sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Dicas para o sucesso

Mais um ano letivo se inicia e com ele vem muita esperança, mas também alguns receios e ansiedades dos alunos, sobretudo dos mais novos e dos que iniciam um ciclo. O que é preciso fazer para ter boas notas? Como lidar com as dificuldades que irão surgir?


Hoje trazemos um desafio que pode ser usado em sala de aula, para lançar a discussão sobre alguns tópicos importantes. Mas pode ser também usado pelos pais para analisarem com os filhos o que podem fazer para que o ano letivo corra bem.

Quizz de início do ano letivo 

(clica na frase Ç ou na imagem Ê)


E para que o ano letivo corra mesmo bem para todos, deixamos aqui algumas dicas para o sucesso:


1- Assegurar o básico: dormir bem e ter uma alimentação saudável.
Não te esqueças que o teu corpo é a tua ferramenta de trabalho. Se não estiveres com energia e saudável o teu cérebro não vai trabalhar bem e não vais conseguir concentrar-te nem aprender as matérias.

2- Não desperdices tempo: planifica a semana
Mantém um plano que te permita fazer os TPCs, estudar, ajudar em casa e ter tempo livre para fazeres o que te apetecer. O tempo gasto a jogar ou a navegar nas redes sociais deve ser apenas o necessário para te descontrair e não ser um obstáculo ou um problema. 

3- Não acumules dificuldades
Se deste uma matéria difícil numa aula a melhor opção será dedicares algum tempo em casa a percebê-la melhor e a fazer alguns exercícios. Caso não consigas sozinho/a pede ajuda ao professor ou a um/a colega. Fazer de conta que não existe uma dificuldade é uma má opção: vai trazer problemas mais tarde.

4- Pensa no teu futuro
A Escola é uma forma de poderes ter um futuro melhor: quem tem mais estudos normalmente ganha mais dinheiro, tem uma vida mais confortável e até parece ter uma melhor saúde. Não tens de ser médico/a ou engenheiro/a, mas é importante pensar que a Escola pode permitir-te chegar onde queres.

5- Vê o ano letivo como uma maratona e não como uma prova de velocidade
O ano escolar começa em setembro e termina 9 meses depois: ou seja, é muuuuiiito tempo! Por isso, adota uma rotina de estudo (esforço) que seja confortável e consigas manter até ao fim. Não é bom começares com muito esforço, estudando muitas horas todos os dias, pois cansas-te antes do final do 1.º período. Também não resulta pensares que no 3.º período ainda vais a tempo de levantar as notas todas... 
Tal como um atleta que corre muitos quilómetros, é preciso dosear o esforço e manter um bom ritmo.

6- Conhece os teus pontos fortes e os teus pontos fracos
Ninguém tem só pontos fortes ou pontos fracos, mas é importante conhecê-los para aprender a tirar partido dos superpoderes que cada pessoa tem. Se tens uma fraca memória auditiva, tens de te esforçar por escrever e fazer esquemas para poderes usar mais a memória visual. Se aprendes melhor quando falas em voz alta, estuda com um colega ou dá aulas para uma turma de bonecos em tua casa. Conversa com os teus pais e professores para te ajudarem a identificar os teus pontos fortes.

7- Ajuda os teus colegas, procura ter um bom coração
A ajuda ao outro, a generosidade e a empatia com os colegas são boas receitas para ter bom coração. E quem tem bom coração está mais feliz consigo e com os outros. E assim o cérebro aprende melhor. Está tudo interligado, por isso é importante estares bem contigo e com os outros se queres ter boas notas!

e a melhor dica de todas:
Não desistas!!!! 
De certeza que vão acontecer coisas desagradáveis e às vezes não vais conseguir os resultados que queres. Mas os vencedores não são os que ganham sempre: são os que não desistem e tentam sempre mais uma vez!



Bom ano letivo!

Sem comentários:

Enviar um comentário