamos tal como ele é, sentimos gratidão. E... quando nos sentimos gratos é impossível termos emoções desagradáveis!A gratidão é tão poderosa que, enquanto dura, impede o aparecimento de emoções como a tristeza, a raiva ou o medo. Parece-nos que esta é uma boa notícia!😄
A gratidão é sentida quando temos consciência do que de bom nos acontece sem o consideramos como garantido. Está associada à valorização do que se tem à nossa volta e a outras emoções como a bondade, a gentileza e a partilha.
É um sentimento que permite tirar a máxima satisfação
das circunstâncias de vidae isso tem uma explicação científica. Quando nos sentimos gratos o nosso cérebro reage, libertando uma substância química - a dopamina - que provoca a sensação de bem estar, humor e prazer. Quanto maior é o nível de dopamina, maior é a sensação de bem estar e satisfação. E esse estado emocional positivo pode expandir-se (ou crescer) porque, quando nos sentimos gratos, ficamos com maior vontade em retribuiro que recebemos e, dessa forma, aumentamos o bem que sentimos.
Vários são os investigadores - Emmons e Shelton (2005), Seligman (2008), entre outros - que, através de estudos científicos, nos provam quea prática
regular de gratidão traz inúmeros benefícios para as pessoas, nomeadamente psicológicos,
físicos e interpessoais.
Quando nos sentimos gratos por algo, somos mais agradáveis com os outros, extrovertidos e abertos a novas oportunidades.
Se quiseres praticar esta emoção, podes concentrar-te em algo que gostas ou te faz sentir bem, sentindo-te agradecido por o poderes experienciar. Que bom é podermos estar com quem mais gostamos...
Podes também fazer uma lista das coisas boas que tens na tua vida ou até escrever umaCarta de Gratidãoa alguém muito importante para ti. Nessa carta podes recordar alguns momentos únicos que viveste com essa pessoa, agradecendo o que faz de bom por ti e dizendo-lhe o quanto é especial. Depois podes ler essa carta a quem a dirigiste e, se o fizeres, vais sentir-te muito bem, pois a tua emoção vai crescer e ser ainda melhor!
Se preferires algo mais simples,pensa diariamente,por exemplo à noite,nas coisas boas que aconteceram durante o dia, focando-te nos bons e pequenos momentos. Vais ver que há coisas que às vezes não prestas atenção mas que fazem com que o teu dia tenha vários momentos bons e felizes. Ao recordá-los vais sentir algo parecido (e bom) com o que sentiste naquele dia.
Para te inspirar deixamos-te um video sobre esta amável emoção.
De acordo com Emmons (2009), as pessoas gratas são capazes de dar mais valor aos ganhos imateriais, não residindo por isso a sua felicidade nos bens materiais. Como não avaliam o seu êxito com base em bens materiais, não sentem tanta inveja dos outros. Apesar disto, e dada a sua habilidade em retirar o melhor da vida, conseguem também retirar o melhor dos bens materiais, ainda que sejam “materialistas com consciência”. Segundo Maslow, a habilidade para experienciar e expressar gratidão é essencial para a saúde emocional, e a vida pode ser melhorada se formos capazes de contar as nossas bênçãos (Emmons & Shelton, 2005)- inGratidão: um estudo longitudinal sobre o impacto pessoal e relacional, de Ana Filipa Vasconcelos Alves.
Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes.
Sem comentários:
Enviar um comentário