segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Adaptabilidade - Afinal, sou adaptável ou resiliente?

 

Adaptabilidade é a capacidade que um indivíduo tem de se adaptar, de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Trata-se da aptidão para viver em condições diferentes daquelas às quais está naturalmente habituado.

 

a.dap.ta.bi.li.da.de         ɐdɐptɐbiliˈdad(ə)


Explicada de forma bem simples, a adaptabilidade nada mais é do que a capacidade de o ser humano se adaptar às transformações da sua vida, tanto a nível pessoal como a nível profissional. É ela que nos garante a capacidade de evolução para que possamos sobreviver às mais diversas circunstâncias.



Se o autocarro que me leva à escola tiver uma avaria, eu tenho duas opções:

  • Desesperar porque vou chegar tarde à escola;
  • Aproveitar essa oportunidade para ir a pé e fazer algum exercício físico.

No segundo caso, demonstro adaptabilidade.

 

Mas então... adaptabilidade e resiliência são a mesma coisa?

Não, apesar de se completarem. Vejamos:

Precisamos tanto de adaptabilidade como de resiliência nas nossas vidas, e uma não substitui a outra. 



💡Curiosidade: Nos últimos anos ganhou importância o Quociente de Adaptabilidade (QA), que mede a capacidade de adaptação das pessoas quando precisam de enfrentar qualquer tipo de problema, num ambiente de rápidas e frequentes mudanças.



Para ter uma boa capacidade de adaptação, é preciso ter:

Flexibilidade para lidar com os diversos contextos

Interesse em conhecer as novidades

Coragem para enfrentar as mudanças

Resiliência para superar as crises.

 


Como desenvolver esta característica?


1. Praticar o autoconhecimento é parte fundamental da adaptabilidade, pois é dessa forma que conseguimos visualizar os nossos pontos fortes e fracos e saber onde precisamos de melhorar.

Esta prática ajuda não apenas a conhecer os nossos próprios limites, como também a aprender com os erros cometidos no passado.


2. Sair da zona de conforto

Muitas vezes ficamos presos à nossa zona de conforto por termos tido alguma experiência negativa que fez com que criássemos uma crença limitativa sobre nós mesmos, que acaba por impedir o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal.

Falhar faz parte do processo, e não significa que não sejamos capazes, certo?


3. Aceitar ajuda quando necessário

Em geral, as pessoas têm muita dificuldade para aceitar ajuda, por orgulho ou por vaidade. 

A necessidade de possuirmos o controlo sobre tudo (inclusive nas decisões que tomamos) pode prejudicar o nosso crescimento. Por isso, devemos aceitar a ajuda dos outros, mesmo que sejam apenas dicas ou opiniões. Elas poderão ser uma mais valia no momento de nos adaptarmos a uma situação nova.

 

4. Ter abertura para a novidade

Tudo está em constante mudança, o que faz com que as formas de pensar, as opiniões e até as formas de desempenhar as atividades passem por alterações regularmente.

 


5. Ser otimista

Já falamos sobre a importância de evitar as crenças limitantes. Nessa mesma linha de raciocínio, é necessário que mantenhamos o otimismo, priorizando os pontos positivos de qualquer experiência.

Desta forma, é possível ter uma visão mais positiva sobre o mundo, reconhecer boas oportunidades e adaptarmo-nos com maior facilidade às mudanças.

 



Como vimos, a adaptabilidade é uma característica fundamental para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa. Afinal, é um elemento fundamental para conseguirmos superar as adversidades, para encontrarmos rapidamente soluções para os problemas e para tomarmos decisões mais acertadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário