quarta-feira, 25 de maio de 2022

E - L - O - G - I - A - R 

As figuras de vinculação e de referência da criança, como pais e professores, são as primeiras a conhecê-la, a perceber como ela é, como se comporta, como se sente, com pensa... Estas pessoas são os primeiros modelos de reforço e de espelho, são quem ajuda a criança a desenvolver uma imagem dela própria. Por outro lado, vivem constantemente com desafios, são postos à prova todos dos dias nos diferentes contextos e têm muitos olhos postos nas suas atitudes e comportamento. O contexto escolar pode ser bastante desafiador e desencorajador, em que os pares têm um papel importante e nem sempre positivo.  Por isso, é importante reforçar sempre os pontos fortes e dar a mão para gerir vulnerabilidades e cabe-nos a nós, adultos, fazer isso! 



Não há julgamento de valor mais importante, nenhum fator mais decisivo no seu desenvolvimento psicológico e motivacional do que a avaliação que faz de si próprio.. A natureza da sua auto-avaliação tem efeitos profundos no processo de pensamento do homem, nas emoções, desejos, valores e objetivos, é o aspeto mais importante no seu comportamento. Natathaniel Branden 


Cada vez que respeitamos os sentimentos das crianças, cada vez que lhes oferecemos uma oportunidade de escolher, uma oportunidade para resolver um problema a sua confiança e amor-próprio aumentam.  O elogio é com certeza, também, uma forma de promover a confiança das nossas crianças e jovens e de melhor o seu amor próprio. 

As crianças cujos atos são apreciados sentem-se melhor consigo próprias, mais aptas a enfrentar os desafios da vida e a definir objetivos mais ambiciosos. 



e·lo·gi·ar

verbo transitivo

1. Fazer o elogio ou manifestar opinião favorável em relação a algo ou alguém. 

2. Encontrar virtudes ou qualidades; avaliar positivamente. 





"elogiar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/elogiar [consultado em 15-05-2022].




O recurso ao elogio, quando usado especificamente e de forma genuína, leva a criança a aproximar as suas próprias perceções à perceção dos outros, o que faz com que seja entendido como uma característica positiva e importante. 


A verdade é que não há respostas certas ou erradas ou métodos certos ou errados. O objetivo é encontrar uma palavra que diga à criança algo sobre si que talvez ainda não sabia, dar-lhe uma imagem verbal sobre si própria. É uma questão de ver, ouvir e reparar com atenção e dizer em voz alta aquilo que se vê e se sente. 


E porquê? Porque os elogios.....

  • Promovem a consciência das suas capacidades.
  • Aumentam a autoconfiança.
  • Permitem que se auto elogiem.
  • Aumentam a frequência, intensidade ou duração de determinados comportamentos
  • Fortalecem laços.
  • Ajudam a criança a sentir-se mais próxima dos outros.
  • Aumentam o sentimento de pertença ao grupo.

Um elogio útil e válido divide-se em duas partes:

- O adulto descreve com apreço aquilo que vê ou sente. 

- A criança, depois de ouvir a descrição, é então capaz de se elogiar a si mesma. 


(Retirado do livro "O grande salto do Ouriço Bernardo", de Filipa Pimenta e Ivone Patrão)


😊 Um elogio pode mudar positivamente o dia de alguém! 😍


O elogio permite-nos expressar admiração, reconhecimento ou louvor a alguém. É fundamental para um bom desenvolvimento emocional e social, funcionando como um feddback positivo. Para elogiar há alguns pontos que devemos ter em consideração para que o elogio seja bem sucedido:


👍 Específico. Elogiar algo concreto que apreciámos, descrever o comportamento ou atitude que a criança teve. É importante para manter um determinado modo de agir.

✌ Genuíno - e não por querer algo em troca. A criança tem de saber que sentimos realmente aquilo que dizemos e não esperamos que faça algo que queremos após ser reconhecida. 


👏 Entusiasmo. Para que o elogio seja reconhecido para a criança como algo importante ou que valorizamos devemos incluir uma boa dose de entusiasmo, mas cuidado! O entusiasmo excessivo e contínuo, por vezes, leva a que a criança por exemplo assuma que aquele comportamento é mais importante para nós do que propriamente para ela (és um pianista tão talentoso! Devias tocas numa orquestra famosa!). Cuidado, ainda, com entusiamos excessivo à frente dos pares, pois criança pode não apreciar esse gesto. 


👌 Apropriado à criança. O elogio deve ser apropriado à idade e ao desenvolvimento da criança e jovem. Certamente que um elogio feito a uma criança (vejo que conseguiste apertar os atacadores das sapatilhas sozinho, muito bem!) não será bem aceite por um jovem se não se adequar à sua idade. 


👋 Repetição. Em (quase) tudo na nossa vida somos bem sucedidos se treinarmos: no desporto, na matemática, na cozinha, etc.. O mesmo com os elogios! Prepare-se para elogiar algumas vezes até que seja interiorizado e valorizado pela criança. 


👐 Bom. Um elogio bem sucedido não deve lembrar fraquezas ou falhas passadas e não deve criticar pelo meio - evite utilizar o "mas se ", "e se", "porque é que", como acontece com alguma frequência. (Evitar por exemplo: Bem, finamente fizeste este exercício de forma correta). O elogio deve reconhecer algo bom e não sugerir ou repreender: Excelente, sei que te esforçaste e por isso conseguiste resolver este exercício.





Por vezes, há crianças que ficam pouco à vontade com elogios como bom, bonito, fantástico... Muitas vezes por não estarem habituadas a este reforço e pode mesmo notar-se algum comportamento diferente do esperado como reagir de forma zangada. Esta recusa em aceitar este elogio pode, ainda, ser por acreditarem que não são merecedoras desse elogio, por não se identificarem, por não sentirem sinceridade, ou por experiências passadas em que foram elogiadas mas também criticadas ao mesmo tempo. 

Mas é importante persistir, 

pois uma boa imagem de si próprios não se constrói num só dia. 


Nestes casos importa pensar na forma como elogiamos e a adotar elogios mais descritivos. Isto é: descrever o comportamento da criança e mostrar o seu agrado! O És um excelente amigo continua a ser válido, mas porque não substituir para  Ajudaste o Manuel que precisava da tua ajuda com a mochila, isso é uma atitude de bom amigo! Muito bem! 


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(Retirado de "Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem" de Adele Faber e Elaine Mazlish).


Os elogios incentivam as crianças a repetir o feito e a fazer bastante esforço. São uma coisa bastante poderosa. Utilize-os na altura certa!


Em suma, o que esta publicação pretende transmitir é:

ELOGIE! 


ELOGIE!


ELOGIE!

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