PENSAMENTOS, o que fazem connosco...
Todos nós pensamos e também todos nós pensamos em coisas que não queríamos pensar!
Por vezes, gostávamos de ter mais paz dentro de nós, uma mente mindfulness que nos controlasse menos e nos permitisse relaxar...
"A tua cabeça é como o céu" de Bronwen Ballard e Laura Carlin
Por dia, temos milhares de pensamentos, pensamos sem nos apercebermos que o fazemos e, sem darmos conta, acreditamos e agimos em função desses pensamentos. Se os pudéssemos controlar... mas não podemos, no entanto, podemos aprender a lidar melhor com eles!
Os nossos pensamentos são como umas lentes, através das quais vemos o mundo. Consoante achamos que as coisas são de determinada forma, assim vamos olhar para elas. Se achamos que o mundo é um lugar bonito para se viver é isso que vamos ver, mas se pelo contrário achamos que a maldade reina, é também a isso que estaremos mais atentos e que confirmaremos.
A maneira como olhamos para as várias situações da vida está condicionada pelo que pensamos e condiciona, por sua vez, as nossas ações, o modo de viver e novamente os nossos pensamentos. Torna-se um ciclo que podemos mudar.
Debruçarmo-nos sobre o poder dos nossos pensamentos e agirmos sobre eles, em vez de nos deixarmos levar sempre pela sua força, é a proposta que vos fazemos hoje. Nós não somos os nossos pensamentos e podemos distanciarmo-nos deles para os observar com mais objetividade. Ao conseguirmos isso estamos a cuidar melhor de nós.
A melhor maneira de retirar poder ao pensamento é aceitá-lo e simplesmente o deixar a pairar...
Este pensamento é útil para mim? É útil para o que quero fazer? Se for de facto útil ótimo, se não for, vamos saber que o pensámos e deixá-lo estar. Temos pensamentos a toda a hora e em muitos não acreditamos e outros sabemos que são despropositados e de pouco ou nada servem. Então, se percebemos um que em nada nos ajuda, vamos encará-lo como mais um no meio de um mar de pensamentos. Esta atitude é melhor do que lutar contra esse pensamento, pois quando lutamos gastamos demasiada energia e o resultado não é melhor...
Eu posso pensar alguma coisa horrível mas eu não tenho que acreditar nela.
Outra coisa que podemos fazer, para retirar poder a pensamentos negativos, que naturalmente temos, é desafiá-los e perceber até que ponto são reais. No entanto, esta é uma técnica que necessita de mais treino e que por isso fica para outra reflexão.
Sabendo que o nosso cérebro desenvolve uma negatividade natural que faz com que, em certas situações, a tendência seja para nos focarmos mais nos aspetos negativos do que nos positivos, podemos escolher aceitar os pensamentos que temos, observá-los e deixá-los ir. Assim, escolhemos melhor as nossas ações, em vez de deixarmos que simplesmente resultem de um pensamento que não queremos ter.
"Isto é só um pensamento, eu não tenho que acreditar nisto.
Em vez de lutar contra ele, vou deixá-lo estar, vou deixá-lo passar...."
Deixem pairar os pensamentos indesejados e façam coisas que vos fazem sentir bem...
Sem comentários:
Enviar um comentário